Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Adenium

Quem é cultivador da espécie de Adenium, com certeza já se questionou sobre como polinizar rosa do deserto, não é mesmo?

Essa é uma questão inevitável, afinal a polinização de rosa da deserto é uma das melhores maneiras de se formar sementes, que, por sua vez, são muito utilizadas no replantio.

Entretanto, muitas pessoas novatas no ramo não sabem que há dois tipos de polinização: a natural e a manual.

Assim, como o preço de mudas e sementes é um pouco caro, muitos cultivadores optam por polinizar suas rosas, já que é um método simples, rápido e barato.

Mas, antes de começarmos a explicar como polinizar rosa do deserto, será preciso que você esclareça alguns pontos sobre o assunto.

O primeiro é que a polinização pode ser feita naturalmente através de flores de uma mesma planta, processo conhecido como autopolinização, ou também a partir de diferentes plantas, chamado de polinização cruzada rosa do deserto.

Já o segundo destaque é que a polinização natural rosa do deserto, em alguns casos, pode levar à formação de mudas albinas e, infelizmente, essas não sobrevivem no replantio das sementes.

Adenium_obesum

Confira o passo a passo completo
Bom, antes de iniciarmos o guia prático da polinização manual de rosa do deserto, vamos conferir quais serão os materiais necessários.

Você precisará apenas de:
* Palitos de dente
* Tesoura esterilizada
* Fita adesiva
* Lupa (lente de aumento)

Tendo isso em mãos, você já está preparado para começar o tutorial de como polinizar rosa do deserto. Então, acompanhe o tutorial que preparei para você!

1- Corte da Flor
Todo o processo de como polinizar rosa do deserto começa com o corte da flor doadora de pólen. Assim, a primeira coisa a ser feita então é escolher qual será a flor que deseja polinizar.

A sugestão é que você opte por uma espécie de rosa do deserto mais aberta, justamente para facilitar a prática enquanto você ainda não tem experiência no assunto.

Sabendo disso, o procedimento de corte da flor é bem simples. Comece fazendo um corte na direção de cima para baixo, parando quando a sua rosa do deserto começar a afunilar, próximo a base do caule. Com esse corte, basta ir abrindo sua flor delicadamente, com cuidado para não despedaçá-la.

2- Abrir o estigma da flor doadora
Com a sua flor aberta, é hora de começar efetivamente a polinização de rosa do deserto. Para isso, é preciso que você abra o estigma da sua rosa, ou seja, a área em que o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico.

Normalmente, você encontrará o estigma na base dos fios felpudos internos das rosas do deserto. Assim, para abrir o estigma da flor doadora basta puxar um desses fios felpudos de sua planta, de forma muito suave. Ao puxar, você pegará o estigma, que provavelmente, virá com uma parte da proteção local.

Adenium_obesum

3- Localize o pólen
Agora, o próximo passo é para que você localize o pólen que se encontra dentro do estigma, para polinizar a rosa do deserto.

Para encontrar então, você precisa analisar uma pequena câmera, que se encontra abaixo dos fios felpudos retirados anteriormente.

Basicamente, para localizar o pólen, será necessário cuidar a parte superior do estigma, que é geralmente, onde se concentra esses grãos produzidos pelas flores. Para se certificar que está enxergando realmente o pólen, trata-se de uma “massinha” de coloração branca.

4- Retirada do pólen
Bom, já sabe como localizar o pólen na sua flor? Então, é o momento de retirá-lo para continuar a polinização manual de rosa do deserto.

Para essa missão, pegue a pontinha de um palito de dente e molhe-a com água, passando essa região molhada sobre o pólen localizado anteriormente.

A lupa será de grande ajuda nessa etapa do procedimento, pois irá lhe auxiliar a garantir que na ponta úmida do palito realmente tem pólen.

5- Dobragem da flor receptora
Tem o pólen em mãos e agora como polinizar rosa do deserto? É simples! Da mesma maneira que fez no passo 2, é hora de abrir o estigma, mas agora da rosa do deserto receptora de pólen.

Nesse passo, é importante dobrar toda a flor receptora, para que exponha toda sua estrutura interna no momento da polinização cruzada rosa do deserto.

Adenium

6- Identificando a câmera de pólen
Chegamos ao sexto passo, onde você deverá identificar com exatidão a câmera de pólen da sua rosa a ser polinizada.

Já achou onde está essa região (passo 3)? Então, abaixo dessa câmera há uma “tampa gel”.

Essa tampa gelatinosa se assemelha a uma pérola de cor prata e embora você esteja pensando que é difícil ou que não conseguirá, saiba que é bem simples de achá-la.

7- Colocar o pólen na flor
Agora, com muito cuidado e paciência, chega o momento de aprender como fazer polinização de rosa do deserto.

Nesse passo, basta que você pegue o palito contendo o pólen (etapa 4) e de forma devagar vá colocando-o no interior da câmera de pólen a ser polinizada. Uma pequena quantidade de pólen é o suficiente para gerar sementes em sua planta.

8- Proteção da polinização
Para garantir que seu procedimento seja um sucesso, é fundamental, ao final da etapa 7 desdobrar as pétalas da flor receptora. Além disso, deve-se juntar os lados que foram cortados, utilizando a fita adesiva para unir as partes.

Esses cuidados garantirão que a sua polinização de rosa do deserto tenha grandes chances polinizar de forma saudável.

E sabe qual o melhor disso? É que em pouco tempo, cerca de 10 dias, você já começará a observar vagens crescendo a partir da base da flor polinizada.

Essas vagens demorarão em torno de 1 mês e meio para dar sementes, que poderão ser colhidas facilmente.

Portanto, agora você já sabe como polinizar rosa do deserto e como pode ver, não há truques milagrosos, basta ter atenção e cuidado ao que está fazendo em cada passo.

queda dagua