Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Thunbergia grandiflora Roxb_22

A Tumbérgia é uma planta originária da Índia e pertence à família Acanthaceae. Se caracteriza por ser um arbusto semi lenhoso, do tipo liana, com ramos bem flexíveis e é muito vigorosa de crescimento rápido.

Suas folhas apresentam a cor verde, e têm formato oval com bordas denteadas de forma irregular e suas flores são bem grandes e campanuladas, solitárias, mas também com inflorescências de poucas flores, brancas ou mesmo azuladas com o centro amarelo.

É uma planta que floresce abundantemente na estação da primavera, mas também em outras estações esporádicas ao longo do ano. A espécie T. Alba têm flores brancas. E pode ser cultivada em qualquer região do país.

Cultivo
É uma planta que necessita essencialmente de sol, mas também locais com sombra, desde que pelo menos no horário da manhã ela pegue sol, também precisa de solo fértil e bem drenado. Na cova de plantio coloque adubo de origem animal de curral, bem decomposto já, umas 500 gr devem bastar, caso seja de galinheiro, use metade do conteúdo.

Você também pode acrescentar 100 gr de farinha de ossos e areia, misturando sempre com o composto orgânico feito de folhas. Use um tutor feito com sarrafos ou então conduza os ramos para um muro ou uma cerca, ou até mesmo pérgola, para ajudar o crescimento.

thunbergia_alba1

A rega não deve ser esquecida nunca, na hora do plantio e depois por mais ou menos uns 10 dias, sempre para garantir água para a muda. Depois espaçar para a rega normal do jardim.

Sempre haverá a necessidade  de controle de seu tamanho, então em época em que sua planta estiver sem flores, realize a poda do arbusto, deixando sempre pelo menos 6 gemas apicais em cada ramo. E após a poda, deve-se adubar a muda com adubo animal curtido e composto orgânico e sempre regar bem.

Uso da planta no paisagismo e na decoração
É uma excelente planta para cobertura de pérgolas e caramanchões, mas em cercas vivas e muros elas ficam melhor ainda, derrubando-se em longos ramos floridos. Também pode ser consorciada com outra planta que pertence ao mesmo gênero, mas com outra coloração, isto é, você pode misturar as cores azuis e brancas, criando um belo efeito ornamental.

Reprodução
Esse tipo de trepadeira pode ser reproduzido bem facilmente através de sementes na primavera, e colocadas sobre um substrato do tipo leve, casca de arroz carbonizada ou uma mistura de areia e terra comum de canteiro, bem peneiradas.

Pode aproveitar para colocar em uma sementeira de produção ou em um recipiente grande em forma de cultivo comum. Semear e depois cobrir com terra seca peneirada ou areia, e regando logo em seguida. Cubra com um plástico para manter a umidade e até que a germinação aconteça, e retire o plástico.

Thunbergia5

O plástico aqui nesse caso serve para acelerar o processo de germinação, transformando o vaso em uma mini estufa, que abafa o ambiente e deixa-o mais quente e úmido, propício para a maioria das espécies que as sementes precisam pra brotar.

O local vira uma estufa com essa cobertura plástica. E quanto apresentar cerca de 6 folhinhas pode ser feito o transplante para um sacos com substrato feito de compostos orgânicos e adubo animal, com areia (tudo em partes iguais).

Não esquecer de colocar o tutor antes de colocar a muda. Poderá ser apenas uma pequena estava de bambu, pois a planta ainda é pequena. Manter em estufa até a planta atingir 0,50 ou 1 m.

A propagação dessa planta pode ser feita através de estacas jovens na primavera, contando-as de 15 a 25 cm das pontas dos ramos ainda novos e colocando-os em substratos iguais ao da sementeira. Regue todos os dias até que o enraizamento aconteça. O uso de enraizadores pode garantir uma percentagem maior de indivíduos na produção.

Prepare um substrato com adubo animal e composto orgânico de folhas ou húmus de minhoca mais areia, em partes iguais, em seguida preencha os sacos de plantio, e coloque a muda e preencha com mais substrato, regando a seguir.

Depois vá repetindo o processo de rega todos os dias por pelo menos 10 dias para manter a sobrevivência da muda.

Mantenha o cultivo em local protegido e com 50% de sombra até a sua comercialização. Sendo preciso use tutores como escada ou tripé para que a muda seja conduzida já para formar sua forma de trepadeira, assim ela fica com ótima aparência para venda.

Thunbergia grandiflora Roxb_Y

Como cuidar
Antes do plantio esse tipo de trepadeira, deve ser adubado pelo solo com fertilizante orgânico para que ela mantenha um crescimento regular. A cada 3 meses adicione também um pouco de adubo químico de NPK equilibrado e antes do inicio da primavera reforce a dose com o adubo orgânico e fertilizante de fósforo, essa é uma planta que floresce o ano inteiro, porém se destaca mais na época primaveril, logo é bom que ela esteja bem nutrida para que aproveitemos seu ápice.

Adicione também um pouco de areia grossa no solo para facilitar a drenagem e assim evitar que ele fique muito encharcado em épocas de chuva intensa.

A rega deve ser feita de modo a manter o solo sempre úmido, nunca encharcado. Com um fornecimento bom de água essa planta não terá problema mesmo nos climas mais quentes.

Thunbergia grandiflora Roxb

Mesmo sendo uma planta tropical, ela não terá problemas com o sol e pode ser criada sem proteção alguma, apenas garanta que ela não fique ressecado com que lhe falte água.

Durante todo o seu crescimento no inicio da planta pode ser necessário ajudá-la a enroscar-se ao que você deseja que ela permaneça como trepadeira, nesse caso você pode ajudá-la com barbantes e outras cordas para amarrá-las em várias partes do local onde ela permanecerá crescendo ao longo do tempo.

Porém durante algum tempo, quando ela já estiver mais agarrada, a sua guia deve ser retirada, para que não atrapalhe o seu desenvolvimento e a prenda a ramos mais baixos. Assim ela seguirá crescendo sobre a mesma sozinha.

luar

Gypsophila-Paniculata-Y

O véu-de-noiva é uma planta herbácea, pendente, prostrada e florífera de elevado valor ornamental, tanto pela textura e cor da folhagem, como pela floração abundante e permanente.

Esta delicada flor é muito utilizada como complemento para arranjos ou buquês compostos por flores maiores e mais coloridas.  É também conhecida como mosquitinho, branquinha, gipsofila e cravo-de-amor.

O véu de noiva é uma planta muito ramificada, por isso mesmo é bom ficar atento, pois pode se tornar invasiva em determinadas situações. Mas no geral tem com ramos delicados, arroxeados e com nós articulados. A planta é pendente, com ramificações muito numerosas, longas e finas, formando cortina densa daí a razão do nome popular. De cada nó podem sair novas raízes que, se em contato com a terra, vai ramificar e se reproduzir.

As folhas são finas e pontiagudas, de coloração verde-acinzentada e superfícies pilosas ou ovais a lanceoladas, acuminadas, de cor verde-escura, com a página inferior arroxeada.

As inflorescências, em panícula, sustentam um grande número de pequenas flores, solitárias, brancas, com três pétalas, axilares ou terminais, e se formam durante o ano todo. E por ter característica, é que é altamente cultivada para fins ornamentais e complemento de arranjos.

(Gypsophila paniculata_21

As variedades de coloração branca são as mais cultivadas no Brasil, principalmente porque são fáceis de serem tingidas em colorações diversas. A sua durabilidade pós-colheita varia entre 1 a 2 semanas. O fruto é do tipo cápsula, ovóide, com poucas e grandes sementes de cor castanha.

O véu-de-noiva é uma planta excelente para vasos e cestas pendentes. Sua textura cheia e o pontilhado delicado das flores trazem um charme todo especial para varandas, pátios, salas de estar, entre outros ambientes internos ou externos.

Sua manutenção é facílima, exigindo apenas leves podas para renovação da folhagem quando necessário, boa irrigação e fertilizações orgânicas semestrais. Estes pequenos cuidados são suficientes para manter a beleza desta rústica espécie. No jardim, além de compor magníficos jardins verticais, ela também se presta como forração, em canteiros semi-sombreados ou em bosques, mas teme o pisoteio, pois sua folhagem é muito frágil.

Gypsophila paniculata 'Flamingo'

Reprodução
O véu-de-noiva reproduz-se por meio de sementes, sendo ideal semeá-la nos canteiros durante o outono, para crescerem naturalmente e produzirem flores mais cedo. O solo deve ser bem drenado e a luz solar é fundamental para o seu perfeito desenvolvimento e florescimento.

Por ser uma espécie muito delicada, recomenda-se utilizar varetas esgalhadas para apoiar as plantas expostas ao vento para dar sustentação e firmeza na planta. Ao plantar, distribua as espécies de modo correto. As plantas aglomeradas tendem a adquirir doenças. Nesse caso, os esporos de fungos e pragas podem se espalhar facilmente, infestando as espécies próximas.

Cultivo
A planta deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa, em substrato fértil, com boa capacidade de retenção de água, porém drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado com frequência. Não tolera geada ou frio intenso. Reduzir as regas na estação fria, salvo quando o inverno é demasiado seco. Em países de clima temperado pode ser cultivada em estufas úmidas.

Sob condições de grande luminosidade, torna-se mais compacta na textura e, a cor arroxeada dos ramos e verso das folhas se acentua. Em condições de pouca luz, desenvolve-se mais esparsa e pode não desenvolver a cor arroxeada.

Multiplica-se facilmente por estacas maduras produzidas pela ramagem, postos a enraizar em solo leve e mantido úmido. Também pode ser multiplicada por mergulhia.

(Gypsophila paniculata

Adubação e umidade
O substrato de cultivo deve ser rico em matéria orgânica. Utilizar húmus de minhoca misturado com composto orgânico em partes iguais. Acrescentar adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de uma colher de sopa por vaso. Plantar a muda, tomando cuidado para não quebrar os talos frágeis e regar a seguir.

A cada 4 meses, proceder à adubação de reposição de nutrientes. Dissolver uma colher de sopa da medida que acompanha a caixa de adubo em 2 litros de água em temperatura ambiente, pode usar uma garrafa de refrigerante descartável. Sacudir bem para dissolver o adubo na água. Usar 1 copo pequeno desta mistura por vaso.

As condições de umidade facilitam o aparecimento de doenças. Use sempre quantidades adequadas de água e nutrientes. Entre estes, o potássio reforça ligeiramente o crescimento da planta e aumenta a resistência aos organismos patogênicos.

Dicas e curiosidades
* A umidade deverá ser leve, mas regar frequente;

* Muito interessante para ambientes internos com boa iluminação, forma densa cortina pendente. Para canteiros em jardins sem sol, como forração também forma denso tapete.  Poderá consorciar com plantas do tipo helicônias ou lírio-da-paz;

* Muito utilizada como flor de corte, embelezando buquês de rosas e de flores do campo. No paisagismo, cria lindos efeitos quando misturado com outras plantas de flores pequenas, em maciços e bordaduras;

* Delicadas e numerosas florzinhas brancas é a característica principal do mosquitinho. Da família dos cravos, esta planta é muito utilizada como flor de corte, embelezando buquês de rosas e de flores do campo, principalmente.

(Gypsophila paniculata_11

No paisagismo, cria um excelente efeito misturado com outras plantas de flores pequenas, em maciços e bordaduras, criando um ótimo efeito campestre;

* Devem ser cultivado a pleno sol, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Exige ainda regas regulares e reforma anual dos canteiros. Aprecia o clima frio e floresce no final do inverno e na primavera. Multiplica-se por sementes;

* Corte as hastes das gypsophilas sobre uma tábua, retire o excesso de folhas e mergulhe as hastes em água morna antes de confeccionar o arranjo. Para conservá-las por mais tempo, troque a água regularmente, evitando o odor desagradável e o apodrecimento das hastes;

* Mantenha o jardim sempre limpo. Materiais deteriorados, folhas e plantas mortas podem causar infecções às espécies sadias. Um plantio cuidadoso garante a saúde do seu jardim.

casinhanolago

áster-azul

Além de ser conhecida como áster, essa flor também é chamada de áster-da-china e além desses, também pode ser conhecida por outros nomes como rainha-do-mercado, rainha-margarida, sécia e outros.

A família a que pertence a áster é a Asteraceae e é originária da Ásia – Japão e China. A melhor luminosidade para essa flor é a meia sombra ou mesmo o sol pleno, porém, com uma exposição controlada. O clima que a áster prefere para florescer é o mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.

A áster é uma flor que tem periodicidade anual e sua floração é do tipo ornamental, uma das suas principais características é os seus tons de aquarela. Bastante indicada para arranjos e também jardins.

Trata-se de uma planta que precisa de sol pleno para poder crescer de forma saudável. O cultivo deve contar, além de sol pleno, com solo fértil. É importante também que o solo seja drenável e enriquecido com matéria orgânica. A irrigação deve ser constante, mas sem o encharcamento.

Se a região em que você mora é muito quente é interessante cultivar as flores Áster na meia sombra. O sol forte do meio dia, por exemplo, pode ser prejudicial a essa planta. Outra dica muito importante em relação as sementes de áster é que você deve plantá-las já no local definitivo, pois elas são muito sensíveis ao transplante.

No caso de plantar em sementeiras, tenha muito cuidado na hora de fazer o transplante para que a planta não sinta. A planta floresce no verão e outono e as cores dessas belas flores são branco, azul, vermelha, roxa e rosa. A altura pode ficar entre 30 cm e 40 cm.

aster-callistephus-chinensis

Como plantar
Seguindo essas dicas é mais fácil obter bons resultados após plantar as sementes:
Passo a Passo
Passo 1
Comece plantando numa sementeira de 4 a 5 sementes por célula. A profundidade deve ficar em torno de 0,5 cm da superfície.

Passo 2
É bastante importante irrigar as suas sementes, mas fique atento para o fato de que os melhores horários para fazer essa irrigação são no começo e no final do dia.

Passo 3
Espere em torno de 4 a 14 dias para que sementes germinem.

Callistephus chinensis

Passo 4
Na hora de fazer o transporte da planta da sementeira, a altura indicada é 6 cm a 8 cm de terra.

Passo 5
Fique atento também para a adubação do solo para onde as plantas serão transportadas. A proporção da adubação deve ser mais ou menos de 30 gr de NPK para cada 150 gr de esterco, isso por metro quadrado.

Passo 6
Observe também a distância entre as valas, pois se trata de um ponto muito importante também na hora de plantar as sementes de áster. A distância entre as valas deve ser de mais ou menos 40 cm e entre uma planta e outra deve ser de 30 cm.

astermix

O colorido da Áster
Todos que gostam da áster, identifica nessa planta uma característica que a torna especial, os seus tons de aquarela. O caule dessa planta é ereto e a sua textura é herbácea.

Além de lindas flores, a áster também conta com folhas bem interessantes, pois as mesmas são irregularmente dentadas, verdes e espatuladas. As inflorescências são do tipo capítulo, grandes e possuem um disco central amarelo. As pétalas são dispostas em fileira.

Porém, atualmente é possível observar algumas transformações nesse tipo de flor, pois as suas inflorescências são dobradas e bastante cheias. Sem contar que se tornaram esféricas também com o passar do tempo. Esse tipo de modificação é mais observada na Áster mais atual.

Contar com a áster no jardim pode ser ótimo para quem deseja criar um visual mais repleto de cores e formas. Não é uma planta difícil de manter, o que também contribui para a sua popularidade. As flores com a forma de pompom podem ser um ótimo atrativo para o seu jardim.

Se preferir, o áster também pode ser plantado em vasos e jardineiras, facilitando que as suas plantas sejam colhidas. Os arranjos florais feitos com as flores de Áster são bem interessantes e diferenciados.

Callistephus chinensisbranca

Atente para o fertilizante
Um erro bastante comum cometido pelas pessoas que desejam cultivar áster é a medida do fertilizante. Acima já foi explicado qual é a proporção correta, porém, também é importante enfatizar que quanto há fertilizante demais a planta fica fraca e também exposta a doenças e pragas.

Além disso, é necessário que haja um cuidado bastante próximo para que as plantas Áster de maior comprimento não quebrem durante o seu crescimento. Trata-se de uma planta bastante sensível, mas que tem como resultado de sua floração belas flores.

Quando comprar sementes de Áster
O fato da planta ser bastante comum e popular facilita bastante na hora de encontrar as suas sementes para comprar. Atualmente, existem diversos portais na internet que se destinam apenas a venda de sementes.

Porém, nem precisa comprar na internet, pois em várias lojas de artigos de jardinagem é possível encontrar as sementes de áster.

O mais importante é comprar de um lugar de confiança para ter a certeza de estar comprando sementes de qualidade. Contar com boas sementes também é importante para se obter uma planta forte e que cresça e floresça. Se você escolheu o áster para o seu jardim, fez uma ótima escolha. As belas flores em forma de pompom e tons de aquarela.

natureza nn

Gardenia jasminoides

A Gardênia é uma das flores mais cultivadas por jardineiros amadores do mundo todo. Trata-se de uma espécie bastante bonita e com características bastante próprias e peculiares.

Também conhecida popularmente por jasmim-do-cabo, a gardênia é uma planta da família Rubiaceae e sua origem é da Ásia – China.

Características da Gardênia
Essa é uma planta do tipo arbustiva que possui uma textura semi-lenhosa, conta com ramos eretos, possui folhas perenes e ramificações. Além dessas características, também podemos destacar as folhas brilhantes, ovaladas, opostas e de um tom de verde bastante escuro.

Já as flores são brancas, grandes, cerosas e bastante perfumadas. Conforme o tempo vai passando, essas flores vão adquirindo uma coloração creme e alguns tons de amarelo. Geralmente, a floração da gardênia acontece no começa da primavera e do verão.

As variedades de gardênias que são férteis possuem frutos que tem polpa amarela e que são bastante utilizados na confecção de corantes utilizados pela indústria e também para fazer materiais artesanais.

Podem ocorrer variedades de flores simples ou mesmo as que são chamadas dobradas. Além disso, as flores podem variar no tamanho também, sendo pequenas ou grandes, as ramificações também são variadas de uma gardênia para outra.

Uma das principais características da gardênia é o seu perfume bastante agradável e intenso. Exatamente por isso, a gardênia é uma das plantas mais populares nos jardins “amadores”. Se pensa em ter em seu jardim uma lufada de fragrância de flores é interessante considerar a Gardênia como uma possibilidade.

Por isso, a dica para quem pretende cultivar essa planta é tê-la em locais próximos a janelas e portas para que o seu perfume possa ser irradiado para a casa como um todo. Os locais com maior trânsito de pessoas são locais perfeitos para se ter gardênias, pois assim é possível aproveitar ainda mais o perfume que vem delas.

Gardenia-jasminoides

Como manter as Gardênias
A manutenção dessas plantas é de extrema importância para que possam crescer com qualidade e também com saúde. Uma dica importante é que não sejam feitas podas de adensamento nessa planta para que o seu crescimento se dê de uma forma mais natural e saudável.

Realizar um bom processo de limpeza e manter a sua gardênia bem ventilada, ajuda a fazer com que ela seja menos suscetível a doenças.

As gardênias podem ser plantadas em grupos desde que a cultive com bastante zelo e cuidado. Essa planta pode, inclusive, ser utilizada para a formação de uma cerca viva com uma estrutura compacta.

Para realizar a poda das gardênias e garantir que isso não prejudique as plantas é importante que isso seja feito após a floração das mesmas. Quem quiser também pode fazer o plantio das gardênias em vasos no estilo Bonsai.

Como cultivar Gardênias
Assim como toda e qualquer planta, a gardênia tem suas próprias características de cultivo, ou seja, aquelas condições em que ela se torna mais suscetível a um bom crescimento.

Veja quais são essas condições de plantio e se for possível tenha gardênias no seu jardim. Uma das condições essenciais para que essa flor cresça de forma saudável e cheia de energia é com a ajuda de sol pleno.

gardênia

Além da presença constante do astro rei, as gardênias necessitam de um solo fértil para conseguirem germinar. Outras características importantes do solo perfeito para gardênias é ser levemente ácido, bem drenado, rico em matéria orgânica e ter regas regulares.

Algumas coisas que ajudam é a suplementação com quelatos de ferro e também adubações realizadas no verão e na primavera.

O clima perfeito para as Gardênias
Esse tipo de “ajuda” (citado acima) facilita o crescimento vigoroso das gardênias, além de ajudar a planta a ter uma floração abundante. Vale ressaltar que embora gardênia tenha uma boa resistência a temperaturas amenas e até goste delas essa planta não tolera a baixa umidade do ar.

Tem uma adaptação boa ao clima subtropical e também ao tropical de altitude. Se somente as noites forem muito frias, é possível que a Gardênia sobreviva numa região não tão quente.

Uma flor que é uma das mais bonitas da primavera e verão. A multiplicação das gardênias é feita através do método de estaquia dos ramos semi lenhosos, depois que acontece a floração da mesma.

Para se ter uma ideia, as gardênias podem chegar a medir em torno de 2 metros de altura, uma planta e tanto para se ter em seu jardim. O início da Primavera marca também a floração intensa das gardênias que começam a ficar cobertas pelas incríveis e lindas flores brancas com tons de creme.

gardênia_22

Uma curiosidade a respeito das gardênias é que existe cerca de 250 espécies diferentes que são chamadas de gardênias, embora a mais popular seja a Gardenia jasminoides, que também pode ser conhecida como Gardenia augusta.

Existe outro fato curioso acerca das gardênias, que é o fato de que as suas folhas verdes brilhantes não caem durante o inverno, o que garante uma planta bonita em todas as estações do ano. Ter uma gardênia pode ser bastante interessante e ajudar a deixar o seu jardim muito mais bonito. Pense nisso e cultive essas belas plantas.

alameda chuvosa