Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Philodendron Xanadu

Originária das florestas do sudeste do Brasil, a planta Xanadu ganhou fama mundial a partir do cultivo em viveiros na Austrália.

O xanadu é uma planta herbácea ou sub arbustiva, da família dos filodendros. Inicialmente pensava-se que era uma cultivar, resultado de hibridizações com a espécie Philodendron bipinnatifidum, realizado por um viveiro australiano.

Este viveiro patenteou e comercializou a espécie por décadas sob o nome de Philodendron ‘Winterbourn’, e depois Philodendron ‘Xanadu’. Mais tarde descobriu-se que a planta era resultado da coleta de sementes no sudeste do Brasil, onde a espécie foi recentemente descoberta e descrita.

O filodendro xanadu diferencia-se da maioria dos filodendros que conhecemos por apresentar crescimento compacto, ao invés de trepador. Ele forma uma pequena moita de até 1 m de diâmetro e altura.

Seu atrativo principal são as folhas, brilhantes, profundamente lobadas, com nervuras bem marcas e sustentadas por pecíolos eretos e fortes.

O caule é marcado pelas cicatrizes das folhas que caíram. Também emite, com o passar do tempo, algumas pequenas raízes aéreas. As inflorescências são do tipo espádice, avermelhadas, e tem pouca importância ornamental.

No paisagismo o xanadu vem se destacando nos últimos anos, por proporcionar uma textura interessante e aspecto tropical luxuriante. Ele vem sendo utilizado com sucesso como forração e bordadura em áreas semi-sombreadas do jardim, como sob a copa das árvores ou ao longo de muros.

Philodendron Xanadu1

Seu crescimento é moderado a lento, mas se adapta a uma grande amplitude de luminosidade. Em climas mais frescos e úmidos, como nas áreas litorâneas, é possível vê-lo até mesmo sob sol pleno.

Também é uma excelente opção como folhagem para interiores, plantada em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivada preferencialmente sob meia sombra ou luz filtrada, em solo fértil, humoso, enriquecido e irrigado frequentemente.

Philodendron Xanadu5

Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas é capaz de tolerar o frio das regiões subtropicais ou temperadas do sul do Brasil. Suas folhas queimam com geadas, porém a planta rebrota na primavera.

Ainda assim convém protegê-la no período frio, pois o rebrote pode retardar o crescimento da planta e alonga o seu caule. Fertilize mensalmente com adubos próprios para folhagens, ricos em nitrogênio.

brisa

Aeonium haworthii

Existem muitas variações de plantas suculentas, entre formas, cores e tamanhos variados. Algumas são usadas ornamentais, outras têm propriedades medicinais e culinárias, mas a maioria é fácil de realizar a manutenção.

Melhor opção de substrato
A princípio, o cultivo começa pelo substrato, que deve ser bem drenado e arejado. Sendo assim, é preciso obter uma mistura de terra, areia e matéria orgânica, incluindo húmus ou casca de pínus.

Lembre-se que é necessário reter um pouco de umidade, mas não encharcar, garantindo a hidratação por mais tempo.

colar-de-rubi

A irrigação muda conforme a estação
Em seguida, a irrigação das suculentas depende da estação do ano, da temperatura e da umidade do ar. Em geral, exigem menos água no inverno e mais no verão, então observe as folhas: se elas estiverem enrugadas, não deixe de regar.

Lembre-se que elas amam o sol
Quanto à incidência solar, a suculenta gosta bastante de sol e a área que entra luz certamente é um bom espaço. Dito isso, mantenha os vasos próximos à janela, mas evite a exposição em dias extremamente quentes.

Afinal, flores e folhagens tendem a sofrer queimaduras devido aos raios ultravioleta que as atingem.

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

Quando a troca de vaso é necessária?
Ao passo que o crescimento é contínuo, a troca de recipiente ocorre a cada dois ou três anos. Logo, a ausência de mudanças levam ao entrelaçamento das raízes e à proliferação de pragas, que resultam na morte dos arranjos.

A limpeza de folhas mortas é importante
Por último, vale lembrar que a remoção de folhas mortas é importante para manter as suculentas saudáveis e bonitas. Nesse caso, ao lado das dicas mencionadas anteriormente, favorecem o desenvolvimento da planta.

Por esse motivo, utilize uma pinça ou tesouras de jardinagem, priorizando toques leves.

mata mexendo