Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/41/6418arvores.jpg

Árvores plantadas muito próximas da casa, futuramente, podem ocasionar problemas. Raízes podem afetar a estrutura do imóvel e a queda das folhas problemas nas calhas e telhados.

Espécies muito boas para sombrear e que não trazem problemas são bauhinia, ipê-roxo, quaresmeira, e jasmim-manga. Essas espécies têm porte médio e raramente soltam folhas. O ficus, que é muito utilizado pelo seu crescimento rápido e sua sombra, deve ser evitado, pois suas raízes são muito agressivas.

A distância entre a casa e o local onde será plantada a espécie deve ser de aproximadamente 4 a 5 metros. Essa distância pode ser reduzida dependendo da espécie que será utilizada e sua finalidade dentro do jardim. Por isso, é sempre interessante consultar um paisagista.

O local onde a árvore será plantada deve ficar pronto 15 dias antes do plantio. A medida padrão para a cova é de 0,70×0,70×0,70 metros. O plantio deve ocorrer no horário em que sol está mais brando, ou seja, início da manhã ou fim da tarde. Deve-se retirar a embalagem que envolve o torrão e enterrá-lo com uma mistura de adubo orgânico curtido e terra vegetal. Sobre a terra é necessário colocar adubo químico. Um bambu de aproximadamente 2 metros de altura e bem enterrado dentro da cova sustentará a muda. Após o plantio, é necessário regar abundantemente.

Espécies frutíferas como a jabuticabeira, cajueiro e mangueira também são indicadas para sombrear.


Nome Científico: Lampranthus zeyeri
Nome popular: Cacto-margarida, Lampranto
Origem: África do Sul

Essa suculenta de crescimento vigoroso adquire um aspecto muito ornamental no inverno, época de sua florada.

As flores, que lembram as margaridas, são lilás-rosadas com miolo levemente amarelado e encobrem toda a planta.

Nativo da África do Sul, o lampranto é típico de clima subtropical árido e é usado para compor maciços em canteiros, sob sol pleno. É excelente como forração e também é resistente a baixas temperaturas. Atinge até 70 cm de altura e tem ciclo anual.

Solo arenoso e regas esporádicas (cerca de uma vez por semana), pois suporta solos mais secos.

Multiplica-se por estacas ou divisão de touceiras.

http://ipt.olhares.com/data/big/82/820478.jpg

Elas são insuperáveis no paisagismo. A florada de uma trepadeira é sempre uma ótima maneira de sofisticar o jardim.

Verdadeiros clássicos na jardinagem, as trepadeiras são presença obrigatória quando a proposta é trazer cores e atrair pássaros nos jardins. E as opções são muitas. Basta uma visitinha a um viveiro ou garden center para se encantar com a variedade de espécies.

As trepadeiras são plantas semi-lenhosas, com ramos reclinados, de florescimento abundante e vistoso. As folhas são de várias formas. Flores com grande variedade cores, rosas, vinhos, lilás, amarelas, brancas, roxas, azuladas.

Cultivadas a pleno sol ou meia sombra, necessitam de algum tipo de suporte para direcionar o crescimento, devem ser amarradas ao suporte, utilize fios elétricos revestidos de plástico ou braçadeiras plásticas, tomando sempre o cuidado de não apertar demais a planta ao suporte.

Plantar em terra de boa qualidade, irrigar periodicamente.
Evitar a poda no início da floração, e quando for necessário cortar com delicadeza para não prejudicar a planta.
Ao plantar a sua trepadeira, faça covas obedecendo mais ou menos ao seguinte critério:

* Para as plantas sarmentosas e volúveis, o tamanho ideal é de 30 x 30 x 30 centímetros.
*Para os cipós e arbustos escandentes, as covas devem ser maiores, medindo aproximadamente 50 x 50 x 50. Considere, ainda que uma das regras mais praticas para o cultivo de trepadeiras, é aquela que diz “umidade nas raízes e sol na copa”, além do fato de necessitarem sempre de um tutor.

É necessário inspecionar periodicamente o desenvolvimento das trepadeiras, sobretudo para instalar novos atilhos, soltar ou afrouxar atilhos antigos e para podar brotos ladrões ou aqueles que, se crescerem, darão à planta uma formação diferente da desejada.

As trepadeiras requerem podas constantes, para que se consiga dar a elas o formato desejado. Faça isso com tesoura bem afiada, de modo a não ferir os tecidos da planta.

Cipó-rosa

O gênero Cuspidaria refere-se ao alongamento da ponta do folíolo e nome da espécie, convoluta, é em função da forma dos seus frutos, os quais possuem duas asas laterais. Originária do Brasil, é uma planta trepadeira lenhosa, bastante vigorosa e florífera. Apresenta folhas coriáceas e decíduas no inverno, composta de três folíolos. As inflorescências são compactas e formadas por muitas flores.

Seu cultivo é recomendado a pleno sol, em solos orgânicos.
A propagação pode ser feita por sementes, estaquia e alporquia.
Muito indicada para caramanchões, portais, muros, pórticos e pérgolas.

Existem na família Bignoniaceae aproximadamente 800 espécies em 110 gêneros, 33 destes são Cuspidaria. São plantas lenhosas, predominantemente lianas, mas também podem ser arbustivas e arbóreas.