Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vasos-plantas

Os adubos são cultivados para melhorar os solos, geralmente em jardins orgânicos. Há muitos para se escolher, e muitos fatores a se considerar quando se escolhe a planta certa a se cultivar.

* Decida por quanto tempo o adubo irá permanecer. Os adubos são normalmente colocados em um solo que ficará vazio durante várias semanas, ou que foi recentemente cultivado. Por quanto tempo o adubo irá permanecer é um fator chave na escolha. Por exemplo, o trigo sarraceno e a phacelia têm um ciclo de vida curto e, normalmente, de deixa o adubo por apenas algumas semanas antes de se começar a plantar. O centeio húngaro pode ser deixado no lugar ao longo do inverno, e a alfafa é utilizada como cobertura a longo prazo – ela pode crescer por mais de um ano.

* Pense no seu solo. Como qualquer planta, adubos diferentes têm necessidades diferentes. O trigo prospera em solos pobres, mas os trevos exigem bastante barro. A alfafa não gosta de solos ácidos, e nem de plantas de inverno. O centeio húngaro cresce muito bem em solos pesados.

* Faça uma lista de desejos. Quais melhorias no solo você precisa? Os adubos podem suprimir as ervas daninhas, controlar a erosão e a perda de nutrientes, melhorar a estrutura e até mesmo adicionar nitrogênio ao solo -, mas nem todos fazem todas essas coisas. Decida que melhorias você está procurando.

* Não se esqueça de considerar a estação do ano. Na primavera e no início do verão, você terá um grande número adubos para escolher. Enquanto o ano passa, suas escolhas diminuem. No outono, há apenas poucos adubos que irão funcionar.

* Considere o próximo uso do solo. Como o solo será utilizado após a adubação também é importante. Se o solo for de sua horta, é necessário considerar a rotação de culturas; muitos adubos são membros de famílias de hortaliças e precisam seguir tal rotação. Alguns, inclusive o centeio húngaro, inibe a germinação de sementes. Isto a torna boa para o controle de ervas daninhas, mas significa que você não deve utilizar tal solo para plantar – pelo menos pelas próximas semanas.

* Lista curta. Depois de levar em conta todos estes fatores, você pode fazer uma pequena lista de candidatos potenciais ou ter apenas uma escolha. Se você tiver uma pequena lista, a escolha final é apenas uma questão de comodidade para você.

Escolher um adubo não precisa ser algo assustador, mas para melhores resultados você precisa fazer seu dever de casa e encontrar o que for melhor para seu jardim. Uma vez que você tiver feito isso, é apenas uma questão de plantar as sementes e deixar as plantas crescerem.

fonte

Sementes de Grevillea robusta
Enquanto você pode comprar quase qualquer tipo de flores ou plantas que já foram plantadas em uma estufa ou jardim, há algo muito gratificante sobre como criar seu próprio jardim a partir de sementes. Assim que tiver decidido fazer este percurso, você tem uma infinidade de opções de onde comprar suas sementes.

Dicas gerais de compra de sementes de flores
1 – Idade das Sementes - Sempre que possível, compre sementes novas, frescas. Embora algumas variedades vão durar muito tempo, outras são perecíveis. Sementes do ano passado, apesar de mais baratas, também são menos confiáveis.

2 – Número de Sementes- Planeje o seu jardim por seções, e meça de cada uma. Ao comprar sementes de flores, anote as instruções de plantio na parte de trás da embalagem. Estas irão lhe dizer em que distância plantar as sementes, para que você saiba quantas você precisa para o seu espaço.

3 – Condições do Jardim - Quando estiver planejando o seu jardim, anote também as condições de crescimento. Algumas seções terão mais sol ou sombra do que outras, e uma ponta de seu jardim pode ter uma melhor drenagem do solo do que as outras. Iguale as condições de cultivo das sementes com o estado de cada seção do seu jardim.

4 – Tipo de Flor- As chances são de que você já tenha alguma idéia de como você quer que o seu canteiro de flores fique quando estas brotarem e crescerem. Para um jardim que se floresce o ano todo, escolha diferentes tipos que crescem em épocas diferentes. Também é bom comprar uma boa seleção de sementes anuais e permanentes.

Onde comprar sementes de flores
Na primavera, as sementes de flores estão disponíveis em quase qualquer loja que você vá, de lojas de ferragem até mercearia. Aqui estão alguns bons lugares para se procurar sementes de flores, não importa a época do ano.

1 – Viveiros - Viveiros de plantas são um excelente lugar para se comprar tanto as suas sementes de flores quanto falar com os peritos que irão guiá-lo em suas escolhas. Embora geralmente viveiros sejam especializados em plantas que tenham sido plantadas em potes e vasos, você também encontrará uma grande variedade de sementes para você escolher.

2 – Catálogos de sementes - Grandes empresas de sementes geralmente têm catálogos sazonais que elas enviam por correio a membros e assinantes. Catálogos são ótimos para sementes de espécies específicas de flores, híbridas, exóticas ou difíceis de encontrar.

3 – Online - Com a era da Internet, é fácil encontrar as suas empresas de sementes favoritas online, e a maioria delas têm os seus catálogos disponíveis para visualizar diretamente do seu computador. Você também pode encomendar suas sementes e tê-las entregues no conforto de sua casa. A única desvantagem para este tipo de semente de flor é o grande volume de sementes disponíveis. É fácil tornar-se dominado pela seleção.

4 – Sociedades de jardinagem – Grupos de jardinagem, sociedades hortícolas, flores e outros grupos de adeptos muitas vezes fazem trocas de sementes, ou vendem a partir das suas plantas existentes. Se existem jardins públicos em sua área, verifique se eles coordenam este tipo de grupo. Caso contrário, procure na lista telefônica.

estrelinhas-2345

jardim de musgos

Os japoneses os vêm plantando por séculos; de uma perspectiva religiosa, acha-se que os jardins de musgo trazem um estado mental calmo e contemplativo.

Há muitos musgos diferentes para se escolher quando for plantar o seu jardim – variedades amarelas, verdes, marrons e mesmo brancas. Alguns, como o musgo macio, são exatamente como o nome diz, enquanto musgos que crescem em pedras oferecem uma cobertura vibrante em quaisquer pedras grandes que você puser em seu jardim. Algumas plantas que nós consideramos musgo não são tecnicamente musgos, mas são classificados como hepáticas ou antóceros. Essas plantas têm aparência e comportamento similar aos musgos. Como eles são plantas não vasculares, eles não têm raízes, folhas e talos.

Por que você iria querer começar um jardim de musgos (ou simplesmente deixar os seus musgos atuais crescerem e prosperarem, se for o caso)? Aqui estão algumas boas razões.

• Em muitos casos, eles são mais calorosos do que as nossas flores e plantas ornamentais. Musgos crescem com água e pouca luz solar – boas notícias para os vários amantes de musgo que vivem em áreas temperadas com muitas chuvas por ano. A maioria das pessoas planta grama todo ano onde ela não vai crescer devido à baixa quantidade de sol; musgo cresceria facilmente ali! Se você vive em climas áridos e secos, um jardim de musgo não é a idéia mais prática de paisagismo.

• Eles não contribuem para a sua alergia a pólen. Grama e outras alergias a pólen são algumas das causas mais comuns de secreção nasal, garganta arranhada e espirros que muitas pessoas têm em meses de verão. Por que alimentar a sua alergia com o que você planta em seu quintal? Faça do seu quintal um santuário, nutrindo os musgos ao invés de matá-los em detrimento do seu gramado.

• Produtos químicos e fertilizantes que matam musgos. No país inteiro, peixes estão morrendo e as nossas águas frescas sendo cada vez mais contaminadas pelos produtos químicos que nós usamos para nutrir os nossos jardins e gramados artificiais. Químicas usadas para erradicar os musgos, assim como fertilizantes químicos usados para promover o crescimento de flores em jardins convencionais entram na água drenada da chuva e eventualmente nos rios. Ao acolher os musgos e apreciá-los por sua beleza natural, nós também podemos reduzir a poluição e manter a água e os peixes vivos e saudáveis.

• Beleza estética. Você já passeou por uma floresta depois de uma chuva e admirou as camadas brilhantes de musgos pegando um pouco de sol embaixo de uma grande árvore? Grama nunca poderia ser tão brilhante. Você pode ter o mesmo brilho no seu quintal plantando um jardim de musgos!

Alguns ambientes são melhores para o cultivo de um jardim de musgo. Primeiramente, é importante entender os princípios básicos de paisagismo.

Aqui estão algumas regras para plantar o seu jardim de musgo.
- Água. Alguns musgos podem sobreviver longos períodos secos, se recuperando rapidamente quando forem umedecidos de novo. Porém, a maioria dos musgos exige umidade e pouco sol para prosperarem. Se o local do seu jardim de musgos já tem musgos nascendo, isso geralmente é um excelente indício que o local é hospitaleiro a musgos. Uma vez que o seu jardim de musgos está prosperando, o único cuidado que ele geralmente exige é um pouco de água durante qualquer período seco.

- Sombra. Ao contrário de plantas que precisam de muito sol, musgos preferem crescer com pouco sol. Na verdade, o musgo é uma ótima adição a qualquer jardim na sombra. A maioria dos musgos se sente melhor em condições de sombra, ou pelo menos em lugares onde eles não ficam expostos constantemente ao sol. Uma quantidade moderada de sol é aceitável. Em áreas ensolaradas, você pode planejar o local do seu jardim de musgos na sombra de uma árvore grande. No hemisfério norte, é melhor plantar no lado nordeste da árvore, e o contrário é válido para o hemisfério sul. Mais uma vez, se você escolher um lugar onde já tem musgos, você terá sucesso com o seu jardim de musgos.

Se parte do seu local desejado para o jardim tem muita exposição ao sol, tente plantar nesses locais musgos que não são tão dependentes de sombra. Musgos Byrum, encontrados comumente em paredes ou frestas na calçada se adequam melhor do que a maioria dos musgos à exposição do sol. Musgo Grimmia é outra variedade a se considerar para trechos com maior exposição ao sol.

• Preparando o solo. Capine a superfície do solo e remova qualquer gramado. O musgo provavelmente matar a grama de qualquer jeito, mas remover qualquer grama presente com antecedência pode assegurar que o seu jardim de musgo cresça sem nenhuma competição.

• Transplantando o musgo. Se vocês já têm musgos crescendo no seu quintal. Sorte a sua – você pode simplesmente cortar um pedaço de emaranhado de musgo e movê-lo para o local desejado do seu jardim. Quando você transplanta um emaranhado de musgo, molhe o solo e o musgo antes de plantá-lo. Certifique-se que ele fique no mesmo nível do resto do solo em volta. Mais importante, coloque a terra bem apertada em volta e abaixo dele

Se você ainda não tem musgo no seu quintal, ou se você simplesmente quer outras variedades para embelezar o seu jardim de musgos, você pode procurar por musgos em lojas de jardinagem. Porém, os musgos ainda não são tão comuns em lojas. Mas não perca as esperanças – procure por musgos nos jardins dos seus amigos e em outras áreas públicas onde o crescimento de musgo é provavelmente não desejado (como fendas em pavimentos). Você pode até encontrar o que procura em alguns sites que vendem e enviam pedaços das variedades mais comuns de musgo.

Ao invés de enfrentar sempre uma constante batalha enquanto você tenta preservar a saúde das frágeis flores e plantas decorativas, considere a alternativa do musgo. Um jardim de musgos pode te ajudar a se reconectar com a serenidade da natureza.

espantalho

girassol

As flores são ramos modificados que contêm os órgãos reprodutores. Sua presença é a principal característica das angiospermas, plantas com flores e frutos pertencentes ao grupo das plantas vasculares (também chamadas de vegetais superiores, onde estão incluídas a maioria das árvores, arbustos e ervas).

Após a reprodução, a flor se transforma em um fruto, que encerra a semente em seu interior. A semente contém um embrião ou planta em miniatura, que germina para produzir uma nova planta. São vegetais de grande importância no meio terrestre, pois servem de alimento aos animais e influem na umidade relativa do ar e no clima da região.

A planta que possui flores dos dois sexos recebe o nome de monóica. Quando as flores de cada um dos sexos estão localizadas em exemplares distintos, a planta é considerada dióica.

borboletas_9