Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cossandra_

A Crossandra é uma excelente opção de flores para quem deseja destacar o jardim e acrescentar charme. É conhecida popularmente como Crossandra-Laranja ou Crossandra-Salmão, o que se deve à sua coloração alaranjada, além de pertencer à família Acanthaceae, apresentando botões pequenos e delicados e crescendo em formato de arbusto.

Esta planta é originária da Ásia, tendo sido descoberta no Sri Lanka e na Índia, o que faz com que ela se adapta melhor às regiões que possuem um clima Equatorial, Tropical ou Subtropical, visto que ela necessita de temperaturas medianas para que cresça saudavelmente.

cossandra-laranja

Quando as crossandras florescem
O que caracteriza as cossandras é o fato de possuírem um ciclo de vida perene, ou seja, podem florescer durante todos os meses do ano. Porém, a sua floração pode ser mais intensa e bonita durante a primavera, que apresenta um clima mais favorável, com temperaturas medianas e chuvas regulares.

Ao crescerem, as cossandras podem atingir até 90 cm de altura. A planta apresenta uma textura herbácea, com um porte arbustivo com folhas opostas, lanceoladas com margens onduladas e na cor verde intenso. As flores são assimétricas e lisas.

Cuidados com o cultivo da crossandra
Em primeiro lugar é necessário escolher o local em que a cossandras será plantada, o ideal é que tenha um solo fértil e bem drenável, que receba a incidência da luz solar, no máximo, 4 horas por dia, que é o suficiente para promover o seu crescimento sem queimá-las ou desidratá-las.

Para obter uma floração mais bonita é recomendado enriquecer o solo com compostos orgânicos, além de irrigar a planta, pelo menos, 2 vezes por semana, mas sem exageros.

crossandra-1

Mesmo tolerando o sol pleno, a crossandra aprecia mais a meia-sombra ou a luz filtrada. Apesar de ser uma flor perene, o florescimento e o vigor da planta decaem com a idade e é recomendável renovar os canteiros com mudas jovens a cada 3 ou 4 anos. Não resiste ao frio ou às geadas.

As Crossandras podem ser plantadas próximas aos muros ou cercas para funcionarem como cerca-viva.

Após a floração é recomendado a poda do arbusto para renovar a folhagem e dão o formato desejado ao arbusto.  Sua multiplicação pode ser feita através de sementes e por estaquia.

janela2223