Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Abaixo as principais características dos diferentes tipos de trepadeiras.

flor-de-maracuja

Antigonon leptopus.- Amor-agarradinho.
Trepadeiras com gavinhas

Também conhecidas como sarmentosas, elas apresentam estruturas, que podem ser folhas ou ramos modificados, capazes de se enrolar no suporte, permitindo assim a fixação e ascendência da planta.
Ex: Maracujá, Amor-agarradinnho

Tumbergia azul

madressilva

saintlegerianum3

Trepadeiras volúveis – Seus caules e ramos jovens são capazes de se enrolar na estrutura, durante o crescimento da planta. Fixando-se em suportes mais estreitos, como fios de nylon ou arame, e até mesmo colunas.
Ex: Tumbérgia-azul, Madressilva, Sapatinho-de-judia

unha-de-gato

falsa-vinha
Trepadeiras de raízes adventícias
Raízes Adventícias – Ótimas para revestir muros, este tipo de trepadeira emite diretamente do caule, raízes modificadas que penetram e grudam no suporte, com muita aderência.
Ex: Unha-de-gato, Falsa-vinha

janel7

ervilha_de_cheiro_lilas
Trepadeiras anuais

Nesta lista estão incluídas trepadeiras de textura herbácea ou semi-herbácea, de crescimento rápido e vigoroso, excelentes para cobrir rapidamente suportes leves e pequenos, como algumas treliças. Acabam perdendo a beleza e o vigor com o tempo, exigindo o replantio.
* Amarelinha
* Boa-noite
* Bucha
* Capuchinha
* Ervilha-de-cheiro
* Esqueleto
* Glória-da-manhã
* Gloriosa
* Ipoméia
* Teta-de-vaca
* Trepadeira-mexicana

Trepadeiras perenes
São plantas de textura semi-lenhosa ou lenhosa, adequadas para cobrir com muita longevidade estruturas maiores, como pérgulas, caramanchões ou pórticos. Seu crescimento pode ser um pouco lento, mas o cuidado dispensado é normalmente recompensado com belas floradas e sombras fresquinhas.
* Alamanda
* Amarelinha
* Amor-agarradinho
* Aspargo-samambaia
* Baunilha
* Boa-noite
* Buquê-de-noiva
* Caracala
* Chapéu-chinês
* Cipó-de-são-joão
* Cipó-uva
* Clemátis
* Clerodendro-vermelho
* Congéia
* Corações-emaranhados
* Costela-de-adão
* Dama-da-noite
* Dipladênia
* Escova-de-macaco
* Fita-de-moça
* Flor-de-cera
* Flor-de-são-miguel
* Glicínia
* Glória-da-manhã# Guaco
* Hera
* Hera-americana
* Hera-da-algéria
* Hera-japonesa
* Ipoméia-rubra
* Jasmim-amarelo
* Jasmim-árabe
* Jasmim-asa-de-anjo
* Jasmim-da-índia
* Jasmim-de-madagascar
* Jasmim-dos-poetas
* Jibóia
* Jibóia-prateada
* Kiwi
* Lágrima-de-cristo
* Madressilva
* Maracujá
* Mussaenda-vermelha
* Papo-de-peru
* Primavera
* Rainha-da-noite
* Sapatinho-de-judia
* Sete-léguas
* Sininho
* Trepadeira-de-arco
* Trepadeira-elefante
* Trepadeira-jade
* Trepadeira-mexicana# Trombeta-chinesa
* Tumbérgia-azul
* Unha-de-gato
* Uva

Elas são as plantas mais versáteis em qualquer jardim. Parecem capazes de se moldar às nossas idéias criativas. As trepadeiras são assim, acrescentam charme e romantismo a diversos projetos. Integram ou separam os espaços no jardim com naturalidade ímpar, seja na forma de cercas, caminhos com arcos, caramanchões ou simples e delicadas treliças.
Apesar de tão úteis, é importante conhecer um pouco cada tipo de trepadeira e o modo com que se fixam. Assim podemos adequá-las melhor ao uso e ao tipo de suporte.

por do sol

maciço

Os maciços herbáceos são um dos elementos preferidos pelos paisagistas. O jardim se renova permanentemente nas estações anuais, transformando o visual, obtendo melhores resultados principalmente quando ele é formado na maior parte por espécies perenes.

Os maciços de flores são populares em muitos países há muitos séculos. Os antigos persas cercavam seus passeios de matas de flores, arbustos e espécies bulbosas de temporada.

As espécies perenes herbáceas são plantas que duram um número indefinido de anos, sempre em geral mais de dois. Várias são as espécies que anualmente perdem suas partes elevadas, para se renovar com brotação e floração novas. Algumas permanecem durante muitos anos no mesmo leito, sem que precise ser podada ou substituída. Outras precisam ser replantadas e algumas vivem menos e devem ser mudadas ou renovadas. Mas de qualquer forma os maciços herbáceos são de um efeito plástico contagiante.

Convém serem plantadas juntas, as espécies que tenham necessidades agrícolas similares, e estes maciços não precisam ser muito amplos. Deverão ser de um tamanho adequado ao jardim, e estar agrupados de modo audacioso, respeitando seu porte e efeito desejado; os vegetais interagindo entre si nas transformações sazonais, e por extensão, na paisagem do jardim.

Há alguns anos atrás, estes maciços eram plantados para dividir os hortos da monotonia das fileiras de hortaliças e frutos, e também como fonte de flores para uso doméstico (típico jardim e pomar da vovó). O maciço herbáceo bem planejado adquire na primavera e no verão, e no outono e no inverno com menor intensidade, um aspecto esplêndido, com massas de cores vivas que formam contrastes de variações de altura, forma e textura, que contribuem muito para o impacto desejado.

O tempo de floração é um dado importante no momento de fazer planos. Algumas pessoas optam pelos períodos do apogeu, tais como o princípio e o fim do verão, e desprezam os intermediários. Entretanto a maioria das pessoas exige mais dos maciços e, para ampliar sua temporada, plantam espécies de floração precoce e outras tardias, para que floresçam durante o final da primavera e verão.

Cabe uma seleção cuidadosa das espécies herbáceas para que tenhamos prolongado o colorido por mais tempo dentro das 4 estações anuais. Para que isto aconteça, devemos contar além do maciço herbáceo puro, com os mistos que contenham arbustos de flor e outras plantas.

luar cheia