Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




nutientes

Macronutrientes e micronutrientes são importantes para o desenvolvimento das plantas

Os nutrientes que as plantas necessitam em maior quantidade são chamados de macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Os micronutrientes, também importantes, mas necessários em muito menor quantidade, são: manganês (Mn), zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl).

Agregados nos adubos, o nitrogênio, o fósforo e o potássio são chamados de NPK. Conforme as necessidades fisiológicas das culturas, há formulações específicas. Deste modo, existe o NPK 4-14-8, que fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio; ou o 10-10-10, que fornece 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio; entre outras.

Os adubos podem ser químicos e orgânicos. Os químicos apresentam em sua formulação uma exata proporção dos elementos fornecidos e têm como característica principal a rápida oferta dos nutrientes para a planta. Os adubos orgânicos, comumente chamados de esterco, apresentam quantidades variáveis de elementos químicos. Aqui, mais devagar, tornam-se disponíveis para as plantas.

Do nitrogênio nenhuma planta prescinde. Sua carência manifesta-se, inicialmente, em tons amarelados nas folhas e crescimento reduzido. Gramados dependem e muito deste nutriente.

O fósforo atua na multiplicação celular. Influi na floração, formação e maturação dos frutos. O sintoma de sua deficiência aparece nas folhas mais velhas: ficam com coloração verde azulado. São recomendadas maiores doses de fósforo para plantas ornamentais com sua generosa floração.

nutrientes para as plantas

Não menos importante para a vida e o crescimento das plantas, o potássio é responsável pelo equilíbrio hídrico. Na sua escassez, reduz-se o crescimento, especialmente, das plantas frutíferas.

Pesquisas feitas na Universidade da Califórnia, afirmam que as plantas não só sentem estresses e agressões sofridas por predadores como também se lembram das agressões. E, além disso, são capazes de perceber e interpretar estímulos elétricos e químicos. Algumas delas até se comunicariam com as vizinhas, alertando-as da chegada de predadores.

Talvez por isto é que se diga que conversar com as plantas fazem-nas crescerem mais bonitas. Apesar das recentes descobertas sobre as plantas, parece ainda não haver estudos capazes de afirmar o quanto elas tiram proveito de cuidados próximos, de uma conversa e de uma música.

nutri.

Isso, contudo, não nos impede de “ouví-las”. Por meio de suas folhas, frutos e caules, são vários os sinais que emitem, indicando suas necessidades nutricionais. Ao se perceber quais são esses sinais, há chances de entender o que elas estão a pedir. Não deixa de ser uma forma de comunicação.

Para que se tenham plantas bonitas, com flores e farto em frutos, que se saiba do momento climático próprio para a adubação e em qual estágio fisiológico ela se encontra. E qual é o adubo certo para cada momento. Neste caso, não devemos esperar que ela mesma nos diga.

folhas

orquidea-9

Todas as plantas que compõem a família Orchidaceae  são denominadas orquídeas. Elas pertencem a uma das famílias de plantas mais numerosas que existe. São encontradas em grande variedade de formas, de tamanhos e de cores. Exceto a Antártida, a orquídea é encontrada em todos os continentes. Porém, elas predominam onde há clima tropical.

Embora, as orquídeas cresçam principalmente sobre as árvores, elas não são plantas parasitas. A orquídea usa a árvore apenas para conseguir a luz solar.

Nem todas as espécies de orquídea atraem pela beleza. Mas, mesmo assim o formato exótico de suas flores desperta interesse em muita gente. Por isso, ela tem tantos colecionadores.

Para quem é apaixonado por essa planta sabe que todo cuidado com ela é pouco. E por causa disso, quase vão ao desespero quando descobrem que está acontecendo algum problema com as suas “jóias.” Geralmente esses problemas chegam em forma de pragas. Assim que descobrem o que está causando o problema vão em busca de soluções.

orquidea-8

Para os orquidófilos um dos maiores causadores de danos para as orquídeas são os fungos. Talvez pela enorme quantidade, a dificuldade na sua eliminação e a facilidade que ele tem de se propagar. Quem cultiva orquídea, é contra o uso de produtos agrotóxicos. Então, para combater os fungos eles usam fungicidas sistêmicos (agem na seiva).

Para evitar que os fungos fiquem resistentes e que voltem a atacar, é preciso usar o fungicida na dosagem correta. Também é necessário que tanto os vasos quanto as ferramentas de corte, passem por uma desinfecção para que se combata os patógenos.

Tipos de pragas que podem atingir as Orquídeas
São muitas as pragas que causam danos às orquídeas: pulgões, lesmas, caracóis, nematóides, cochonilhas variadas, percevejo, besouros, diabrotica speciosa (também conhecida como patriota ou brasileirinho), vespinhas e abelhas sem ferrão, tripés, ácaros, tatuzinhos, podridão negra.

Bem, como já vimos são muitas as pragas que podem atacar as orquídeas e que causam doenças à planta. Agora, vamos conhecer formas de combater cada uma dessas pragas.

orquideas-4

Para combater as cochonilhas brancas ou com carapaça e pulgões
Calda de alho e sabão:
misture uma colher de sopa de raspas de sabão de coco com 3 dentes de alho amassados. Dissolva essa mistura em 1 litro de água quente. Agite bem. Depois que esfriar coe e coloque no pulverizador e borrife nos insetos. No caso de ter muita quantidade de insetos repita o procedimento uma semana depois. Essa solução pode ser guardada por até 2 dias.

Se for uma infestação pequena, pode ser feito o controle manual e também pode espalhar joaninhas nas orquídeas. Elas ajudam no combate aos pulgões.

Para evitar insetos sugadores e mastigadores
Para evitar esses tipos de insetos, use a tintura de fumo. Ela é feita com 10 cm de fumo de corda picado, misturado com 1 litro de álcool. Junte os pedaços de fumo com o álcool em um vidro escuro, tampe bem e deixe em um local fresco e com pouca luz por 7 dias. Quando for usar dilua 1 litro dessa tintura em 10 de litros de água e pulverize as orquídeas.

orquídea-6

Para combater lagartas e lesmas
Faça uma mistura com 1 litro de água e 30 g de folhas secas de losna. Deixe ferver por 10 minutos. Espere esfriar e coe em um pano. Dilua esse chá em 10 litros de água e pulverize onde estão as lagartas e lesmas.

Para repelir qualquer inseto, você pode pulverizar toda a planta com óleo de Nim. Esse óleo é extraído de uma árvore indiana, mas você pode encontrá-lo em lojas agrícolas para fazer a pulverização, deve-se diluir 4CC do óleo Nim e 12 litros de água.

Para combater doenças fúngicas e bacterianas
* 2 colheres de café de sulfato de cobre diluído em 1 litro de água é infalível para combater as doenças fúngicas e bacterianas. Porém, alguns cuidados precisam ser observados: pulverizar de 15 em 15 dias, somente aplicar quando a temperatura estiver abaixo de 30ºC. Não aplicar em plantas que estejam com flor, proteger os rizomas e as folhas.

* Com casca de cebola, alho canela em pó e água você faz um fungicida natural para espantar as formigas e reduzir os pulgões e cochonilhas do seu orquidário.

Misture 1 prato fundo de casca de alho, 1 prato fundo de casca de cebola, 1 pacote de canela em pó. Ferva por 10 min. e deixe descansar por uma noite. No dia seguinte, coe e pode borrifar as plantas. Borrife por baixo das folhas também.

Experimente fazer um caldo bem forte de casca de cebola e borrifar nas telas de seu orquidário.

* Para combater lesmas e caracóis, também pode ser feito o controle manual com o uso de armadilhas feitas com miolo de pão molhado em cerveja.

* Para o controle de vespas e abelhas o combate pode ser feito através de poda e queima das regiões atacadas.

* Para controlar o ataque dos tripes, o ideal são as podas e a eliminação das pragas através da queima.

* Para combater os ácaros recomenda-se o uso de acaricidas ou piretróides.

orquidea-amarela

* Com iscas feitas com:
½ litro de água, 100 g de inseticida fosforado, 100 g de açúcar mascavo ou melaço e 1 kg de farelo de trigo, consegue-se combater os tatuzinhos.

Entre as pragas que atacam as orquídeas encontra-se a aranha. Elas atacam principalmente as flores, causando-lhes danos.
Modo de combater: recolher as aranhas, com a ajuda de uma pinça. Porém, se tiver infestação usar o inseticida SBP e que tem a água como solvente.

* Para combater cochonilhas com carapaça, insetos, pragas e algumas doenças fúngicas, pulverizar sobre a planta atingida uma solução feita da seguinte maneira: 1 ml de óleo de soja diluído em 100 ml de água.

* Calda de fumo mais sabão é eficiente no combate de percevejos, besouros, pulgões, trips e cochonilhas.
Modo de preparar: ferver por 5 minutos, 2 litros de água mais 100 mg de fumo de corda. Esperar esfriar e acrescentar 2 colheres de sopa de sabão de coco em pó. Acrescentar mais 2 litros de água. Misturar bem. Aplicar sobre as plantas atacadas.

Para combater a antracnose e míldio: diluir 1 colher de chá de bicarbonato+ 2,5 colheres de óleo vegetal+4 l de água +meia colher de chá de sabão em pó. Misturar bem e aplicar.

chuva_22

manchacircular

Manchas circulares em tons de castanhos ou marrom (inclusive com bordas amareladas) ou anéis avermelhados nas folhas de orquídeas, podem indicar doença causada por fungos.

Os fungos em orquídeas é algo mais comum do que nós cultivadores (experientes ou principiantes), gostaríamos.

A facilidade de propagação, a variedade e a utilização de produtos agrotóxicos para eliminá-los, causam receio em muitos amantes de orquídeas.

O ideal mesmo é prevenir, mas às vezes a gente só lembra disso quando a orquídea já apresenta sinais de doenças.
Essa matéria eu procurei falar desde a prevenção até as opções de tratamento.
Espero que ajude.

Prevenção
Para evitar a contaminação dos seus exemplares é importante alguns cuidados:
* Quando compramos alguma orquídea, precisamos observar se nas folhas tem manchas circulares amarelas ou manchas marrons (arredondadas) que envolta estejam amareladas.
* Sempre deixe sua orquídea recém comprada de quarentena. Isso porque precisamos deixar as novatas separadas por 40 dias para ter certeza que não tem nenhuma doença incubada.
* Sempre esterilizar as tesouras de poda antes de cortar qualquer parte da sua orquídea e nunca usar uma mesma tesoura (sem estar esterilizada) em duas ou mais orquídeas. Isso porque também é desta forma que as doenças passam de uma para outra.
* Evite colocar um vaso pendurado embaixo do outro, pois a água do vaso de cima cairá sobre a planta de baixo e, se esta estiver contaminada, os fungos podem para passar de uma planta para outra através da água.
* Mantenha o orquidário limpo. Evite deixar acumulo de folhas, folhas secas e outros materiais no chão.
* Deixe sua orquídea em local arejado e que haja renovação de ar.

Dica: Para esterilizar, deixe a tesoura de molho no cloro/água sanitária ou coloque as lâminas no fogo (boca do fogão, maçarico…).

folha manchada

Como se livrar dos fungos
Infelizmente, na maioria das vezes, não tem jeito, para eliminar os fungos, você precisa usar agrotóxico. Neste caso, basta ir em uma casa especializada em produtos agrotóxicos e pedir um fungicida.

É muito importante que ele seja aplicado de acordo com o recomendado na embalagem. Então, nada de inventar!

Ah! E sempre use luvas! O contato com produtos tóxicos pode causar doenças e intoxicação (alguns dizem até que podem aumentar as chances de câncer).

Fungicida sistêmico de contato?
Os fungicidas podem ser de contato ou sistêmico. A diferença entre eles é que o primeiro não penetra na planta, ou seja, fica na superfície.
Ele é recomendado quando a doença não está em nível tão grave, ou seja, poucas partes afetadas e poucas orquídeas no orquidário. Ele pode ser usado inclusive como preventivo.

O fungicida sistêmico penetra na planta(na seiva) e elimina totalmente os fungos, mas sua compra é controlada.
Para comprar, você precisa preencher um formulário com seus dados. Você ficará com uma cópia e no verso dela contém informações super importantes sobre como usar, pois o produto é tóxico. Siga certinho as recomendações.

manchas]

Alternativas
Segue abaixo duas opções para quem quiser testar.
Receita 1: Pasta de óleo mineral com canela (misturar os dois ingredientes até que vire uma pasta) – aplicar direto nas manchas e não regar por alguns dias.
Receita 2: 1 litro de água + 6 cravos-da-índia + 1 colher de chá de canela em pó + 1 ml de solução a 2% de mercúrio cromo ou iodo. Como fazer: durante 3 dias, misturar os 3 primeiros ingredientes, no quarto dia, acrescente o mercúrio. Corte a parte afetada e aplique imediatamente no corte. Se desejar, depois pode aplicar no restante da planta. Não guarde o que sobrar! Não molhe a planta por 7 dias.

Tem pessoas que indicam a calda bordaleza, mas se você olhar no wikipédia, e eu já tinha lido em outros lugares a respeito, ela funciona melhor como preventivo. Se quiser tentar, tem várias receitas na internet. Procure no google ou em outro buscador.

barco1

As orquídeas necessitam de cuidados peculiares para crescer forte! Se houver um deslize suas folhas já começam a amarelar. Quando se inicia o cultivo dessa linda planta, a orquídea, devemos considerar vários fatores.

Desde o plantio, até o ambiente onde ela irá viver, tudo tem de haver um planejamento para que tudo saia de forma excelente, caso contrário quem paga o preço somos nós mesmas.

A temperatura é um fator muito importante, as orquídeas necessitam de cultivo em ripados com sombreamento em torno de 50% e suportam temperaturas que podem ir de 10 a 30ºC.

Outro fator de suma importância é o substrato, o mesmo também deve ser feito de maneira rigorosa, pois só assim dará vigor as suas plantas.

Folhas amareladas

As orquídeas podem ter nas folhas cores variadas como verde profundo, verde bem claro e até o amarelado.

Quando sua orquídea começa a ter as folhas amarelando, você precisa se manter calma e o melhor a fazer é concentrar-se em identificar o problema. Ao identificar qual a causa da orquídea estar com as folhas amarelas ou amarelando basta seguir alguns procedimentos.

Folhas em verde claro: Dendrobium e Cymbidium
Folhas em verde escuro: Cattleyas e Phalaenopsis

Curiosidade: Quanto mais escura a cor das folhas, mais a planta está absorvendo luz.

Olhe para sua planta agora, notou alguma mudança drástica? Notou que sua orquídea tem folhas amareladas? Vamos aos cuidados.

O que fazer?

Logo de início você pode tirá-la do sol e colocar a plantinha na sombra, isso pode ajudar a orquídea a voltar à cor natural.

Tirou-a do sol e mesmo assim sua orquídea está morrendo, o que pode estar acontecendo é um solo sem nutrientes necessários.

Caso seja isso, troque de vaso e lembre-se que as orquídeas não gostam de muita terra. Quando trocar sua planta de vaso, faça uma inspeção nas raízes e veja se o substrato está bom. Muita umidade também pode ser prejudicial para sua planta e raízes enfraquecidas amarelam sua folha.

Além disso, pouca água também mexe com a cor das folhas, tente observar se não está esquecendo-se de agua-la. E por último, uma pergunta. Você mudou sua orquídea de lugar? Ela pode não ter se adaptado a mudança.

borboleta lilás