Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




maranta-charuto

A Maranta-charuto é uma espécie de planta que encanta com suas características distintivas e elegância.

Originária das florestas tropicais, esta planta tem conquistado admiradores não apenas por sua beleza única, mas também pela sua adaptabilidade em ambientes internos.

Características da Maranta-charuto
Sua folhagem é bem ornamental e é o que mais chama atenção na planta. São grandes, verdes, com pecíolo longo e nervura bem definida, lembrando um pouco as folhas da bananeira. A inflorescência é formada por brácteas marrons com flores amarelas.

Em geral, é uma planta que não requer muitos cuidados, é bem rústica e resistente.

Um dos destaques desta espécie é o padrão de retícula presente nas folhas. Essa característica única, muitas vezes comparada a desenhos geométricos, adiciona um toque de sofisticação à Maranta-charuto.

Assim como outras plantas do gênero Calathea, a Maranta-charuto apresenta o fenômeno conhecido como “movimento noturno”. Suas folhas se movem durante a noite, dobrando-se para cima, proporcionando um espetáculo dinâmico e fascinante.

Esta planta tropical prospera em ambientes de sombra parcial a total, sendo uma excelente escolha para locais internos com iluminação indireta. Evite a exposição direta ao sol, pois isso pode danificar suas folhas sensíveis.

maranta-charuto 2

Dicas de cultivo da Maranta-charuto
Cuidados
Luminosidade
: É uma planta que gosta de muita claridade, mas cuidado, ela não pode ficar exposta diretamente ao sol pois suas folhas podem queimar! É permitido deixar a Maranta Charuto em contato parcial com o sol, recebendo luz solar filtrada por árvores e plantas maiores.

Solo: Rico em matéria orgânica, mantido levemente úmido. Para adubar, aplique ao redor do caule 1 a 3 colheres de sopa de adubo NPK 10-10-10, incorpore ao solo e regue em seguida.

Regas: Gosta de umidade, então as regas devem ser frequentes, mas sem deixar o solo encharcado para não apodrecer as raízes. Antes da rega, confira com o dedo se o solo já não está úmido. É importante reduzir a frequência das regas e a quantidade de água durante o inverno, pois durante esse período a Maranta Charuto entra em dormência.

Podas: Não são necessárias, é preciso fazer apenas a remoção de folhas secas.

Fertilização regular: Fertilize durante a primavera e o verão com um fertilizante balanceado, seguindo as instruções de diluição recomendadas. Evite a fertilização excessiva, pois isso pode prejudicar a planta.

Calathea_lutea

A Maranta-charuto, com suas folhas marcantes e adaptação versátil, é uma joia na família das plantas ornamentais.

Seu cultivo relativamente acessível, combinado com sua capacidade de prosperar em ambientes internos, faz dela uma escolha popular entre os amantes de plantas.

A Calathea charuto é bem resistente, mas mesmo assim precisa de cuidados básicos. Não pode ter contato direto com o sol, pois as folhas podem se queimar. Também precisa permanecer em lugares úmidos que imitem seu habitat.

queda dagua

brassavola_flagellaris_x_cattleya_amethystoglossa1

Você pode achar que não acontece, mas algumas pessoas ganham uma orquídea de presente, plantam na terra e deixam pegando um sol no jardim!

Depois ao verem a plantinha morrer acham que ela é frágil, visitam a internet para saber como cuidar de orquídeas e acabam encontrando vários blogs onde cada um parecer dizer uma coisa diferente!

Se você quiser realmente aprender a cuidar de orquídeas antes de mais nada você precisa aprender alguns conceitos básicos sobre esta flor e entender por quê ela é tão especial!

Bom, já que estamos falando de princípios, nada melhor do que começarmos falando da orquídea que cresce livre na natureza.

A natureza é sábia e fornece às orquídeas aquilo de que necessitam, se você puder reproduzir em seu jardim ou em sua casa aquilo que a natureza oferece então suas orquídeas serão estupendas.

Nem todas as orquídeas são iguais, existem três grandes grupos desta flor. A diferença entre um grupo e outro está ligada a como cada um destes tipos de orquídeas cresce.

O primeiro segredo portanto é que você precisa identificar de qual grupo sua orquídea faz parte para poder cuidar bem dela!

Algumas orquídeas crescem sobre rochas (litófitas), outras sobre materiais acumulados sobre a terra (terrestres) e por fim temos aquelas que crescem sobre árvores, ditas epífitas.

Cattleya Aurantiaca

É deste último grupo que precisamos falar melhor pois ele representa a maioria das orquídeas.

As orquídeas deste grupo usam  as árvores ou arbustos como base para  ancorar suas raízes, elas vivem com pouca luz do sol, protegidas na sombra.

Apesar de viverem sobre outras plantas lembre-se de que as orquídeas não são parasitas e não prejudicam as plantas sobre as quais crescem.

Mas como elas conseguem obter os nutrientes de que necessitam se não estão “plantadas” em lugar algum?

Pois bem, todos os  nutrientes  de que elas necessitam são provenientes do ar ou caem dos galhos mais altos.

As orquídeas são capazes de absorver água e os nutrientes porque as suas raízes não são como de outras flores, elas estão expostas ao ar! Por esta razão você não pode em hipótese alguma plantar uma orquídea na terra, você está sufocando a plantinha.

Dendrobium_fimbriatum (Medium)

Esta característica especial da orquídea exige do cultivador um cuidado todo especial, você precisa dedicar muito amor e atenção para proporcionar a flor aquilo que ela necessita.

Como você pode ver a orquídea precisa de água em medida diferente (pois capta umidade do ar), precisa de luz em medida diferente (pois vive entre sombra), precisa de adubação em medida diferente (não obtém os nutrientes da terra) e assim por diante.

Mas então quanta luz, quanta água, como adubar?
É exatamente ao desenvolver esta relação íntima, em que você conhecerá sua flor em detalhes, que tornará o cultivo da orquídea tão especial. Ela retribuirá o seu amor com as flores mais lindas que você já viu, será sua amiga e companheira.

O mais importante neste momento era você entender a particularidade da orquídea para evitar erros comuns. A partir deste entendimento inicial desenvolveremos toda a questão da rega, luminosidade e adubação para a planta.

orquídea abrindo

hera do cabo

A hera-do-cabo é uma trepadeira perene e muito ramificada, originária da África e de grande valor ornamental. Suas folhas de cor verde-escura liberam um suave aroma de limão quando amassadas.

Ela destaca-se como uma planta ornamental de beleza singular e adaptabilidade. É uma espécie de planta da família Asteraceae.

Com suas folhas brilhantes e textura única, esta espécie conquistou corações ao redor do mundo.

Uma das características marcantes da Hera-do-cabo são suas folhas suculentas, brilhantes e em forma de coração. Essa peculiaridade não apenas confere à planta uma estética única, mas também a torna adaptada a condições de baixa umidade.

Muito cultivada em vasos com treliças e mesmo como pendente, esta planta adapta-se para pequenos espaços, em terraços e sacadas com exposição solar para leste ou à meia sombra de outras plantas.

Senecio macroglossus var

Forma cortinas de proteção visual se colocadas em jardineiras com treliças, quando então diversas mudas deverão ser plantadas lado a lado para melhor formarem a barreira de folhas.

A Senecio macroglossus produz flores delicadas em tons que variam do amarelo ao laranja, adicionando um toque vibrante durante sua fase de floração. Embora seja cultivada principalmente por suas folhas decorativas, as flores contribuem para sua atratividade geral.

A Hera-do-cabo é conhecida por sua facilidade de propagação. Pode ser multiplicada por estacas ou através do plantio de mudas, tornando-a uma escolha acessível para entusiastas de jardinagem, sejam iniciantes ou experientes.

Originária das regiões costeiras da África do Sul, a Hera-do-cabo prospera em climas amenos e subtropicais. Sua adaptação a ambientes com verões quentes e invernos suaves contribui para sua robustez e resistência.

Hoje, essa planta encantadora encontrou um lar em diversos cantos do globo, elevando a estética de jardins, varandas e interiores.

hera-do-cabo

Opções de decoração com Hera-do-cabo
A natureza cascading da Hera-do-cabo a torna uma escolha perfeita para cestas suspensas ou vasos altos. Suas folhas pendentes criam uma cascata verde exuberante, adicionando profundidade visual a qualquer espaço.

A Hera-do-cabo pode ser treinada para crescer ao longo de treliças ou paredes, proporcionando um visual encantador e elegante. Essa opção é excelente para criar paredes verdes ou destacar áreas específicas em jardins.

Em ambientes internos, a Hera-do-cabo é uma escolha popular para decoração. Pode ser cultivada em vasos decorativos ou jardins verticais internos, adicionando um toque de natureza a espaços como salas de estar, cozinhas e áreas de trabalho.

Devido à sua resistência e habilidade de prosperar em solos pobres, a Hera-do-cabo é uma adição valiosa a jardins de pedras. Sua folhagem contrastante destaca-se em meio a pedras e cascalhos, criando um visual distintivo.

hera-do-cabo

Cuidados essenciais
A Hera-do-cabo prefere luz solar direta a parcial. Em ambientes internos, coloque-a perto de janelas que recebam luz brilhante. Em climas mais quentes, um local com sombra parcial pode ser ideal.

Garanta que o solo seja bem drenado para evitar o acúmulo de água, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Misturas para cactos e suculentas são uma escolha apropriada.

A Hera-do-cabo é tolerante à seca, e regas moderadas são suficientes para mantê-la saudável. Permita que o solo seque entre as regas para evitar problemas de excesso de umidade.

janela-flor24

Dyckia_brevifolia

A bromélia Lâmina-de-serra é uma planta perene, originária do estado de Santa Catarina, no Brasil, que se destaca por sua folhagem ornamental.

Ela fica confinada no leito de córregos e rios de fluxo rápido, onde suas raízes se prendem firmemente às fissuras entre as rochas, ficando sujeitas a inundações frequentes.

A Lâmina-de-serra cresce em rosetas adensadas de até 20cm de altura, com folhagem suculenta e recoberta por escamas. Devido a essas características, alguns desavisados poderiam confundi-la com suculentas do gênero Aloe.

Ela é reconhecida por suas folhas afiadas e serrilhadas, que lembram lâminas de serra, daí o nome comum “Bromélia-lâmina-de-serra”.

As folhas formam uma roseta compacta e espetacular, proporcionando um visual escultural. A coloração varia de verde a tons acinzentados, adicionando um toque exótico ao ambiente.

A forma única desta bromélia a torna uma escolha popular para paisagismo, especialmente em jardins xerofíticos e em ambientes onde se busca uma planta de baixa manutenção.

A Dyckia brevifolia é nativa de regiões áridas e secas do Brasil, onde desenvolveu adaptações notáveis para sobreviver em condições desafiadoras. Suas folhas robustas e serrilhadas são uma resposta eficiente à escassez de água, permitindo que a planta armazene água para períodos de seca.

Apesar de sua beleza ser especialmente evidente nas folhas, a Bromélia-lâmina-de-serra também produz flores exuberantes. As inflorescências surgem do centro da roseta e apresentam tons vibrantes, atraindo polinizadores como abelhas e beija-flores.

Uma das características notáveis desta bromélia é sua longevidade. Com os cuidados adequados, a Dyckia brevifolia pode persistir por muitos anos, adicionando uma presença duradoura ao ambiente.

bromélia lamima de serra

Dicas de cultivo
A Bromélia-lâmina-de-serra prospera sob luz solar direta a parcial. Garanta que a planta receba luz brilhante para manter suas cores vibrantes e promover um crescimento saudável.

Utilize um solo bem drenado, composto por uma mistura de areia, perlita e substrato para cactos. A Dyckia brevifolia é sensível ao excesso de umidade, portanto, uma boa drenagem é essencial.

Embora seja resistente à seca, a rega moderada é fundamental para o sucesso do cultivo. Deixe o solo secar entre as regas, evitando o encharcamento, que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Fertilize durante a primavera e o verão com um fertilizante equilibrado. Siga as recomendações do produto para evitar excessos, pois a Bromélia-lâmina-de-serra não requer altas doses de nutrientes.

flores da Dyckia brevifolia

A Bromélia-lâmina-de-serra, com suas características marcantes, notáveis adaptações e excepcional longevidade, é uma cativante adição a jardins e ambientes internos.

Sua resistência e facilidade de cuidado a tornam uma escolha ideal para amantes de plantas de todos os níveis de experiência.

Ao cultivar a Dyckia brevifolia, você não apenas acrescenta um toque exótico ao seu espaço, mas também testemunha a beleza resiliente de uma planta verdadeiramente única.

barquinho22