Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nome Científico: Caesalpinia pulcherrima
Sinonímia: Poinciana elata, Poinciana bijuga, Poinciana pulcherrima
Nome Popular: Flamboianzinho, flamboyanzinho, flamboyãzinho, barba-de-barata, poinciana-anã, flor-de-pavão, baio-de-estudante, vaio-de-estudante, orgulho-de-barbados, chagueira, flor-do-paraíso, flamboyam-de-jardim, chagas-de-jesus, ave-vermelha-do-paraíso
Família: Fabaceae
Origem: Antilhas
Ciclo de Vida: Perene

O flamboianzinho é um arbusto ou arvoreta perene, muito popular no paisagismo tropical. Ele apresenta caule lenhoso, ereto, ramificado e cheio de espinhos. Suas folhas são grandes e bipinadas, de coloração verde, com numerosos folíolos ovalados.

As inflorescências são terminais, em rácemo, compostas por flores vermelhas, vermelho-alaranjadas, vermelho-rosadas ou amarelas, de acordo com a variedade, todas caracterizadas por longos estames. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos são do tipo legume e surgem no outono.

Este arbusto de rápido crescimento é apropriado para o plantio em maciços ou grupos lineares, formando excelentes cercas vivas informais. As podas são permitidas e deixam a planta com aspecto mais compacto. Também pode ser plantado em vasos grandes, ou conduzido como arvoreta em calçadas, podendo alcançar 3 a 4 metros. Alguns povos usam a planta como medicinal, com propriedades antiinflamatórias, mas deve-se ter muito cuidado com o flamboianzinho, pois é uma planta tóxica, inclusive abortiva.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou sombra parcial, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e muito bem drenado. Adubações anuais estimulam uma intensa floração. Tolerante ao frio leve, em climas subtropicais ou mediterrâneos, tornando-se caducifolia (perde as folhas no inverno). Multiplica-se por sementes.

http://4.bp.blogspot.com/_5ZTva8nQduw/SOZYCJRjANI/AAAAAAAAJcE/l-qm_LmeNzs/s400/jardim+roseiras.JPG

Esterilize uma faca ou canivete bem afiados, no fogo. Espere esfriar e corte galhos de uma roseira bem na junta como num y. Plante em recipientes com terra de barranco (terra sem adubo, como a argila).

Deixe em lugares de sombra e não molhe muito.

Quando começar a aparecer as folhinhas novas ao longo do galho plantado aí sim poderá ser feito o transplante do torrão para o local definitivo com uma terá já adubada.

Os galhos escolhidos para devem ter pelo menos uns 40 cm, antes de plantá-lo, tire as folhas para plantá-los.


Para obter bons resultados é necessário ter os utensílios adequados.

É fundamental ter uma mangueira, fertilizante, sementes e luvas de jardinagem.

Com o passar do tempo virá a ter necessidade de comprar outros utensílios, mas por enquanto, estes são os suficientes para iniciar.

Inicie pelas pequenas coisas. Se não tem a certeza de quanto tempo pode dedicar à jardinagem, comece por plantar em vasos e talvez por algumas filas de flores no jardim.
Certifique-se de que plantou as flores nas zonas apropriadas do jardim, com mais ou menos sol.
Controle periodicamente o seu terreno com um kit de medição do pH. Isto lhe indicará se necessita de fertilizante ou de uma nova camada de terra.
Descubra quais as plantas que precisam de um cuidado especial em condições climatéricas especiais.

Uma vez plantadas todas as suas sementes, assegure-se de que pode dedicar pelo menos uma ou duas horas por semana para tratar da sua horta. Deve fertilizá-la e regá-la com regularidade.

Escreva um memorando das suas atividades anotando as que funcionaram e as que, pelo contrário, ainda devem ser melhoradas para a sua próxima plantação.

Geralmente na manutenção dos jardins incorre-se em excessos, como:
- rega em demasia;
- fertilização excessiva;
- cortes muito frequentes.

A jardinagem pode ser trabalhosa mas deve ser relaxante, por isso divirta-se!

Buganvilia

Cuidados:

* Sol pleno ou meia-sombra? – Normalmente, no seu habitat natural, as Buganvílias crescem encostadas em grandes árvores, e utilizam-se delas como tutor. Isso acontece particularmente com a Bougainville glabra, que emite brotações muito vigorosas na vertical, até atingir o topo da árvore. Aí então se abre em copa, fazendo confundir suas folhas e flores com as da própria árvore que a apoiou. Isso nos ensina que podemos cultivar Primaveras também à meia-sombra, desde que haja condição da parte aérea da planta receber diretamente os raios do sol.

* Suportam frio? – Buganvílias são cultivadas com sucesso de Norte a Sul do Brasil. Nos estados sulinos, sofrem um pouco com geadas mas, passado o inverno, voltam as folhas e as flores. É certo, porém, que os coloridos são mais vibrantes e intensos nas regiões de clima quente.

* Adubação – Primaveras devem ser adubadas preferencialmente com material orgânico. Em outras palavras, esterco bem curtido, composto, torta de mamona ou farinha de osso. Se não for possível, use adubo tipo NPK de fórmula 10-20-15 ou aproximada. O importante é que haja predominância do elemento Fósforo (o P da fórmula), que é o estimulante para a floração; um pouco menos de Potássio (K), que dá vigor à estrutura da planta; e menos ainda de Nitrogênio (o N da estória). Veja mais »