Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




horta
Enriqueça a terra com composto orgânico antes de montar a horta e a cada novo plantio. Assim, você garante os nutrientes necessários para as hortaliças que vai cultivar.

Para preparar uma boa quantidade de composto, escolha um canto da área externa e vá intercalando esterco, folhas secas e terra. Cada camada deve ter cerca de 10cm de altura e a última deve ser de terra.
Feito isso, cubra tudo com uma lona, plástica para acelerar a decomposição. Não estranhe se ele ficar quente. Uma vez por semana revire e molhe a mistura.

Adubo na horta
Existe uma infinidade de adubos orgânicos e produtos utilizados na sua produção. A receita geral é: 2 litros de adubo para cada 10 litros de terra retirada da cova.

Como o poder de fertilização varia entre os diferentes adubos orgânicos, essa medida varia de acordo com o tipo usado:
- Composto orgânico (restos de vegetais misturados, grama, folhas, verduras, frutos): 4 litros de adubo para 10 litros de terra.

- Húmus de minhoca, esterco de boi ou de cavalo: 2 litros de adubo para 10 litros de terra.

- Esterco -de porco ou de frango: 1 litro de adubo para 10 litros de terra.

- Torta de mamona: 500 ml para 10 litros de terra.

- Esterco de galinha ou de coelho: 650 ml para 10 litros de terra.

Somente uma análise de solo indicará as quantidades com precisão, devendo ainda, serem observados o volume da cova ou do solo que vai ser adubado.

3

jardim no muro
- Disfarce o mau aspecto de um muro cobrindo-o com trepadeiras e árvores frutíferas. Mas existem outros truques para fazer modificações radicais: tinta colorida, espelho e treliças decorativos poderão trazer mudanças ao jardim, reais ou imaginárias.

- Floreira só são realmente bonitas quando estão carregadas de flores. Portanto, se for combinar mais de uma espécie, preocupe-se em selecionar plantas que floreçam mais ou menos na mesma época do ano.

- Na hora de montar o seu vaso mix, lembre-se de que as espécies a serem escolhidas devem ter as mesmas exigências quanto ao tipo d solo, a frequência das regras e as condições de luminosidade.

- Sempre que possível, faça um teste antes de plantar. Reúna as espécies escolhidas e observe a impressão causada pelo conjunto. Faça vários arranjos diferentes, experimentando as diversas combinações possíveis até realmente condições de escolher aquilo que lhe parece satisfatório.

- O condicionador de solo é um composto que altera as condições físicas do substrato, ajudando na retenção de água, nutrientes e na aeração do solo. A dose a ser utilizada será a mesma do adubo orgânico. Esses produtos são produzidos a partir de turfa, resinas ou vermiculita.

- Há quem acredita que basta secar o esterco para fazer o adubo. Isso é errado. Para que as bactérias transformem o material orgânico do esterco nos sais minerais do adubo, é preciso haver fermentação. E isso só ocorre numa mistura úmida.

- Vasos porosos, sobretudo como os efeitos de cerâmica ou de terracota, podem ressecar com bastante rapidez. Se um descuido desses acontecer com você, retire a jardineira do lugar e mergulhe-a parcialmente em água por meia hora.

- A melhor garantia contra as pragas e doenças são os cuidados com luminosidade, regras e adubações. Uma planta mantida adequadamente, estará sempre em condições privilegiadas para enfrentar qualquer eventualidade.

- Quem são os principais vilões do jardim?
Ácaros, brocas, cochonilhas, gafanhotos, lagartas, moscas brancas, pulgões entre outros.

- Umedeça a terra da muda e vire o saquinho de cabeça para baixo, segurando a base da muda. O torrão inteiro se destacará facilmente.

sininho3

bambu-da-sorte
Para que você possa escolher e cuidar das plantas dentro de casa, abaixo estão listadas dez espécies que se adaptam com facilidade a condições restritas de iluminação e ventilação. De acordo com o espaço disponível em casa, você pode escolher a melhor opção.

1. Palmeira ráphis (Rhapis excelsa)
Uma unanimidade entre os paisagistas quando o assunto é área interna. Tem grande porte e é ideal para o hall ou sala de estar ampla. Além de exigir poucas regas, ela não precisa de sol diretamente.

2. Bromélia (Gusmania scherzeriana)
É uma opção para quem não abre mão de cores nas plantas. Se bem cuidada, com regas de uma a duas vezes por semana e adubação mensal, ela dura até quatro anos.

3. Bambu da sorte (Dracaena sanderiana)
Pode ficar em vaso com terra ou água e resiste à falta de luminosidade, podendo ser acomodada em banheiro ou sob escadas. Há opções para pequenos vasos de vidro, que podem ser enfeitados com pedras.

4. Planta abacaxi (Ananás ananasoides)
É uma planta perene, que atinge até 60 centímetros de altura e que pode ser cultivada em vasos pendurados em treliças. Precisa de algumas horas de sol por dia.

5. Dracena (Dracaena marginata)
Outra espécie constante nos cachepots de salas e áreas comerciais. Algumas qualidades têm mais de um tom na folha, o que chama atenção de quem procura decorar com plantas.

6. Lírio-da-paz (Spathiphyllum cannifolium)
Muito versátil para interiores, há versões pequenas, médias e gigantes. A delicadeza da planta é o que mais chama atenção. Mas a falta de rega correta pode deixar as folhas amareladas.

7. Orquídea phalaenopisis (Phalaenopsis hybridos)
Uma das poucas espécies de flores que melhor se adaptam em interiores. A vantagem da falenópsis em relação às demais orquídeas é que as flores duram até três meses e a floração acontece duas vezes ao ano.

8. Brilhante (Zamioculcas zamiifolia)
De folhas rígidas, espessas e coloração verde intensa, a planta pode ficar em vasos ou pequenos canteiros internos.

9. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena)
Atinge, no máximo, 50 centímetros de altura. Durante o inverno, quem as cultiva na varanda ou sacada deve recolher o vaso, pois ela não resiste ao frio. Deve ser evitada em casas com animais ou crianças, pois as folhas são venenosas.

10. Pata de Elefante (Beaucarnea recurvata)
É uma planta de grande porte, que atinge até 5 metros se plantada na terra. Mas, quando cultivada em vaso, se adapta à restrição de espaço. Sobrevive tanto em pleno sol, quanto a meia-sombra.

por do sol