Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pachystachys lutea

A planta camarão amarelo fez muito sucesso no paisagismo décadas atrás, mas caiu em desuso por um tempo. Atualmente, no entanto, a espécie está voltando a aparecer nos  projetos, principalmente por ser um atrativo para beija-flores.

É um arbusto tropical perene nativo da América do Sul. Em geral, esta espécie cresce verticalmente até 1,5 m e se agrupa em moitas adensadas.

Na natureza, a espécie atinge em média 2 m de altura. Já no paisagismo, o arbusto fica com tamanho de 1,5 m.

No jardim, o camarão amarelo serve para compor maciços, bordaduras perto de muros, cerca viva e agrupamentos. Além disso, por ser muito ornamental, também pode ser cultivado em vaso como elemento de destaque.

As flores amarelas se parecem muito com camarões, por isso a planta ganhou o seu nome popular.

Poucas pessoas sabem, mas esta espécie produz frutos adocicados que são usados na culinária, na preparação de geléias e licores. Assim como as flores, as frutinhas também são amarelas.

A Pachystachys lutea tem a capacidade de crescer bem em áreas de sombra ou áreas a pleno sol; assim como também em solos ácidos ou levemente alcalinos, arenosos ou argilosos, embora tenha fraca tolerância a solos salinos; requer solos férteis e bem drenados.

Ela pode ser facilmente propagada através de suas estacas flexíveis ou das semi-enrijecidas e inicia sua floração mesmo antes de alcançar 30 cm de estatura.

Pachystachys lutea7

Como plantar camarão amarelo no jardim
O cultivo pode acontecer tanto em vasos grandes como também em canteiros no jardim.

A boa notícia é que o camarão amarelo é uma planta de fácil propagação. Vamos aprender a plantar com o passo a passo e saber quais são os materiais necessário:
* 1 estaca da planta camarão amarelo (10 a 15 cm)

* Argila expandida (para drenagem)

*  Terra vegetal

* Areia (para ajudar na drenagem)

* Adubo natural (húmus de minhoca e casca de ovo triturada)

* Matéria orgânica em decomposição

* Vaso com furos no fundo

Pachystachys lutea1

Preparo do vaso
Primeiramente, coloque a argila expandida no fundo do vaso para facilitar a drenagem. Em seguida, misture terra vegetal com a mesma medida de areia para criar um solo aerado e incapaz de ficar encharcado.

Agora, adicione húmus de minhoca ao solo para enriquecê-lo. Além disso, você também pode acrescentar casca de ovo triturada para fornecer cálcio.

Garanta que o solo esteja fértil e solto para facilitar o enraizamento e desenvolvimento da planta. Plante um galho da espécie e faça uma rega generosa.

Deixe o vaso com a planta camarão amarelo em um local que receba sol pleno ou meia sombra. A espécie é perfeita para jardins, afinal, floresce o ano  todo e deixa a área externa mais colorida.

Como cuidar da planta camarão amarelo
Luminosidade
A planta se adapta bem tanto em locais com luz solar direta quanto em meia-sombra. Desta forma, você pode cultivá-la na varanda, no terraço ou no jardim.

Caso precise manter o vaso dentro de casa ou do apartamento, opte por deixá-lo perto de uma janela grande e ensolarada. Caso não receba luz solar abundante, o camarão amarelo não desenvolve flores e nem frutos.

Mas, de qualquer forma, é importante fazer uma transição gradual se a planta estiver acostumada com a sombra e você deseja movê-la para um local mais ensolarado.

A espécie gosta de sol, mas cuidado com o calor excessivo ou a exposição direta por muitas horas. Essas condições levam ao apodrecimento das raízes e a deficiência de nutrientes. Por isso, cultivar a planta embaixo de uma árvore pode ser uma boa ideia.

Pachystachys lutea

Rega
Este arbusto gosta de água, mas cuidado para não exagerar na frequência de regas. Um solo excessivamente molhado vai desagradar sua planta.

Adubação
Escolha um adubo rico em nutrientes para adubar o camarão amarelo, de preferência a cada dois meses.

Clima
A planta é originária de climas tropicais, portanto, prefere condições quentes e úmidas. A melhor temperatura para cultivo é entre 20 e 30°C. Além disso, o camarão amarelo não tolera frio ou condições de geada.

Podas
As podas anuais são indicadas para reduzir o tamanho da planta.

Pragas
As pragas mais frequentes são fungos, caracóis, lesmas, ácaros e, claro, cochonilha. Portanto, faça o controle para tratar os problemas e evitar infestações.

luar