Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Retinospura-compacta

Cuidados com os arbustos – Veja tudo o que se deve fazer.
As camélias, as forsitias e as hamamelis fazem parte do grupo de plantas que dão flores precoces e que necessitam de ser podadas para retomarem o vigor.

Elimine os ramos velhos. Suprima um terço dos ramos mais velhos com objetivo de aclarar a ramagem. Corte a 10 cm do solo, por baixo de um nó que assegure a emissão de ramos novos.

Corte as secundárias – Corte a 10 cm do ponto de nascimento ou por baixo da quarta folha metade dos ramos secundários ou laterais. Deixe a outra metade para o ano seguinte.

Adube e regue
Durante o Verão, formam-se os futuros botões florais nas axilas das folhas. Ajude o seu crescimento com adubo completo e rega copiosa.
A maioria dos arbustos não atinge mais de 3 m de altura e é ideal para fazer cerca viva. Geralmente não possui tronco e sim vários caules que saem do solo e se cobrem de folhas e flores coloridas. Algumas espécies gostam de sol, outras preferem sombra ou meia sombra.

Os arbustos, quando plantados em canteiros, não precisam ser replantados mas, independentemente do local em que sejam plantados, desde pequenos precisam de uma boa poda anual. O corte aumenta o número de ramos. Tire as pontas dos galhos assim que começarem a estragar a forma ou crescerão desordenadamente.
Algumas espécies como rosas, camélias, hibiscos não se dão bem em vasos ou jardineiras.

Outras espécies (como a primavera) quando cultivadas perto de uma árvore ou pérgula, espicham seus ramos, alongam os caules e apoiam-se em tutores. Se adaptam a qualquer suporte, desde que sejam presos por amarrilhos. No começo, geralmente não ramificam seus caules, deixando o tutor desnudo. Para que isso não aconteça, dobre o caule para baixo, sem esmagar, forçando a ficar arqueado, através de amarras. Surgirão ramos laterais e o caule principal terá naturalmente uma curva, subindo de novo. Fixe depois os ramos laterais na direção horizontal ou levemente inclinados para os lados. Conseguindo o revestimento lateral do suporte, não faça mais podas. Apenas prenda com amarras os ramos soltos e elimine os galhos secos, folhas e flores murchas. Mas tome cuidado para não machucar as plantas.
Para ter um jardim bonito o ano todo escolha espécies com épocas de floração diferentes.

Veja quadro de arbustos e trepadeiras:
Azáleas – Rhododendron
Floração: inverno
Cores: branca, vermelha, rosa, roxa e amarela
Altura: de 35cm a 2m
Plantio: primavera Replantio: de 2 em 2 anos
Regar: 2 vezes p/semana
Solo: rico em matéria orgânica e pH entre 4,5 e 5,5
Adubação: a cada 2 meses
Propagação: estacas
Precisa de muita luminosidade, de lugar fresco e protegido de ventos fortes. Cresce devagar. Demora em média dois anos para começar a florescer. Gosta do clima entre 10º e 28º. Não fazer podas drásticas pois diminui a floração. Elimine somente as folhas rasgadas ou podres e os ramos mal-formados. Existem mais de 500 espécies catalogadas.

Bela-Emília Plumbago auriculata
Floração: ano todo
Cores: branca e azul
Altura: 1,50m em média
Plantio: primavera Replantio: de 2 em 2 anos
Solo: bem adubado e drenado
Adubação: a cada 3 meses
Propagação: estacas ou divisão de touceiras
Natural do Sudoeste da África, possui galhos longos e flexíveis. Não suporta geadas e precisa de três horas de sol por dia. Suas folhas são ovaladas verde-claras, brilhantes. Folhas pequenas, com aproximadamente 2cm de diâmetro, reunidas em cachos no fim dos ramos.

Camélia Camellia
Floração: primavera
Cores: branca, rosa e vermelha
Altura: 2m em média
Plantio: ano todo
Solo: rico em matéria orgânica, bem drenado mas úmido
Rega: duas vezes por semana
Adubação: mensal
Propagação: estacas de caule e alporque
O padre George Kamell, botânico da Morávia, a classificou. Suas flores, quando tocadas com as mãos, murcham imediatamente. Precisa de locais claros e temperaturas entre 8ºC e 35ºC. Foi levada para a a Espanha em 1793 e, no começo do sec.XIX, trazida para o Brasil. Aqui a espécie mais cultivada é a Camelia japonica que veio das montanhas da Coréia e do Japão.

Eufórbia Euphorbia
Floração: verão
Cores: vermelha e rosa
Altura: 1,50m em média
Plantio: ano todo Replantio: de 3 em 3 anos
Solo: rico em substâncias nutritivas e bem drenado.
Regar: moderadamente (de 3 em 3 dias)
Adubação: a cada 2 meses
Propagação: estacas
Gosta de locais ensolarados e suas flores tem o formato de pequenos cálices. O solo deve permanecer úmido, nunca encharcado.

Glicínia Wisteria sinensis
Floração: verão
Cores: azul ou branca
Altura: 1,50m em média
Plantio: início da primavera
Solo: rico em substâncias nutritivas e bem drenado.
Regar: na primavera, 3 vezes por semana. No inverno, rega semanal.
Adubação: a cada 45 dias
Propagação: estacas no início da primavera
Natural da China, prefere locais arejados e clima frio. Suas flores formam grandes cachos pendentes e perfumados. Seu crescimento é rápido e não é comum que doenças e pragas a afetem.

Hortênsia Hidrangea Macrophylla
Floração: primavera
Cores: azul, amarela e rosa
Altura: 1,50m em média
Plantio: verão
Solo: ácido e rico em substâncias nutritivas
Regar: de 2 em 2 dias
Adubação: a cada 6 meses
Propagação: divisão de touceiras
Planta delicada de folhas verde-escuras, produz cachos de flores miúdas. Deve ser podada logo após a floração e prefere locais mais frios (com temperatura entre 10ºC e 16ºC) e sombreados. A variedade de cores deve-se à acidez e alcalinidade do solo – em solos alcalinos, suas cores tendem para o rosa e o avermelhado.

Jasmim Jasminum grandiflorum
Floração: primavera
Cores: branca
Altura: 1,50m em média
Plantio: ano todo
Solo: rico em substâncias nutritivas
Regar: três vezes por semana
Adubação: a cada 2 meses
Propagação: estacas
Muito resistente, possui flores perfumadas. É natural do Himalaia e seu crescimento é rápido. Gosta de locais ensolarados e temperaturas de 10º a 30ºC.

Lanterninha Chinesa
Floração: inverno
Cores: amarela, laranja, vermelha e rosa
Altura: 1,50m em média
Plantio: ano todo Replantio: de 2 em 2 anos
Solo: bem drenado e seco
Adubação: a cada 6 meses
Propagação: estacas
Natural do México, tem galhos pendentes e necessita de, pelo menos, 3 horas de sol por dia. Seu crescimento é rápido. Suas folhas brotam arroxeadas e vão ficando verdes. No inverno, são substituidas por flores coloridas que duram, aproximadamente, três meses e cobrem totalmente a planta.

MalvaviscoMalvaviscus mollis
Floração: primavera, verão e outono
Cores: branca, vermelha, rosa e laranja
Altura: 1 a 3 m
Plantio: fim do inverno e início da primavera
Solo: bem adubado e drenado
Adubação: mensal
Propagação: estacas
Natural das regiões quentes e temperadas, possui folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores duram pouco e são muito visitadas por abelhas. É excelente para cercas vivas.

Primavera – Bouganvillea
Floração: primavera e verão
Cores: amarela e vermelha, vinho, laranja e branca
Altura: 1,50m em média
Plantio: ano todo
Solo: rico em matéria orgânica
Regar: três vezes por semana na primavera e, no inverno, apenas uma vez.
Adubação: a cada 2 meses
Propagação: estacas
Natural das regiões quentes, prefere locais arejados e temperatura entre 20º e 35ºC. Seu crescimento é rápido.

Veja a seguir outras plantas semelhantes:

Evônimo “Aureo-variegatus” propagação por estacas
Exige local iluminado, rega mais intensa nos dias de calor e evitar molhar as folhas propagação por estacas e alporquia (enterrar um galho)

Falsa amendoeira ou Figueira lira – “Ficus lyrata”
Luminosidade indireta, rega mais intensa nos dias de calor, evitar molhar as folhas e usar terra comum, terra vegetal, adubo orgânico e areia lavada em partes iguais no plantio.
Propagação por estacas ou divisão de mudas – Árvore da felicidade – “Polyscias ”
Tolera bem qualquer luminosidade, gosta de umidade mas resiste a pouca água. Usar terra comum, terra vegetal, adubo orgânico e pouca areia lavada no plantio. Resistentes contra pragas.

jardineiro1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Anonymous 
    Wednesday, 5. August 2009

    avocê deu-me uma ajuda enorme, pretendia arbustos com epocas de floração diferente de forma a ter sempre um jardim com flores.
    Obrigado

  2. #2
    Sued Vieira de Almeida 
    Wednesday, 24. November 2010

    OLÁ!VOCÊS SÃO MARAVILHOSOS NOS AJUDANDO COM VERDADEIROS ENSINAMENTOS E DEDICAÇÃO ÀS PLANTAS. MAS AINDA NÃO ENTENDI COMO PREPARAR OS VASOS PARA PLANTAR, POIS ME ATRAPALHO SEMPRE. QUAL A MANEIRA IDEAL DE PREPARARMOS UM VASO PARA QUE A PLANTA FIQUE BEM? MINHAS PLANTAS FICAM NA VARANDA E DENTRO DO APTO. DESDE JÁ AGRADEÇO E MANDO UM GRANDE ABRAÇO. SUÊD

Comente sobre o post