Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




decoração em casa

Eles são bonitos, charmosos e dão o frescor que sua casa precisa.
As flores e plantas esbanjam uma beleza natural. Espalhar muitos vasos pela casa garante um ambiente alegre e mostra o bom gosto da dona da casa.
Para quem não tem tempo de cuidar, existem opções de plantas e vasos, além das artificiais, que não necessitam muita manutenção, tanto para as áreas internas, quando para as externas. E para quem gosta muito de viajar, a tecnologia entra em ação com irrigadores automáticos programados para períodos já determinados, facilitando para quem não está tão acostumado.

Já para quem é aficcionado por uma casa verde e um belo jardim, cultivar plantas é o hobby perfeito para a decoração, pois estimula a capacidade criativa, permite diferentes combinações e arranjos que podem ser modificados seguindo os ambientes. O melhor de tudo é que você pode escolher entre gastar uma boa quantia em espécies exóticas ou criar com plantas e vasos mais comuns, sem exigir muito do bolso. Com flores do campo, por exemplo, é muito fácil compor belos arranjos, elas dão uma temática mais rústica para a casa e são de baixo custo. Os vasinhos de barro são simples, podem ser customizados e dão o charme natural para qualquer jardim.

Desde o vasinho de barro até um calamar de resina de 1.300 reais, da Arango, você pode conseguir resultados impressionantes. E já que o processo pede dedicação e cuidado, com certeza você ficará satisfeito por muito tempo com sua decoração.

Uma boa pedida para quem corre atrás de ótimas flores e plantas a preços justos é dar uma passada no CEASA. Acorde bem cedinho e dê uma olhada no que você pode encontrar por lá. É bom negócio, na certa.

É fácil mudar a decoração de seus vasos e não é necessário muito tempo para isso. Aqui vão algumas dicas úteis:
- Se você tem um vaso que se destaca muito dos outros, coloque-o em lugares diferentes para dar vida a outros pontos do jardim.
- Em vasos de plantas grandes, gire-o periodicamente, para mostrar outros ângulos da composição.
- Crie sessões por cores, para tematizar alguns setores da decoração. Mesmo assim, mantenha variações tênues de tons, para não tornar o look muito artificial.
- Misture pedras, metais e outros objetos de jardim para compor um cenário completo em meio às plantas.
- Utilize as paredes, grades e cercas. Todo cantinho pode ganhar vida com alguns xaxins e vasos.
- Certos vasos são decorativos por si só, mesmo sem plantas. Aproveite-os como pequenos mimos para ambientes pequenos.
- O principal: Vasos e plantas são customizáveis. Pinte, aplique patches, prenda fitas e utilize diferentes enfeites, para criar composições a seu gosto.

casa-decoracao-de-vasos

Como mudar em 15 minutos (ou menos) uma decoração com vasos
- Mude de lugar o vaso que tem mais impacto na sua decoração, por exemplo, um vaso grande, ou o que tem a planta mais robusta ou cheia de flores.
- Mude a altura a que estão os vasos – suba uns e desça outros. Coloque uns no chão, outros em suportes, ou em cima de vasos de barro grandes, virados ao contrário.
- Agrupe-os por cores, mas misture os tons para não ficar demasiado certinho. Se tiver muitas cores, misture uns vasos brancos, ou de barro ou zinco, para integrar melhor as cores.
- Coloque elementos decorativos juntamente com as plantas, como pedrinhas decorativas (existem em várias cores), berlindes, cata-ventos, esculturas em metal, figurinhas em arame, placas com nomes…
- Use as paredes e muros – pendure cestos e vasos de parede com plantas trepadeiras.
- Vasos vazios também são decorativos, pois mesmo sem plantas contribuem para o ambiente final.
- Pinte (ou compre) um vaso em barro com uma cor forte e coloque nele a planta a que quer dar mais destaque.

Dica para mudar de cor de forma rápida: coloque um saco de plástico por cima da planta e ate junto ao pé; cubra a terra com uma folha de jornal e coloque em cima algo para ela não voar; pinte o vaso com tinta em spray (verifique se o tipo de tinta se adapta ao material) e retire o saco de plástico logo que terminar.

drenagens em vasos

Um dos fatores mais importantes na hora de preparar um vaso ou jardineira é a camada de drenagem. Quando o excesso de água das regas acumula nos vasos, suas plantas podem morrer, porque as raízes apodrecem.

Para a drenagem você pode usar diversos materiais: cacos de telha ou vasos quebrados, argila expandida (as bolinhas marrons), brita ou até isopor (ideal para vasos pesados). Para começar a camada, proteja os buracos maiores do seu vaso com cacos de telha, depois coloque uma camada boa , suficiente pra cobrir o fundo,de argila expandida ou o que tiver à mão.

Existe no mercado uma manta chamada bidim, ela permite que a água saia do vaso e que a terra não entupa os buraquinhos, se não encontrá-la, não é 100% necessária.

Caso seu vaso não tenha buracos, faça-os com uma chave de fenda quente ou furadeira elétrica (no mínimo 3 para uma jardineira).

A camada pode aumentar, depende do tamanho do vaso. No caso de jardineiras menores, faça uma camada de drenagem mais fina e plante hortelã, orégano ou qualquer outra planta rasteira.

Não mantenha pratinhos com água sob os vasos, além de abrigar larvas do mosquito da dengue, você vai acumular água no fundo do vaso. Para vasos de cerâmica ou cimento, que secam com maior freqüência, use um prato com areia molhada.

Material necessário:
-1 jardineira ou 1 embalagem de leite ou 1 garrafa pet (necessário que tenha pelo menos 20 cm de profundidade)

-Pedriscos (só para caixas sem saída de água);
-Terra;
-Esterco;
-Areia;
-Mudas de hortaliças ou sementes

Modo de preparar a mini-horta:
-Se for preparar a mini-horta com garrafa pet ou embalagem de leite, cortar a parte de cima (conforme mostrado no programa):
-Colocar os pedriscos;
-Colocar a terra, o esterco e a areia e misturar bem estes três materiais;
-Fazer a semeadura ou o transplante de mudas de sua preferência;
-Regar 2 vezes ao dia no verão ou 1 vez por dia durante o inverno;
-Deixar no mínimo 5 horas por dia no sol;
-Deixar a jardineira em local arejado.