Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ascidio - gênero Nepenthes_

As plantas carnívoras sempre despertaram o interesse do público em geral, acendendo a imaginação das pessoas, devido à sua natureza exótica quando comparada com os demais membros do reino vegetal.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que elas não são monstros de casas mal-assombradas, nem devoradoras de exploradores inocentes perdidos em florestas tropicais africanas. Pelo contrário, na maioria são plantas pequenas e delicadas que capturam pequenos insetos ou animais aquáticos microscópicos.

Sua beleza exótica engana muitas pessoas, levando-as a crer que suas folhas, altamente especializadas, são flores – mais ainda, nem se apercebem de que elas são carnívoras. Portanto, a menos que você tenha o tamanho de um inseto, elas lhe são perfeitamente inofensivas.

Para que uma planta possa ser considerada carnívora, é preciso que ela tenha a capacidade de: atrair, prender e digerir formas de vida animais.

A grande maioria das flores tem a capacidade de atrair insetos para fins de polinização, algumas chegam até a prendê-los para garantir a polinização; exemplos destas são o papo-de-peru e algumas orquídeas. Mas não os digerem, portanto não são carnívoras verdadeiras.

carnivora-Cephalotus

O que elas “comem”?
Com frequência encontra-se na literatura o nome “insetívora” para estas plantas, mas tal termo não é correto. Insetos podem ser o principal elemento de seu cardápio, mas a dieta pode ser bem variada, incluindo desde organismos aquáticos microscópicos, moluscos (lesmas e caramujos), artrópodes em geral (insetos, aranhas e centopéias), e ocasionalmente pequenos vertebrados, como sapos, pássaros e roedores.

Na verdade supõe-se que os vertebrados tornam-se presas acidentalmente, quando procurando por insetos presos nas armadilhas, em busca de alimento, os mais debilitados não conseguem escapar, e acabam passando de predador à presa.

Como capturam suas presas?
Inicialmente, elas precisam de algum mecanismo para atrair as presas às suas armadilhas. Muitas carnívoras atraem-nas da mesma forma que as flores atraem seus polinizadores: com vívidas cores e odor de néctar. Outras aproveitam-se de padrões de luz ultravioleta de suas armadilhas para atrair insetos voadores. Mais ainda, a luz refletida pelas numerosas gotículas de mucilagem ou pelo revestimento externo das folhas de certas bromélias também atrai insetos voadores.

Há vários tipos de armadilhas utilizadas pelas plantas carnívoras para capturar suas presas:
(1) armadilhas tipo “jaula”,
(2) armadilhas de sucção,
(3) folhas colantes,
(4) ascídios.

As armadilhas “jaula” são as mais famosas por serem a própria representação da ação carnívora por meio de vegetais. As folhas são modificadas em duas metades com gatilhos no interior. Quando os gatilhos são tocados por presas potenciais, as metades da folha se fecham em incríveis frações de segundo, esmagando a presa e digerindo-a.

carnívora Darlingtonia californica

Armadilhas de sucção consistem de pequenas vesículas, cada qual com uma diminuta entrada cercada por gatilhos que, quando estimulados, provocam a abertura desta entrada. Devido à diferença de pressão entre o interior e o exterior da vesícula, quando a entrada é repentinamente aberta, tudo ao redor é sugado para dentro, incluindo a presa que estimulou o gatilho.

Armadilhas do tipo folhas colantes são as mais simples, e encontradas em algumas famílias sem parentesco próximo. Basicamente, são glândulas colantes espalhadas pelas folhas ou até pela planta toda. As presas são, na maioria, pequenos insetos voadores.

Ascídios são folhas altamente especializadas, inchadas e ocas como se fossem urnas, com uma entrada no topo e líquido digestivo no interior, como se fossem urnas, com uma entrada no topo e líquido digestivo no interior.

Estão presentes em algumas famílias sem parentesco próximo : Cephalotus, Darlingtonia, Heliamphora, Nepentes e, Sarracenia etc. Capturam desde pequenos vertebrados até diminutos invertebrados. As presas caem no líquido digestivo, aonde se afogam e são digeridas; seus restos se acumulam no fundo, às vezes enchendo a armadilha até o topo.

Heliamphora

Atualmente, são conhecidas mais de 500 espécies de plantas carnívoras, espalhadas pelo mundo todo (exceto a Antártida). Podem ser encontradas em regiões desde as quentes e úmidas florestas tropicais, até as tundras gélidas da Sibéria, ou os desertos esturricantes da Austrália.

No Brasil, existem mais de 80 espécies diferentes (exceto pela Austrália, o Brasil é o país que mais tem espécies carnívoras no mundo). Elas crescem principalmente nas serras e chapadas, e podem ser encontradas em quase todos os estados, sendo mais abundantes em Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Habitat
As plantas carnívoras crescem em solos pobres de nutrientes. A maioria, em solos encharcados (como brejos), de pH baixo (ácido), às vezes pedregosos. A falta de nutrientes, especialmente o nitrogênio, é um fator crítico que limita o crescimento das plantas de maneira geral.

Este problema foi resolvido pelas primeiras plantas carnívoras que surgiram na Terra, ao desenvolverem métodos para aprisionar e digerir animais e assim utilizarem-se de suas proteínas (ricas em nitrogênio) como fonte de nutrientes. Como sugerem fósseis de pólen, isso foi há cerca de 65 milhões de anos – na época dos dinossauros.

Mas vamos falar especificamente das plantas carnívoras do gênero Ascídios ou Planta-jarro. Elas  são capazes de usar suas folhas em forma de tubo para capturar e digerir insetos. Os insetos são atraídos por um néctar doce e também por atrações visuais.

Dentro do tubo é sempre muito escorregadio para o inseto sair. Quando eles caem dentro da piscina de água lá dentro, eles são digeridos pelas enzimas ou bactérias. A razão pela qual estas plantas criaram este método de nutrição se deve ao fato que em seus solos nativos faltavam minerais ou estes eram muito ácidos. Este método possibilitou que elas compensassem isso conseguindo os nutrientes dos insetos.

Sarracenia

Mas saibam que é possível cultivar estas plantas fascinantes em casa: apenas siga os passos.

Em primeiro lugar, pesquise sobre as exigências de cada espécie. Plantas carnívoras desse tipo podem ser encontradas por todo o mundo, então as exigências para cultivá-las variam de acordo com a região de origem. Leiam alguns livros de qualidade sobre o assunto para ter um entendimento sólido das plantas e suas necessidades.

Segue uma visão geral breve dos diferentes tipos de plantas carnívoras de jarro:
* Nepenthes, copos de macaco – Existem cerca de 120 espécies no gênero Nepenthes e elas crescem nos trópicos do Velho Mundo (principalmente no arquipélago malaio). Muitas destas espécies requerem alta umidade, muita água e níveis de moderados a altos de luz (semelhante às orquídeas). Estas não são plantas “iniciantes” das mais ideais.

* Sarraceniaceae – Esta família cresce no Novo Mundo e pode ser dividida em três gêneros (grupos de espécies):

* Sarracenia – Todas as plantas desta espécie crescem na América do Norte. Requerem um verão e inverno distintos, luz solar forte direta e muita água.

* Darlingtonia -
Estas espécies estão limitadas aos estados americanos do Oregon e norte da Califórnia e são difíceis de cultivar. As raízes precisam ser mantidas mais frias do que o resto das plantas porque elas crescem em ambientes com água corrente fria.

* Heliamphora – Estas espécies são nativas da América do Sul. Elas também são difíceis de cultivar.

* Cephalotus – Só há uma espécie neste gênero (Cephalotus folicularis) e pode ser cultivada como qualquer outra planta subtropical.

* Bromeliaceae – Esta é a mesma família dos abacaxis. Acredita-se que uma ou duas espécies desta família são carnívoras. Elas não geram o formato característico de jarro.

Cephalotus

Assim que tiver decidido quais espécies você está melhor preparado para cultivar, comece a procurar por uma fonte. A melhor hipótese é que você encontre uma estufa de boa reputação e compre uma planta carnívora ascídio de lá. Peça mais algumas dicas aos assistentes de como cultivar aquela espécie em particular.

É possível comprar online, mas as plantas podem ser danificadas e morrer durante o envio. Embora seja possível cultivá-las a partir de sementes ou mudas, não se aconselha tal medida para iniciantes.

As temperaturas ideais para o cultivo dessas plantas variam de 15ºC a 29ºC. A linda coloração das plantas carnívoras ascídios serão muito mais intensas se elas receberem pelo menos algumas horas da luz do sol, mas crescerão razoavelmente bem na sombra parcial. A maioria das pessoas cultiva estas plantas em ambiente de estufa ou em um terrário.

Você pode fazer uma versão barata usando um pires e uma garrafa pet; corte a parte de cima da garrafa e coloque sobre a planta no pires. O jardim só vai ser adequado se replicar o ambiente exato onde estas plantas crescem naturalmente.

pinguiculas mexicanas

A iluminação inadequada é uma causa comum de morte de plantas carnívoras ascídios em ambiente caseiro. Se você não tem uma estufa ou lugar úmido e ensolarado para as plantas, considere o uso de iluminação artificial.

Ilumine com várias lâmpadas fluorescentes brancas frias ou mornas, colocadas a 30 cm da planta. Apenas coloque plantas carnívoras ascídios mais resistentes no peitoril da janela, e mesmo assim somente se tiver luz solar e umidade adequada. Embora banheiros sejam maravilhosamente úmidos, suas janelas são normalmente escuras demais para prover a quantidade de luz necessária para a planta.

As plantas mais resistentes incluem as Droseras, Utricularias, e Pinguiculas. A Vênus papa-moscas provavelmente não vai gostar de estar situado no parapeito da janela. Cuidado, pois ar condicionado deixa o cômodo muito seco para plantas carnívoras de jarro.

Depois de situar a planta apropriadamente, encha o jarro da planta com 1,2 cm a 2 cm de água para manter a umidade interna. Durante a viagem, o fluido já presente nos jarros pode sair de dentro dele às vezes. Se os jarros secarem, a planta pode morrer.

Providencie um solo bem drenado. Um bom solo é aquele composto de uma mistura de musgo e perlite ou a combinação de musgo do gênero esfagno, carvão e casca de orquídea. No entanto, o tipo de solo e as proporções devem ser pesquisados com muito cuidado para a espécie de planta que você tem.

Se sua planta carnívora ascídio não gostar do solo, ela não vai crescer e vai morrer. Não use substrato ou fertilizantes – plantas deste tipo estão preparadas para o solo pobre e o solo rico vai sobrecarregá-las.

Drosera_derbyensis

Mantenha o solo muito molhado durante o período vegetativo. Um vaso drenado deve conter 2,5 cm de água parada. Não deixe as plantas secarem completamente. Certifique-se de que a água que você usa é da chuva ou destilada, com baixos níveis de sais. Arejar a água antes de regar a planta pode ajudar ela a crescer. Para arejar a água, encha um recipiente até a metade com água e agite-o vigorosamente.

Mantenha o habitat úmido. Plantas carnívoras de jarro podem tolerar baixa umidade, mas elas normalmente param de produzir os jarros se a umidade for inadequada. Cerca de 35% de umidade está bom para as plantas. Estufas e terrários podem fornecer a umidade necessária, mas garanta uma ventilação apropriada para que o ar não superaqueça ou fique estagnado.

Alimente a planta. Se estas plantas estiverem crescendo em algum lugar sem acesso aos insetos por um período extenso de tempo, você pode dar alguns insetos pequenos, como uma mosca ou uma barata para uma planta adulta. No entanto, isto normalmente não é necessário.

Muitas espécies se beneficiam de uma pequena quantidade de um fertilizante solúvel adicionado ao jarro (por exemplo, um fertilizante para plantas de solos ácidos misturado com 1/8 de uma colher de chá por quarto de água). Coloque esta solução nas plantas até que 3/4 delas estejam preenchidos.

Mantenha o bem-estar da planta. Além de regar, manter a planta em boa forma requer que você assegure que ela tenha espaço para crescer e que seja protegida:
* Tire todas as folhas mortas com tesouras quando o período de dormência começar. O período de dormência varia por espécie, mas normalmente é de 3 a 5 meses durante o inverno. Durante este tempo, elas devem ser mantidas mais frias e mais secas do que o normal.

* Proteja as plantas carnívoras que estão do lado fora. Deixe qualquer planta carnívora ascídio no vaso ou providencie uma camada grossa de súber e cubra com plástico ou um recipiente em zonas de rusticidade seis a oito durante os meses de inverno quando deixadas do lado de fora.

* Divida a planta e mude o vaso quando ela sair da dormência antes do crescimento rápido das novas plantas e iniciar o ciclo de novo. As plantas carnívoras de jarro pode viver por vários anos se forem bem cuidadas.

Sarracenia flava

Importante saber
* Plantas carnívoras ascídios tropicais como as Nepenthes ou copo de macaco precisam de uma estufa para crescerem adequadamente. Uma estufa onde se cultiva orquídeas produz o ambiente certo para as Nepenthes.

* Plantas carnívoras de jarro podem ser dividias e replantadas quando elas estiverem fora do período de dormência, mas isto deve ser feito antes que o novo crescimento comece.

* Para melhores resultados, apenas compre plantas cultivadas em viveiros. Contate seu viveiro local para saber da disponibilidade ou compre de fornecedores de plantas carnívoras na internet.

* Se estiver cultivando a planta dentro de casa, coloque-a numa janela que dê para o sul ou forneça de 12 a 14 horas de luz artificial.

* Caso cultive ela no vaso, mova-a para o porão ou outro lugar frio durante os períodos de dormência em áreas frias e mantenha o solo úmido. As melhores temperaturas estão em torno de 4°C durante este período de três a quatro meses.

Avisos
*
Não use substrato – ele vai matar a planta.
* Nunca deixe o solo secar, mantenha a água no pires mesmo no período de dormência.
* As plantas carnívoras ascídios variam em altura de 10 cm (Sarracenia psittacina) a mais de 1 m (Sarracenia flava). Tenha cuidado ao escolher a variedade mais adequada às suas exigências.
* Use apenas água da chuva ou água destilada para regar suas plantas carnívoras.
* Plantas carnívoras de jarro no vaso podem ser cultivadas do lado de fora durante o período vegetativo. Elas vão ficar dormentes durante o inverno. As plantas que são tropicais não aguentam temperaturas congelantes. As que forem da América do Norte podem ser deixadas do lado de fora de acordo com a zona de crescimento.
* Nunca fertilize uma planta carnívora deste tipo; ele adquire seus nutrientes dos insetos que captura. Se estiver alimentando com insetos, mantenha isto no mínimo porque muitos insetos podem fazer com que a planta murche e morra.

janel354

girassol0

Os girassóis são planta anuais da família Asteraceae. São plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

São muito usados para a produção de bio-diesel e óleo de cozinha. Mas o melhor uso de um girassol é colocá-lo para alegrar o seu jardim durante os meses mais ensolarados do ano, ou mesmo para alegrar a estufa ou uma marquise em qualquer época do ano.

Este guia rápido para cultivar um girassol em um vaso é algo que até mesmo as crianças podem desfrutar como um rápido e divertido projeto de jardinagem. Alegre o seu dia com girassóis caseiros.

Em primeiro lugar compre sementes de girassol
Você pode conseguir sementes de girassol apropriadas em um berçário local ou centro de jardinagem. Porém, cuidado com a qualidade que você compra, apenas o girassol anão é realmente adequado para ser cultivado em um vaso. As qualidades de girassóis anões adequadas incluem (e como os nomes variam, peça ao seu vendedor local orientação específica para sua região):
* Pacino: este girassol amarelo brilhante cresce cerca de 30 cm de altura.
* Big Smile: este girassol tem pétalas amarelas e o centro preto e cresce cerca de 30 cm.
* Teddy Bear: este girassol cresce cerca de 40 cm.
* Sunspot: este girassol tem uma flor surpreendentemente grande (cerca de 25 cm ou 10 cm de diâmentro), mas ainda é uma variedade anã, crescendo cerca de 60 cm de altura.
* Music Box: este girassol atinge cerca de 60 cm e tem muitas flores pequenas.

sementes de girassol

Compre ou reaproveite recipientes ou vasos que são apropriados para o cultivo de girassóis. Os recipientes devem ser limpos e esterilizado você está plantando, juntamente com quaisquer outras considerações como quantos girassóis você gostaria de colocar por vaso, mas alguns tamanhos sugeridos são:
* Se você começar com um vaso de raio muito pequeno, o girassol precisará ser transplantado cedo; algumas pessoas fazem isso para dar ao girassol uma vantagem enquanto o solo do jardim ainda está frio, mas esteja ciente de que os girassóis não são muito parciais para serem transplantados.

* Recipientes de 30 a 40 cm de largura, para a maioria dos girassóis anões, deve ser o suficiente.

* Uma jardineira de janela – uma caixa de janela ou de varanda pode ser ideal para uma linha de sementes de girassol anão. Você precisará arrancar as mudas mais fracas no início (explicado abaixo).

* Girassóis mamutes ou grandes precisam de recipientes de pelo menos 18 ou 20 litros:
- Um engradado pode ser usado – apenas tenha o cuidado de forrá-lo bem para não derramar a terra.
- Metade de um barril para girassóis muito altos. Obviamente ele precisará ficar numa varanda ensolarada ou no jardim, a menos que tenha um local ensolarado livre dentro de casa.

girassol flor dobrada

Coloque o solo no engradado, vaso ou jardineira
Primeiro adicione uma camada de material de drenagem, como pedras, cascalho, pedaços de terracota ou pequenos pedaços de espuma de poliestireno. Em seguida, despeje no recipiente a mistura de compostagem e a mistura de solo comercial. Deve chegar a um nível de cerca de 2,5 cm a partir do topo do recipiente. Regue bem.

Leve em consideração a adição de cristais de retenção de água para aliviar a quantidade de rega necessária e garantir que os girassóis tenham quantidades adequadas de água.
A adição de composto bem deteriorado é importante como fonte de alimento para o girassol, então tente fazer isso se você puder.

Coloque as sementes de girassol no recipiente
Semeie de 2 a 10 sementes em pares, dependendo do tamanho ou comprimento do recipiente escolhido. Nem todas as mudas serão mantidas, então não se preocupe muito se esmagá-las nesta fase, mas esteja preparado para descartar todas as mudas mais fracas que aparecerem mais tarde. Ao plantar coloque cerca de 2,5 cm dentro da terra e pelo menos 10cm para fora.

É possível colocar cerca de 8 plantas de girassol em um recipiente com comprimento de 90cm, então, use isso como um guia, você planta cerca de 16 plantas em tal recipiente e espera colher cerca de oito.

Esteja preparado para regar os girassóis mais do que muitas outras plantas
Acrescente cerca de 25 ml de água para cada semente plantada. Regue a cada um ou dois dias na mesma quantidade, dependendo da umidade do solo. Certifique-se de que o solo permaneça úmido até germinar as sementes.

girassol

Espere as sementes germinarem
A germinação deve ocorrer dentro de três a oito dias. Se não, espere um pouco mais, mas por 13 dias é definitivo que a semente não crescerá.

Após a germinação, arranque as mudas mais fracas de cada par e remova qualquer muda doente ou malformada. Se o espaço é um problema, mova-as para outros recipientes, mas lembre-se que girassóis não prosperam se forem transplantados.

Continue regando como antes até que cada girassol obtenha cerca de 30cm de altura, momento em que você deve dobrar a quantidade de água que eles vinham recebendo.

Coloque o recipiente de girassol em uma parte ensolarada e agradável de sua casa, no jardim ou na varanda se você preferir. Um girassol deve ser posicionado de modo que tome sol o dia todo ou a maior parte do dia; o girassol não pode ficar na sombra durante a maior parte do dia.

Se você estiver cultivando-o dentro de casa, escolha um quarto ensolarado, mas evite colocar muito perto de uma janela porque o ar próximo às janelas é muitas vezes mais quente ou mais frio que a temperatura ambiente e isto pode ser prejudicial para a planta. Tente manter o recipiente longe de chuva extrema.

Girassol800

Continue tratando da planta com água e cuidados de planta em geral. Em duas semanas o girassol deve estar com um tamanho considerável. Nesse momento dê aos girassóis 75 ml de água. Os botões do girassol agora devem começar a aparecer.

Embora os girassóis não precisem de alimentação suplementar, dando-lhes uma nutrição extra pode dar um impulso nas flores. Aplique um fertilizante de uso geral como Osmocote (siga as instruções na embalagem para flores).

Em um mês o botão de girassol deve estar ainda em desenvolvimento pelas próximas duas semanas (a medida de água deve aumentar para 100 ml). O botão já deve estar pronto para florescer.

Desfrute do girassol como um elemento decorativo em sua casa ou onde quer que você coloque o recipiente. Em muitos casos, você verá que o girassol se torna pesado na parte superior e precisa ser escorado para manter a gloriosa flor erguida.

Um simples bambu ou estaca amarrada ao caule será suficiente para manter a cabeça do girassol no alto. No entanto, a estaca deve ser ancorada fora do recipiente se não tiver a certeza absoluta de que ele é forte o suficiente para segurar sem cair.

Você pode amarrar a estaca em um tubo de parede, a uma estante de livros ou objetos semelhantes dentro da casa, ou em um cano de esgoto, parede ou outros objetos se fora de casa. Esteja ciente de que nem todos os girassóis requerem suporte – basta observar como o girassol está por si só antes de decidir.

Se você deseja fazer uso culinário do girassol, as pétalas das flores fazem uma adição bonita para saladas, e tanto as sementes quanto os botões também podem ser comidos.

Para pegar as sementes, você tem que deixar a flor morrer na planta e esperar. Enquanto a flor seca, as sementes amadurecem e secam também. Embora não seja muito bonito, pelo menos os pássaros não poderão levar as sementes, se você tem seu girassol dentro de casa.

Se for comer os botões, ferva-os primeiro para remover a amargura deixando no vapor ou fervendo por três minutos. Eles ficam deliciosos passados na pasta de alho.

girassol11

Dicas
*
Quanto maior o vaso, maior o girassol, especialmente se você não estiver cultivando variedades anãs.
* Se semear girassóis no chão, quanto mais cedo você semeá-los no final da primavera, mais cedo eles vão florescer. Para o cultivo em vasos, desde que você tenha um lugar ensolarado para eles, eles podem ser cultivados durante todo o ano.
* Os girassóis são nativos da América do Norte e são cultivados como as plantas mais altas do jardim.

Importante saber
Girassóis mamutes (aqueles que crescem mais de 180 cm) não são adequados para se cultivar em vasos a menos que você esteja usando um recipiente grande, como um barril cortado ao meio.

Se você forçar o cultivo desses girassóis em um recipiente menor, é improvável que eles prosperarem e você mesmo poderá ver o processo inteiro ocorrer de forma totalmente atrofiada (o que é bastante triste ver que uma flor tão magnífica nunca atinge todo o seu potencial).

Certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem ou a semente corre o risco de apodrecer.

Materiais necessários
* Sementes de girassol de um berçário em pacotes com etiquetas de identificação.
Nota: embora você possa tentar plantar as sementes que você compra para comer no supermercado, o tipo será desconhecido e elas podem não ser férteis também. Não tente cultivar sementes de girassol sem a casca visto que a remoção do revestimento expõe as sementes ao ar e à luz e definitivamente não tente plantar qualquer semente que tenha sido assada ou salgada.

*Água

* Um vaso de barro ou outro recipiente redondo (30cm de diâmetro no mínimo, mais largo se for plantar muitas sementes); ou, uma caixa de janela ou varanda, engradado, barril cortado ao meio, etc. Como preferir.

* Terra.

* Esterco ou adubo para nutrição. Para melhorar a drenagem, adicione algumas pedras no fundo.

espalhando folhas

jasmim dos poetas (Jasminum polyanthum)

Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L. da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. São em sua maior parte arbustos ou trepadeiras, de folhas simples ou compostas.

Há mais de 200 espécies de jasmim, cada uma com características diferentes. Algumas são persistentes e outras decíduas. Umas são tão delicadas que precisam ser cultivadas em locais fechados, e outras resistem à geada.

As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que 2 cm  de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.

A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim.

Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares da perfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.

Dentre as espécies mais populares de jasmim, destacam-se: Jasmim-dos-açores (Jasminum azoricum); Jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi) (sem aroma); Jasmim-estrela (Jasminum nitidum); Jasmim-verdadeiro (Jasminum officinale); Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum).

As flores de jasmim têm uma fragrância exótica e doce que permeia o ar das tardes quentes de verão. Elas florescem durante todo o verão em vinhas ou arbustos, dependendo do cultivar, e os botões podem ser colhidos para fazer um chá aromático e revigorante.

jasmim oficinallis

Como plantar jasmins
Em primeiro lugar você deve comprar uma variedade adequada às suas necessidades. Você encontrará essas plantas disponíveis em vasos nos viveiros ou pode comprar as sementes online. Essas são as mais fáceis de encontrar em viveiros:

Cada cultivar de jasmim tem necessidades ambientais diferentes, portanto pesquise um pouco para descobrir o que precisa fornecer para o seu. É necessário prover a exposição ao sol e a temperatura corretas para que seu jasmim cresça, por isso, quando estiver decidindo onde plantá-lo, leve em conta as seguintes variáveis:
* De quanto sol ele precisa? A maioria das plantas de jasmim requer sol parcial a total, embora algumas variedades aceitem sombra total.

* Ele resiste ao clima da sua região? Determine se o jasmim que escolheu viverá bem ao ar livre ou se seria melhor plantá-lo em um vaso, num ambiente onde você possa controlar a temperatura e a umidade. Se for plantá-lo do lado de fora, escolha o local mais quente que puder encontrar.

* De quanto espaço sua planta precisa? Alguns cultivares são vinhas que sobem paredes e cercas, e outros crescem ao longo do chão e fornecem uma boa cobertura. Outros ainda se tornam arbustos contidos. Escolha um local de plantio adequado ao tipo que você tem.

jasmim-do-cabo

A maioria das variedades de jasmim se dá melhor em solo rico e de boa drenagem. Não importa se está plantando no jardim ou em um vaso, prepare o solo misturando a ele uma camada de 5 cm de compostagem. Isso garantirá que a planta produza flores saudáveis ao longo da estação de crescimento.

Caso esteja plantando ao ar livre, cheque o ponto que escolheu para ver se ele tem uma boa drenagem. Cave um buraco e encha-o com água: se a água for absorvida rapidamente e deixá-lo vazio, o solo drena bem. Caso o líquido demore para ser absorvido, escolha um local de plantio diferente.

Plantando o jasmim
Retire a planta com gentileza de seu recipiente e sature a bola das raízes. Depois, cave um buraco do tamanho dessa bola e insira a planta dentro dele. Compacte levemente o solo ao redor da base do jasmim para segurar a planta no lugar. Regue bem o solo ao redor dessa base para ajudar a planta a assentar e adicione mais solo, se necessário, para manter o jasmim de pé.

Embora a maneira mais comum de plantar jasmim seja comprando uma planta jovem, também é possível cultivar a partir da semente. As sementes de jasmim têm uma taxa de germinação baixa e requerem cuidado especial de acordo com a variedade.

Na maioria dos casos, você pode começar o plantio em um local fechado, usando vasos preenchidos com uma mistura para sementes, e depois plantar os brotos ao ar livre assim que a última geada passar.

Outra maneira de plantar jasmim é usando cortes frescos de uma planta madura. No meio do verão ou no outono, corte caules saudáveis de 15 cm de um jasmim.

Prepare um vaso com uma mistura de solo e compostagem e empurre os caules para dentro dela. Coloque o vaso em uma janela ensolarada, mantendo-o bem irrigado, e transplante a planta na primavera.

Jasmim-estrela (Jasminum_nitidum)

Cuidando do Jasmim
Muitas variedades dessa planta requerem apoios para crescerem fortes e saudáveis. Coloque um poste alto ou uma treliça a alguns centímetros da base do jasmim e enrole a planta gentilmente ao redor do suporte conforme ela crescer. Eventualmente, ela começará a subir por conta própria. Caso tenha plantado o jasmim perto de uma parede ou de uma cerca, treine-o para crescer para cima até que ele comece a se sustentar sozinho.

Para garantir que o jasmim se estabeleça na treliça ou no poste, você pode usar barbante ou corda para amarrar frouxamente a planta ao suporte. Remova as amarras quando a vinha estiver estabelecida.

Regue o solo ao redor do jasmim durante a estação de crescimento para mantê-lo úmido, mas não encharcado. Uma regra de ouro é regar o solo quando ele parecer um pouco seco. Se a planta estiver num vaso, veja se ele está drenando bem e regue uma vez por dia.

Regue o jasmim de baixo para evitar que as folhas fiquem molhadas, pois se sobrarem gotas d’água nelas, o sol as queimará durante as horas mais quentes.

Caso esteja cultivando a planta dentro de casa, preste atenção ao nível de umidade do ar, bem como na umidade do solo. As variedades mais delicadas precisam de um nível de umidade entre 30 e 45. Use um umidificador ou borrife água na planta frequentemente.

jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi)

Durante a fase de crescimento, fertilizar a planta uma vez por mês fará com que ela continue florescendo. Polvilhe um fertilizante balanceado que seja solúvel em água ao redor da base do jasmim. Como alternativa, você pode misturar 2,5 cm de composto ao solo em volta da base, tomando cuidado para não perturbar as raízes.

Nessa fase também remova as folhas, flores e caules mortos com as mãos ou usando tesouras de poda para fazer um corte rente ao caule principal da planta. Arrume a planta cortando os caules fora de lugar.

Removendo estrategicamente alguns caules aqui e ali, você pode controlar o formato da vinha. O jasmim de arbusto e as variedades que crescem em ambientes fechados precisarão de menos poda para manterem seu formato.

Não pode antes ou durante o período de floração, pois assim pode inibir o surgimento das flores. Espere até que a planta tenha terminado de florescer. Para melhorar o aspecto dos arbustos, pode-se cortar os caules em um terço depois do florescimento. A planta voltará na próxima estação com um formato mais cheio.

Em regiões onde o inverno é bem rigoroso, proteja as as plantas adicionando alguns centímetros de palha de pinheiro, esterco ou composto de jardinagem ao redor da base delas. Isso garantirá que o sistema radicular não congele, e a planta deverá começar a crescer de novo quando o tempo ficar mais quente.

Se estiver cultivando seu jasmim num vaso ao ar livre, pode levá-lo para dentro durante o inverno em vez de adicionar a cobertura. As plantas que crescem em ambientes fechados durante o ano todo não precisam de cobertura. No entanto, é importante mantê-las em um cômodo ensolarado com uma temperatura constante entre 15º e 23ºC.

Cuidado com as pragas
Embora o jasmim não costume ser incomodado por pragas, ainda assim é bom prestar atenção em certos insetos que podem afetar seu crescimento: Se vir as seguintes pestes no seu jasmim, retire-as com as mãos e coloque-as num pote com água e sabão. Ou lave as folhas da planta com uma mistura de água e sabão ou água e óleo de nim:
* Pulgões; Cochonilha-farinhenta; Ácaro vermelho; Insetos-escama

Dicas
*
As plantas de jasmim podem ser propagadas durante o verão por meio de cortes.
* Plante os jasmins perto de casa, do pátio ou de um caminho para aproveitar a fragrância intensa e ver bem as borboletas e os beija-flores que a planta atrairá.
* Nem todas as variedades de jasmim produzem fragrância. Se o perfume for importante para você, escolha um cultivar aromático.
* Use um fertilizante com bastante fósforo (15-30-15) para encorajar o florescimento máximo.
* O jasmim pode crescer bastante sob as condições certas. Para controlar o crescimento, as plantas precisam de poda frequente, que deve ser feita depois que elas tiverem terminado de florescer e durante o verão. Desse modo, pode-se controlar o crescimento e evitar que as vinhas longas se enrolem, caso não estejam sendo treinadas para subir numa treliça ou outra estrutura de suporte.

roseiras1

Bamboo G size

O bambu-da-sorte é hoje uma das plantas de vaso mais populares em todo o mundo. Conhecida por dar um toque oriental ao ambiente, moldada em formatos inusitados, essa planta na realidade não é de fato um bambu, mas sim uma espécie de Dracena.

Também é conhecida por Dracena-fita, Dracena-sanderiana, Lucky-bamboo. A planta pertence à família Asparagaceae e originam-se da África.

Quando plantado no solo, ele pode crescer até 1,5 m de altura. Existem os de folhas totalmente verdes e os de folhas variegadas (com faixas de cores).

Quando plantado em jardins, ele pode ser utilizado na formação de conjuntos e renques junta a muros. Porém, ele é muito mais utilizado em vasos, tendo sido popularizado pela tradição chinesa do Feng Shui.

Como cuidar
O bambu-da-sorte precisa de boa iluminação para crescer bem, mas não tolera luz solar direta. Folhas amareladas indicam excesso de sol direto. A planta suporta luminosidades baixas, mas podem se tornar muito esticados, com uma aparência não muito boa.

A planta prefere temperaturas intermediárias, e precisa de uma umidade do ar também intermediária (de 30 a 65%).

O bambu-da-sorte é frequentemente cultivado como uma planta hidropônica, sendo deixada na água com alguns nutrientes, junto a algumas pedras decorativas que suportam a planta.

Se plantado em terra, deve-se regar constantemente a planta, de modo a deixar o solo sempre molhado. Mesmo que você vá plantá-lo em solo, é melhor começar na água, até que as raízes se desenvolvam.

dracena3

Algumas pessoas criam peixes Betta dentro da água do vaso transparente, sendo que suas fezes servem de fertilizante para o bambu. Mas lembre-se: neste caso, não coloque adubos na água, pois isso mataria o peixe.

É uma planta que pode ser modelada, as hastes, á medida que ela cresce, enquanto ela ainda é mole. Isso pode ser feito enrolando arames, puxando, ou mesmo movendo a fonte de luz da planta (pois ela seguirá a luz).

Quando for adquirir um, procure uma planta com folhas verdes e brilhantes. Se as folhas ou os caules estiverem amarelados ou amarronzados, a planta não está saudável.

Como reproduzir: A planta é tradicionalmente multiplicada por estacas de 4 a 8 cm de comprimento. Essas estacas podem ser obtidas simplesmente quebrando o talo em pedaços e deixando-os na água até que enraízem.

O bambu-da-sorte é uma planta doméstica fácil de cuidar e que cresce bem em condições de luz escassa e indireta. Essa planta, que na verdade não é um bambu, mas um tipo de lírio d’água tropical. É uma planta nativa da África e dizem que ela atrai sorte e felicidade para os moradores do local onde ela cresce. Com algumas dicas, o seu bambu-da-sorte vai prosperar e ficar saudável.

bambu-da-sorte-11
Plantando em vasos
Coloque o bambu-da-sorte em um vaso alto de vidro ou em um pote de cerâmica, não use tigelas rasas, ou então o deixe no recipiente em que veio. Um pote transparente é ótimo, se você quiser cultivar a planta de maneira hidropônica com algumas pedras decorativas.

Utilize um vaso de barro comum, se quiser cultivá-la na terra, lembre que a planta precisa estar estabilizada quando atingir a altura máxima. O vaso deve ter pelo menos 30 cm de altura. Se for usar terra no plantio encha o vaso quase até a boca com uma terra rica e certifique-se de que tenha boa drenagem.

Escolha o local certo
O bambu da sorte se dá melhor com a luz do sol brilhante e filtrada; imagine a luz que passa através da copa das árvores em uma floresta. A luz solar direta chamusca as folhas. Quanto à temperatura, mantenha-o longe do ar condicionado e do ventilador. Essa planta prefere a temperatura ambiente entre 15º e 35ºC.

Se quiser controlar a curvatura da planta, use uma caixa com três lados, ou seja, uma caixa com um dos lados cortados. A planta vai se dobrar em direção à luz e, conforme ela for fazendo isso, mude o lado que é atingido pelo sol, para que ela siga a luminosidade.

Como ajudar a planta a crescer
Coloque o bambu da sorte em um local quente que receba luz indireta. Tome conta da quantidade de luz recebida pela planta; em todo caso, pouco é melhor do que muito. Se for sair, desligue o ar condicionado. É melhor para a planta quando está mais quentinho.

À medida que as estações forem mudando, é bom trocar a planta de lugar. Afaste-a das janelas, se não tiver certeza. Ela ainda receberá bastante luz no meio do cômodo.

Troque a água toda semana, se estiver cultivando de maneira hidropônica. Quanto à água a ser usada, essa planta é bem sensível a substâncias químicas, como fluoreto e cloro, então use apenas água da torneira que foi deixada parada por 24 horas (para que as substâncias químicas evaporem). Do contrário, é melhor usar água mineral.

Assim que crescerem as raízes da planta, elas devem ser cobertas por água. Três a oito centímetros de água é o suficiente.

Se for cultivar a planta na terra, regue-a apenas o suficiente para o solo ficar úmido, não encharcado. Mantenha-o assim todos os dias. A planta pode apodrecer se ficar muito molhada. Você também pode borrifar as folhas com água, para mantê-las úmidas e hidratadas. Use água filtrada ou mineral, para evitar os danos causados pelas substâncias químicas.

Encoraje o crescimento de mais raízes aumentando a quantidade de água na qual a planta cresce. Mais raízes significa uma folhagem mais luxuriante; quanto mais em cima do caule a água estiver, mais para cima as raízes crescerão.

Fertilize a planta mais ou menos uma vez por mês. Se estiver usando terra, utilize um fertilizante orgânico mensalmente, para que a planta obtenha nutrientes suficientes (prefira o orgânico, porque o sintético causa apodrecimento).

Se estiver cultivando de maneira hidropônica, use um fertilizante líquido na água. Acrescente-o junto com a água, pois é melhor colocar o fertilizante com a água limpa.

bambudasorte12
Solução de problemas com o bambu da sorte
Evite as pontas queimadas usando água filtrada ou mineral. As pontas queimadas surgem quando as folhas começam a ressecar e morrer. Isso costuma acontecer quando há substâncias químicas na água. Deixar a água da torneira parada talvez não seja suficiente e você precise usar água mineral, para deixar a planta com aparência saudável.

É difícil se livrar das pontas queimadas quando elas surgem. Mesmo que você troque a água, algumas substâncias químicas podem residir na planta. Você talvez precise esperar um tempo até elas eventualmente sumirem.

Pode a planta
Com o tempo, a maioria dessas plantas fica pesada demais. Por isso, a poda é importantíssima para mantê-la saudável. Não corte o caule principal, apenas os ramos. Pode-os a partir de 2,5 a 5 cm da base. Novos brotos surgirão e a planta ficará mais frondosa e saudável.

Preste atenção na cor das folhas. Se elas estiverem secas e morrendo, esse é um problema ligado à água, como mencionado acima.
* Se elas estiverem amareladas, isso pode ser resultado de luz do sol ou fertilizante em excesso.
* Se elas estiverem marrons, tente deixar o local mais úmido, borrifando a planta com água.
* Se as folhas estiverem moles, a planta talvez não possa mais ser salva. Tire-as imediatamente, troque a água e replante o que sobrar.

Se parte da planta estiver morrendo, talvez você precise cortar fora. Você também pode fazer isso se não estiver gostando do formato que a planta está ganhando. De qualquer modo, não jogue fora os pedaços cortados, pois eles podem virar novas plantas. Novos brotos surgirão da parte de baixo e mais velha da planta e a parte de cima pode ser plantada, para crescer por conta própria.
Se a planta estiver morrendo, livre-se imediatamente das partes apodrecidas. Pegue os caules ou os ramos vivos e replante-os prontamente. Eles podem florescer sozinhos, se você agir rápido.
bambu da sorte
Dicas
*
Fertilizantes feitos especificamente para bambus da sorte costumam estar disponíveis onde essas plantas são vendidas. Acrescente uma gota de fertilizante à água quando for trocá-la, para ajudar o bambu a crescer e ficar saudável.

* A melhor água para essa planta é água mineral fresca, água da chuva ou água filtrada. As substâncias químicas na água da torneira, como o cloro, danificam a planta e fazem com que as folhas e os caules fiquem amarelos.

* Se estiverem crescendo algas no vaso, você só precisa trocar a água. Isso é natural e elas crescem por causa da luz do sol.

Importante
* Não coloque o bambu da sorte no parapeito da janela nem sob luz solar direta. Isso queima a planta, deixando as folhas amarelas e depois marrons.

* Mantenha o bambu da sorte longe do alcance de crianças e animas de estimação; as folhas são tóxicas, caso ingeridas.

* Não exponha o bambu da sorte a temperaturas inferiores a dez graus Celsius. Essa planta tropical precisa de temperaturas mais quentes.

janelavasinho de Flores