Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




beallara-O

A Beallara é um gênero de orquídeas híbrida intergenérico resultado do cruzamento de Brassia, Cochlioda, Miltonia, Oncidium e Odontoglossum da subfamília Epidendroideae e família das Orchidaceae. É também conhecida pelo nome comercial Cambria.

Possui folhas lanceoladas largas, atingindo até 60 cm. A vara floral ramificada pode ter até 1,5 m de altura. As suas flores são numerosas, 15 a 30 ou mesmo mais, perfumadas em algumas variedades, e duram entre 20 a 30 dias.

Modo de cultivar
Desenvolve-se bem na temperatura 19 a 21°C. Para fazê-la florescer, é necessário manter uma diferença de temperatura de 5°C entre o dia e a noite durante um mês

As Beallara preferem uma luz viva, sem sol direto. Uma planta saudável apresenta as folhas de cor verde amarelada.

orquidea-beallara-tahoma-F

Preferem ser regadas com água não calcária e sem cloro (usar filtro se a água disponível for muito calcária).

As regas devem ser moderadas, sempre deixando o substrato secar entre uma rega e outra. As raízes preferem um substrato com boa drenagem. Reduza a rega quando os novos pseudobulbos estiverem maduros. Algumas variedades preferem que as raízes sequem rapidamente. Uma pulverização sempre é bem vinda.

Vaso e reenvasamento
Se você optar em cultivar em vaso, dê preferência aos de plástico ou caixinhas de madeira (com drenagem). Evite os vasos de barro. Isso porque ela não gosta de excesso de sais minerais e, o vaso de barro, tende a acumular sais minerais em seus poros.

Deve ser replantada a cada 1 ou 2 anos, de acordo com as condições do substrato, ou seja, quando este estiver se deteriorando e retendo mais umidade.

Na hora do replante apare as raízes velhas, e pode usar o mesmo vaso, apenas higienize antes (lavar com sabão de coco e esponja).

orquideabeallara

Escolha um vaso de tamanho ideal (cerca de 12 cm), nada de vaso grande! Vasos grandes podem afetar inclusive na floração.]

O transvase deve ser feito normalmente no final do inverno ou na primavera, depois da floração. Toleram bem vasos pequenos. Utilizar de preferência um vaso não poroso (não usar vasos de barro cozido), para não acumular sais minerais. Depois do transvase, espere algumas semanas até retomar o ritmo normal de rega. Entretanto pulverizar as folhas.

Dica: Assim que fizer o reenvasamento, suspenda a rega (mantenha apenas pulverização de água nas folhas), por 1-2 semanas. Depois, regue normalmente.

Orquídea Beallara

Adubação
A adubação deve ser de dois tipos: após a floração optar por adubo de crescimento. Após o desenvolvimento dos pseudobulbos novos (quando atingem o tamanho dos adultos), passe a usar o adubo de floração (que é rico em potássio e fósforo).

Os substratos são à base de cascas de pinus, leca (esferas de argila expandida), carvão vegetal e poliestireno.

Adubar em cada duas regas, durante todo o ano. Adubo misto (rico em azoto) até que se desenvolvam os novos pseudobulbos e apareça a haste de floração. Então mudar para um adubo de floração (rico em fósforo e potássio).

barco1