Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vasos de plantas

Quando escolhemos as plantas para decorar a nossa casa, seja na parte interna ou na parte externa, temos também que considerar os vasos. Pode parecer que não tem nada a ver, mas na verdade, faz uma grande diferença quando conseguimos o vaso certo para espécie de planta que estamos cultivando. E mais ainda, esteticamente falando.

Não é tão fácil encontrar o vaso ideal para espécie de planta, isso porque a quantidade de modelos disponíveis atualmente no mercado para comprar é tanta, que ficamos na dúvida da escolha. Além do tipo de material, encontramos diferenças de tamanho e acabamentos, entre outras coisas.

A primeira coisa que deve ser levada em consideração quando se procura um vaso não é a estética, como pode parecer, e sim, o tamanho da planta. Ou melhor, o quanto ela crescerá. Muitas espécies precisam de espaço para raiz e o caule.

Uma dica interessante é não dispensar vasos de planta com materiais recicláveis, como garrafas plásticas ou pneus velhos. O que conta neste ponto é a criatividade.

Os paisagistas garantem que o material do vaso ou formato não tem nada para influenciar no crescimento da planta. O que conta mesmo é a rega feita como deve ser feita, a luz do sol que necessária e a boa terra na hora de plantar. Além de considerar qualquer tipo de particularidade que apresente a planta.

Se tivermos que destacar um fator importante em relação ao vaso unicamente, esse seria o controle da umidade do solo, se não for como deve pode fazer com que a raiz apodreça. A drenagem é sempre um ponto muito importante.

vaso_externa_planta

Dicas de vasos de plantas para áreas externas
A parte externa tem suas vantagens e desvantagens para o cultivo de uma planta. Ao mesmo tempo em que ela pode ter tudo que precisa como luz solar e ar, ela também está sujeira a chuva, vento forte, muito calor, etc. Por isso, é aconselhável que sejam usados vasos dos seguintes materiais na parte externa da casa: madeira de boa qualidade, cerâmica, cimento ou fibra de vidro. Isso também garante que o objeto vai durar mais tempo.

Os materiais a serem evitados são: metal, material plástico e madeira de baixa qualidade. São materiais que podem não suportar as mudanças climáticas.

vaso interior

Dicas de vasos de planta para áreas internas
Se plantas na parte interna da casa podem precisar de cuidados especiais, algumas espécies nem podem ficar em ambientes fechados, no caso dos vasos, o material não é um problema.

Qualquer tipo de vaso pode ser usado e neste caso, você pode escolher com base na decoração. Dentro de casa é imprescindível verificar se o tamanho do vaso está de acordo com o ambiente e com os outros objetos de decoração que ele estará dividindo espaço.

Escolhendo o melhor vaso para plantas
*
Em primeiro lugar observe quais são as necessidades da planta que será cultivada para escolher o tamanho do vaso.

* Além da planta é importante levar em consideração onde ele ficará.

* Lembre-se que os vasos precisam ter furos no fundo para drenagem.

* Leve em consideração o equilíbrio entre planta e vaso, até porque esteticamente falando é necessário que este exista. Não dá para colocar uma planta pequena em um vaso grande e nem vice-versa.

Alguns tipos de vasos
Podemos dizer que os vasos estão divididos em três grandes categorias, em relação ao material em que foram feitos:

vasos_barro-1 Barro ou Cerâmica

Os vasos de barro ou cerâmica são ótimas escolhas para plantas que “consumem” muita água. Porém, não é aconselhável comprá-los quando são pintados, a tinta faz com que a umidade fique retida fazendo mal a planta.

vasos-de-cimentoCimento ou Concreto

Os vasos de cimento ou concreto além de poder ser usado no jardim ou na varanda ou em qualquer outro ambiente externo, uma vez que é bem resistente, também pode ser usada na sala. Neste caso, a avaliação deve ser feita de acordo com o tipo de decoração que foi montada. Normalmente, eles fazem uma boa “parceria” com plantas de grande porte.

vasodevidroVidro

Os vasos de vidro acima de tudo são decorativos. São para serem usados exclusivamente dentro de casa e o melhor é usá-los com plantas mais fáceis de serem cultivadas e que possa ser criado algum efeito, uma vez que a terra fica à mostra.

vasos-plasticos-Plástico

Os vasos de plástico são aqueles mais baratos e bem mais simples de manuseá-los, inclusive de levá-los de um lugar para outro com a planta já cultivada, porque mesmo com a terra dentro não ficam exageradamente pesados. Porém, por outro lado não são muito resistentes e nem sempre são bonitos para decoração. Se for para uma planta que vai ficar do lado de fora da casa é melhor evitá-los porque o material pode ser aquecido pelo sol prejudicando a raiz.

vasos

As características de um vaso de planta ideal
*
Não importa qual é a espécie da planta ou o tipo de vaso que você escolheu, é importante em qualquer caso que ele tenha os furos na parte de baixo para drenagem. O solo não pode ficar alagado nunca, isso causaria o apodrecimento das raízes. Caso você compre um vaso sem os furinhos, faça-os você mesmo.

* Os furos de drenagem do vaso devem ser de acordo com o tamanho do mesmo, quanto maior, a quantidade de orifícios deve ser mais também.

* Você pode usar em vasos de qualquer material pedras no fundo ou cacos de telha, ambos ajudam na drenagem e conseguem evitar o encharcamento.

* Antes de comprar um vaso para planta que deseja cultivar se informe bem sobre todos os detalhes dela e avalie o que ela irá precisar. Nunca faça o contrário, vaso primeiro e planta depois.

* Não perca seu tempo tentando cultivar uma planta que não se adapta ao tipo de clima do lugar onde você mora.

* Prepare a terra da planta com muito cuidado, procure sempre enriquecê-la com material orgânico.

* Lembre-se que não basta plantar e pronto, qualquer planta exige cuidados, umas mais outras menos.

Com essas dicas é só escolher a sua planta preferida e um vaso não só lindo, mas perfeito para ela e pronto, vai ficar com a casa ainda mais bonita.

luar cheia

Chlorophytum_orchidastrum

A Lumina é uma planta da família Agavaceae e tem origens na África. Trata-se de uma planta tropical bastante atraente. Suas características que chamam muito a atenção é a sua exuberância que pode ser apreciada tanto em interiores que estiverem bem iluminados, perto de janelas, porém sem receber sol diretamente, o que normalmente queima as suas folhas.

Além de vasos, a lumina também poderá ser cultivada em jardins, totalmente isoladas ou ainda em pequenos grupos, em locais que poderão contar com luz filtrada e ainda totalmente protegida pelas sombras de árvores. É importante salientar que o grande exotismo deste tipo de planta é totalmente valorizado nos jardins de coloração tropical e contemporâneos.

É considerada uma planta herbácea, e que tem um grande destaque nos jardins devido ao seu colorido incomum de sua folhagem. Ela conquista um tamanho de pouco mais de 40 cm de altura, contando com folhas bastante largas em coloração roseta, costumam crescer com rizomas carnosos. Suas folhas são o grande atrativo deste tipo de planta.

Na maioria das vezes a planta aparece em tamanhos largos e longos, com um limbo verde escuro e também fosco, além de uma longa e grossa nervura no seu centro, com um brilho totalmente translúcido e de coloração creme alaranjada. A sua inflorescência vem de importância ornamental em um segundo momento, além de apresentar hastes avermelhadas com pequenas flores brancas.

lumina

Cultivo
O cultivo da Lumina deverá acontecer em meia sombra contando com substratos drenáveis, estes que deverão ser enriquecidos com matéria orgânica e ainda mantidos de forma úmida. Pelo fato de a Lumina ser uma planta rústica ela não precisa de cuidados especiais.

Este tipo de planta aprecia bastante o calor e também toda a umidade dos ambientes tropicais, devendo ser cultivadas nas estufas em países que tiver um clima temperado. Uma peculiaridade interessante é que não é necessário a realização de podas nesta planta, basta apenas se remover as folhas que estiverem mortas que estará pronto.

É interessante investir em adubações leves realizando um replantio desta inflorescência pelo menos duas vezes no ano, sempre na época da primavera, o que são suficientes para todo o desenvolvimento de folhagens que sejam vibrantes. Este tipo de planta costuma se multiplicar através de divisões de touceiras e ainda rizomas devido a ocasiões do seu replantio realizado.

lumina1

Utilização desta planta
Esta é uma planta considerada nova no mercado brasileiro, porém chegou e conquistou vários adeptos. As suas folhas são bastante estreitas e também compridas, com coloração verde fosca, crescendo através de rosetas apresentando em suas nervuras um tom muito bonito laranja fluorescente, que acontece até a base da planta, oferecendo assim um visual totalmente para encher os olhos a apreciadores de jardins e plantas.

Além de ser caracterizada como uma planta muito bonita ela é bastante rústica, algo ideal para a decoração de ambientes que sejam internos, desde que possam ficar a uma distância equivalente a 1m das janelas.

Ela pode ser cultivada nos jardins, apesar disto sempre deverão ficar em lugares protegidos desta ação dos raios solares, e também pelos fatos de suas folhas facilmente ficarem com um aspecto de queimadas.

A sua multiplicação acontece através de divisões de rizomas, é uma planta originária da África, Camarões e pode ser encontrada também até em Gana. É uma parente bastante próxima dos clorofitos e não crescem muito, atingindo no máximo um tamanho equivalente a 40 cm de altura.

Keefers_AnimatedFlowers1124

7-aptenia-cordifolia

A rosinha-de-sol é uma planta rasteira muito conhecida pelos jardineiros de plantão, além de ser uma das favoritas para a ornamentação de exteriores. A planta herbácea possui características bem peculiares e que pode ser uma boa opção para cultivo, já que é de baixa manutenção. Para plantar a famosa rosinha-de-sol, com certeza é preciso seguir algumas regras básicas. Vamos então conferir esses desta espécie tão popular.

A espécie rosinha-de-sol faz parte da família Aizoaceae e seus primeiros vestígios foram encontrados na África.

Como a espécie é típica de países africanos, existem alguns climas onde a espécie pode ser facilmente cultivada, fazendo parte das regras para o plantio da mesma. Em alguns climas, ela se desenvolve melhor. São eles o Equatorial, Oceânico, Temperado e Tropical.

A espécie pode alcançar diversos tamanhos, dependendo da sua variante e das formas diversas de cultivo, bem como clima para plantio. A espécie pode aproximadamente menos de 15 cm. Para que cresça o máximo possível, o seu ciclo de vida perene deve ser respeitado, bem como a luminosidade em sol pleno.

A rosinha-de-sol é uma espécie muito vistosa, com florescimento que chama bastante a atenção para uma prática ornamental. É uma suculenta bastante especial de hábito rasteiro e muito ramificado, que pode atingir outras alturas dependendo de toda essa ramagem própria da planta. Em uma forma de plantio mesclada, ela acaba se misturando umas com as outras.

rosinha-de-sol

Suas folhas também podem ser bem aproveitadas para ornamentação, já que possui design único, com uma cor viva em verde escuro. As folhas são ovais e quase cordiformes, podendo se apresentar em tons de verde musgo ou verde-claro variegadas com uma coloração de branco, com funções muito paisagísticas. Os ramos volumosos e numerosos apresentam a mesma cor das folhas, sendo bastante brilhantes para ornamentação.

As flores da rosinha-de-sol possui belas flores, muito coloridas e especialmente feitas para enfeite, já que possuem um design bastante interessante. Elas são pequenas e possuem muitas pétalas, finas, mas com tons bastante diversificados e que cercam do vermelho ao rosa vivo. Nascem nas pontas dos ramos e vão se tornando mais longas conforme a espécie e a variante. A floração se assemelha a margaridas que podem até ser brancas de acordo com a sua variedade.

A floração pode ser muito maior em algumas épocas, especialmente na primavera. Elas ficam volumosas até o verão e podem durar até mesmo no inverno, por causa da sua floração casual. Por isso, ela é dita uma espécie bastante tolerante ao frio, além de ser uma excelente opção para cultivo em todo o país.

A rosinha-de-sol pode ser usada na forma de forração, em canteiros, maciços, bordaduras e em vasos, sendo eles grande sou pequenos, inclusive naqueles suspensos, em que a planta pode ficar pendente, enfeitando bem o jardim.

É uma espécie muito recomendada para os chamados jardins de pedras. Elas possuem a ótima capacidade de fechar bem o solo em que é plantada, impedindo o crescimento de ervas daninhas, que danificam muitas plantações. Podem também formar grandes berços em vastos gramados, já que sua propagação acontece em uma velocidade alta, espalhando a ramagem por todo o espaço. Procure plantar a rosinha-de-sol em volta de espécies como palmeiras e cicadáceas.

A floração se estende durante o ano todo, por causa do seu ciclo de vida perene. As flores são muito atrativas para insetos como abelhas e borboletas, ajudando a enfeitar os jardins externos. É também uma planta que pode ser ingerida, se aproximando do espinafre em termos de sabor.

rosinha-de-sol_vaso

Cultivo
Para plantar a rosinha-de-sol é preciso seguir algumas regras e saber qual a melhor forma de plantio. Em locais ensolarados e com solo em boas condições, a planta pode se desenvolver da melhor maneira possível. No solo, é preciso colocar muita matéria orgânica, sendo os mesmos bastante arenosos. Já em solos mais compostos por argilas, Em solos argilosos para garantir seu cultivo eficiente, é preciso adicionar um composto orgânico composto por bastante areia e elementos mais secos, incluindo cascas semi decompostas para finalizar a preparação para cultivo.

Preste atenção aos solos sumidos demais e altamente encharcados. Eles não servem para estas plantas.

O canteiro para o plantio deverá ser bem preparado. Use o revolvimento de terra com pelo menos 15 cm de profundidade em uma cova bastante rica em matéria orgânica. Adicione composto, a areia e cascas secas, se for muito necessário.

Outras características que não devem ser colocadas para trás é que o espaçamento entre as covas ou as mudas deverá ser de mais ou menos 20 cm e no mínimo 15 cm. Isso deverá ser feito por a planta se propaga de forma muito rápida, se espalhando velozmente.

As regas deverão ser altamente reguladas e bastante equilibradas para evitar que o solo fique muito úmido. Depois, é preciso minimizar as mesmas, apenas para garantir o enraizamento inicial da espécie. É importante notar que a rosinha-de-sol se desenvolve melhor em solos secos.

Propagação
A propagação das mudas também é uma etapa importante do seu cultivo. Para começar, é preciso utilizar a estaquia de ramos com pelo menos 3 ou 4 gemas de folhas e ramagem. Elas podem ser colocadas em um recipiente com areia de construção não muito úmida.
Esta umidade leve é necessária para que a emissão de raízes evite a perda da umidade da estaca.

janel1

Gazania_lichtensteinii

A Gazânia, planta de origem africana, é uma herbácea florífera de baixa estatura que se destaca pela grande quantidade de flores grandes e coloridas que produz durante os anos mais quentes do ano, além de ser uma planta bem resistente a períodos de seca, o que é ótimo para donos mais descuidados com as regas. Ela também apresenta folhas de duas cores, verdes e cinzas.

Apreciadora de gostar de calor é fácil entender porque as gazânias suportam bem as épocas de seca. Pessoas que se esquecem e não regam as plantas com a frequência que devem receber água, encontram nas gazânias uma boa opção, considerando que elas suportam um bom tempo sem o líquido.

As gazânias não se limitam a ter lindas flores, elas também possuem folhas de rara beleza, nas cores cinza e verdes.

Graças as suas características, as gazânias podem ser cultivadas dentro de casa, em vasos, assim como podem fazer parte de um jardim. Porém, neste segundo caso, é importante que ela fique sob a sombra parcial de uma árvore. Normalmente, o sol direto faz com que essa planta tenha suas folhas e flores queimadas.

gazania

Como cuidar das Gazânias
As gazânias são consideradas plantas que não exigem muito, em relação aos cuidados que devem ser dispensados a elas. Até porque elas tanto resistem aos dias muito secos, quanto resistem aos dias muito frios.

Veja a seguir, alguns cuidados indispensáveis que são necessários para quem quer ter um exemplar de gazânia em casa, seja dentro ou na área externa:
1 – Por mais que as gazânias não exijam muitos cuidados, para que elas vivam bem é necessário que se faça uma renovação no jardim ou nos vasos a cada cinco anos. Ela ficará com um porte grande e depois de determinado tempo, o número de flores vai reduzindo, por isso, é aconselhável fazer esse tipo de processo. Extraia as mudas e depois as cultive de novo.

2 – O solo onde está a gazânia não pode ficar completamente seco. É verdade que ela resiste um longo período sem água, mas deixá-la sem o líquido fará com que ela perca parte do seu brilho da sua viçosidade.

3 – O solo ideal para receber uma muda ou mais da gazânias é aquele com adubo de fertilizante orgânico, pois ela precisa desses nutrientes para crescer saudável. Quando as flores começarem a aparecer é hora de adicionar fertilizantes que sejam ricos em fósforo, como forma de estimular ainda mais o crescimento delas.

4 – A gazânia precisa de sol para viver, mas o ideal é que essa luz chegue até ela de forma indireta, pois o sol a pino queima suas folhas.

5 – Quando melhor você cuidar das suas gazânias, mais lindo será o espetáculo com suas flores e folhas, causando um lindo efeito multicolorido.

Gazania_rigens-1
Os usos da Gazânia
A beleza das flores da gazânia a faz ser muito usada em projetos paisagísticos. Elas são uma excelente opção para se fazer maciços e bordaduras. Sua “cara” rústica e campestre é que faz com que ela se saia bem para essas “tarefas”.

Falamos tanto das flores, mas as folhas também merecem destaque. Elas são verdes na parte de cima, mas a parte inferior é cinza. Sem falar que se apresentam de várias formas, com combinações e cores diversas. Aliás, isso é uma característica marcante das plantas que parecem um pouco rústicas.

As flores que são aparentes, estão na verdade protegendo outras flores, que diminutas amarelas, localizadas bem no centro, enquanto as maiores são os capítulos florais.

As cores podem variar entre marrom, amarelo, vinho, laranja, branco e a tendência é que em direção ao centro a cor vá mudando, vá ficando mais escura. Porém, mesmo com misturas e combinações, elas jamais se apresentam malhadas. É possível observar em algumas variedades das gazânias, um tom marrom que fica bem perto do miolo.

Gazanias-1
Como cultivar Gazânias
As gazânias devem ser cultivadas em solo bem adubado e rico em matéria orgânica, além disso, esse cultivo deve ser sob sol pleno e as regas iniciais devem ser com pouco espaço de tempo entre uma e outra.

As reformas do canteiro ou vaso devem ser bienais para adubar o substrato e afofá-lo, além de aproveitar para se fazer novas mudas.

Como foi dito anteriormente, ela suporta o frio e o calor, porém o ideal é que ela esteja em uma situação de clima ameno.

E se depois do cultivo você estiver pensando em como ter outras plantas, a multiplicação da gazânia é feita através da divisão da planta.
1 – O primeiro passo, se o cultivo for ser feito em canteiro é limpar, garantindo que toda a erva daninha foi retirada. Se for necessário use herbicida, mas fique atento, de quanto tempo será necessário esperar para cultivar a sua gazânia depois de usar o produto. A informação costuma está descrita na embalagem.

2- Com o solo livre de ervas daninhas é hora de misturar areia, não importa se ele é duro ou argiloso. Aplique do mesmo jeito. Coloque cerca de 7,5 cm no leito e vá revirando a terra até fazer um buraco de 15 cm.

3 – Depois é só plantar as mudas de gazânias nos buracos, que precisam ter o dobro do diâmetro dos vasos que elas estavam plantadas anteriormente. Se for o caso de plantá-las para cobrir o solo, mantenha um espaço entre 30 a 45 cm entre cada uma das plantas. Em no máximo três meses, elas vão se aproximar.

4 – Para terminar é só regar as gazânias e isso nos primeiros dias deve garantir que 15 cm de terra para baixo estejam úmidas e que o solo fique molhado. Essa preocupação e o “excesso” de água deverão ser observados até o momento em que você veja que as plantas estão crescendo. A partir desse momento, a rega deve molhar os primeiros 5 cm de terra e a planta só deve ser molhada novamente quando você perceber que o solo está seco.

Para ter certeza que o solo está seco e evitar que a planta termine com a raiz podre, pelo excesso de água, antes de molhar novamente, toque a terra.

gazania hybrids1

Muito utilizadas na decoração, as Gazânias são flores bastante conhecidas e apreciadas seja para decorar interiores ou para exteriores em varandas ou mesmo nos jardins, onde formam um belo conjunto quando misturadas a outras flores de espécies diferentes.

Elas são especiais e servem para vários tipos de decorações e se adaptam a qualquer ambiente. Na grande variedade de espécies existentes, o aspecto e a cor de cada uma não são constantes.

O que chama a atenção neste tipo de flor e que faz com que se assemelhem é que a parte central é de uma tonalidade bem mais forte, mas na mesma cor do restante das pétalas. Ainda em relação a cor, podemos dizer que as gazânias vão do branco ao vermelho assumindo todas as variantes que possam existir entre uma cor e outra.

Importante lembrar
Essa flor tem bastante resistência ao frio, mas deve ser replantada a cada dois anos e não dispensa uma rega nos meses mais quentes.
* Renove o jardim a cada cinco anos, pois por mais que essa planta possa viver bem mais que isso, após esse tempo geralmente ela já estará com um porte bem grande e produzindo poucas flores, logo será o momento para extrair mudas e replantá-la.

* Irrigue de forma a não deixar o solo completamente seco, por mais que a planta possa resistir um bom tempo sem água, deixá-la seca não trará nenhum benefício, muito pelo contrário.

* Plante-a em solo adubado com fertilizante orgânico para que tenha nutrientes para crescer melhor. Ao começar a floração adicione também fertilizante rico em fósforo para estimulá-la a florir mais vigorosamente.

* Evite deixá-la diretamente ao sol, ela necessita de luz para viver, mas o sol a pino queimará suas flores.

Lembre-se, cuidando bem, vários exemplares próximos de plantas floríferas multicoloridas sempre causam um bom efeito.

janel6