Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




phoenix_roebelenii

Para se ter plantas bonitas dentro e fora de casa são necessários cuidados básicos e específicos de cada uma delas. Vários fatores influenciam na florescência de uma planta, os principais deles são: sol e água.

Aliás, é muito comum encontrar jardineiros que têm os seus segredos para manter as plantas mais bonitas e acima de tudo, que elas tenham um período de flores perfeito, quanto mais, melhor.

Vamos relevar alguns desses segredinhos para você também ter as suas plantas de interior com mais flores. Anotem.
1- Em primeiro lugar é saber bem que tipo de terra está usando.
Não dá para cultivar as plantas em qualquer terra, é necessário conhecer bem o tipo de mistura que foi usado, melhor que isso, usar a mistura adequada para aquela determinada planta.

É muito importante saber exatamente o nível de pH da terra que será colocada no vaso e isso pode ser feito através de um teste simples. Só assim você terá certeza de que aquela mistura é a correta para a sua espécie de planta ou será necessário fazer ajustes.

2 – Pense na qualidade em primeiro lugar e não na quantidade.
É muito comum que as pessoas cultivem plantas, dentro ou fora de casa, e queira ver muitas flores surgindo na época da florescência.

Mas, a primeira coisa que deve ser pensada é na qualidade dessas flores, vistosas, perfumadas, fortes e não na quantidade. Não adianta a planta está cheia de flores ,mas fracas, sem perfume, com textura comprometida.

Um dos motivos que leva as plantas cultivadas em vasos terem as flores feias é o fato de o tamanho do recipiente não ser adequado. Elas precisam de espaço, cada uma faz um tipo de exigência.

interior

3 – Saber escolher é fundamental.
Se você pega uma planta que é adequada para parte externa, para o jardim e a planta em um vaso, não dá para esperar que ela dê tantas e lindas flores. Obviamente, não estando em um lugar adequado, isso será um problema. Por isso, escolha espécies que se adaptam muito bem a parte interna da casa.

4- Fique de olho nos custos para manter as plantas bonitas e com flores maravilhosas.
Algumas plantas exigem muito mais do que as outras, o que implica em um gasto muito maior. Você deve contar com a compra das sementes, mas as despesas vão continuar, com fertilizantes, pesticidas, utensílios e herbicidas, como mínimo.

A escolha da planta deve ser feita de acordo com o orçamento que pretende dedicar a ela. Não adianta comprar uma planta que dá um grande trabalho, exige muito, e depois querer lindas flores, sem passar pelas etapas e cuidados necessários.

Se a ideia é gastar menos e ter flores lindas, busque as espécies que exigem menos cuidados e gastos e aposte nelas para enfeitar os vasos da sua casa.

5 – A iluminação é extremamente importante.
Por menos luz que uma planta precise, ela não sobrevive sem ela. Por isso, na hora de escolher uma planta, lembre-se quanto de luz a sua casa poderá oferecer a ela.

Sem sol suficiente você jamais terá lindas flores. Escolha um lugar que ela receba a luz do sol, não tenha muito vento e ar fresco.

plantasdeinterior

6 – A água é indispensável, às vezes mais ou menos.
Sem água a planta não vai crescer e muito menos dar lindas flores, mas com água em excesso ela poderá deixar a raiz encharcada.

Tenha cuidado ao misturar no mesmo vaso plantas com exigências diferentes, aquela que precisa de muita água e a outra que nem tanto. O ideal é agrupá-las de acordo com as suas necessidades.

Aposte naquelas combinações que dão certo, se você quer mesmo fazer grupos mistos. Neste caso, é melhor pedir conselho ao vendedor e explicar qual é o projeto.

7 – Para combater os fungos use também alternativas naturais.
As alternativas naturais ajudam a deixar as flores mais bonitas, a planta como um todo. Quanto menos produto químico, melhor para sua planta.

Experimente trocar a água por leite, que é considerado um excelente fungicida natural, use um spray para aplicá-lo tanto nas flores quanto nas folhas. Ele poderá ser usado puro ou diluído na água.

É uma opção muito melhor do que usar produtos químicos. Experimente e você vai ver como ficarão mais bonitas as suas plantas.

plantas-de-interior-850943

8 – O poderoso mulching, uma técnica muito usada na jardinagem e considerada ótima.
Quanto melhor a planta for tratada, melhor será a retribuição dela, bonita e com lindas flores.

O mulching é uma técnica muito usada, que significa, colocar material orgânico em cima do solo, sendo um modo de conservar a umidade da terra, necessária para as plantas.

Além disso, isso ajuda a manter bem longe as ervas daninhas e garante mais nutrientes para o solo, que por consequência, alimenta as plantas. As raspas de madeira, a grama cortada, as folhas, a palha e até o jornal triturado são os compostos orgânicos mais utilizados.

9 – Mantenha as suas ferramentas de jardinagem limpas e em bom estado.
Pode parecer que não, mas as ferramentas em péssimas condições ou sujas podem acabar comprometendo a saúde da sua planta e em consequência alterando o sucesso da época das flores.

As ferramentas não devem ser guardadas sujas só porque são usadas na terra, pois isso pode acabar facilitando a chegada de doenças, insetos e pestes. Basta um balde com água e sabão para deixar as ferramentas limpas e depois, deixá-las secar bem antes de guardá-las.

plantas_de_interior_1592

10 – O que não se fazer quando se cultiva em vasos.
A primeira coisa importante que deverá saber é que não se usa terra de jardim para encher o vaso. Esse tipo de terra fica compacta e dura e não é adequada para o cultivo em recipientes e basta isso, para que as plantas, ao invés de crescerem bonitas, terminem mortas. E flores, nem pensar, nem feia e nem bonita.

Além disso, o solo deve ter drenagem e é necessário uma excelente circulação de ar.

11 – Para garantir as flores, lindas, abertas e coloridas, nunca deixe que as folhas secas se acumulem. Esse é um grande erro, que acaba evitando que elas floresçam ou que voltem a florescer.

passarinho

Orquídea sapatinho (PAPHIOPEDILUM)

A beleza, a complexidade e a diversidade incrível das orquídeas fazem delas plantas inigualáveis no mundo vegetal. Estas belezas exóticas constituem a maior família de plantas floríferas na Terra, com mais de 30.000 espécies diferentes, e pelo menos 200 mil híbridos.

As orquídeas podem ser encontradas nos trópicos equatoriais. O motivo para essa diversidade está na capacidade incrível que a orquídea tem de se adaptar ao seu ambiente.

Com tantas diferentes variedades de orquídeas que florescem em tantas diferentes condições de cultivo, é relativamente fácil encontrar uma orquídea que se adapte bem às condições que você pode oferecer.

A maioria das orquídeas cultivadas são nativas dos trópicos. Em seu habitat natural, elas unem-se à casca de árvores, ou à superfície de outras plantas. Suas raízes brancas são especialmente adaptadas para absorver a umidade e os nutrientes dissolvidos.

Porque estas orquídeas tropicais normalmente crescem no alto das árvores, ao invés de no chão da floresta, elas estão acostumadas à boa circulação de ar e muita luz.

As Orquídeas são as plantas favoritas de muitas pessoas, e plantá-las é mais fácil do que se imagina.

Veja o passo a passo de como plantar orquídeas e enfeite a sua casa com mais vida:

* Para começar retire as orquídeas do vaso, faça uma divisão em partes.

plantando-orquideas-2.jpg-

* Lave as raízes, é importante lavar as raízes em água corrente para eliminar as raízes mortas e manter as saudáveis intactas.

* Esse passo é opcional, você pode colocar material de drenagem, que pode ser uma camada de brita, argila ou mesmo isopor.

* Acrescente um substrato para depois poder fazer a colocação da muda.

* O próximo passo é acomodar a muda da orquídea e ter o cuidado de fazer de forma que ele possa crescer de forma mais saudável. A brotação nova deve ficar no centro do vaso.

* O adubo também é opcional, mas faz toda a diferença. Você pode optar por adubo orgânico para ajudar as orquídeas a crescerem mais e mais fortes.

plantando-orquideas--2

Muitas das plantas que compramos em exposições e floriculturas dificilmente sobrevivem em nossos jardins ou vasos que plantamos em casa. Muitas das vezes o motivo é a má manutenção e a forma da qual replantamos essas plantas e a maneira como cuidamos delas.

Tudo pelo simples fato da falta de informação que encontramos para cuidar de plantas como as orquídeas. As orquídeas são plantas muito delicadas que exigem cuidados especiais na hora do seu plantio, as pessoas mesmo não percebem quando a primavera chega e como as plantas mudam nesse período.

A luminosidade aumenta, a maioria das plantas entra em estação reprodutiva e é nesse momento que os cuidados devem mudar e as plantas devem ser mudadas de vasos para outro lugar. Quando surgem as brotações como novas folhas e flores é a hora de replantar as suas orquídeas para um lugar maior onde elas possam se desenvolver livremente.

Assim como muitas plantas, as orquídeas devem ser replantadas de tempos em tempos, isso acontece devido ao substrato que deixa de ter as substâncias que são essenciais para ela e também porque a maioria delas é comprada em vasos e, conforme vão se desenvolvendo, vão exigindo vasos ou lugares maiores para poderem crescer.

Uma boa dica também é fazer mudas e multiplicar essas orquídeas grandes em várias para decorar o jardim.

Como já mencionado, a primavera é a melhor estação para realizar esse tipo de trabalho, pois é quando as condições climáticas estão favoráveis para a cicatrização de raízes cortadas e os procedimentos serão feitos em um período em que as orquídeas não se encontrarão em período de dormência (fase que ela não resistiria ao replantio).

replantandoorquidea

Como replantar?
É necessário os seguintes materiais:
* Um vaso de plástico, de preferência um que retenha bastante umidade, pois esse tipo de planta requer que o substrato esteja sempre umedecido e jamais seco;

* O barro é recomendado para quem tem as plantas em locais cobertos;

* Substrato que consiste em uma mistura de carvão, pinus e fibras de coco;

* Cerâmica, muitas pessoas preferem plantar suas orquídeas em peças de argila ou de outro material, que deixam o aspecto mais bonito e pela decoração também ou falta de espaço;

* Tesoura para podar as hastes da planta e alicates (todos bem esterilizados);

* Varetas de metal, bambu ou arame para arquear as hastes que estiverem compridas.

Passo a Passo
A primeira coisa a ser feita é retirar todo o substrato velho do vaso e das raízes, nesse processo algumas raízes podem se quebrar devido a fragilidade da planta, mas isso é natural.

Jogue fora as raízes que estiverem mortas, estas apresentam cores mais escura que as outras. Após a escolha do vaso ou do local onde será feito o plantio ou replantio da orquídea, forre-o com 1/3 dos cacos picados, estes cacos permitirão que as plantas drenem as águas na hora da rega.

Encoste a parte de trás da planta no vaso para que ela fique bem acomodada dentro do vaso, caso não esteja replantando-a em um vaso, escore-a com uma das varetas. Estes escores também servem para manter a planta presa ao vaso ou ao local enquanto ela é enraizada, o que leva um tempinho.

Acabe de completar o vaso ou a área onde esteja plantada a orquídea com o substrato restante.

Cuidados especiais
Depois de todo o trabalho feito para o replantio, é muito importante manter o vaso em local que bata sombra durante pelo menos uma semana, e não regá-la durante esse tempo para que as suas cicatrizes sejam restauradas.

Durante esse tempo, o que você pode fazer é pulverizá-la com água a noite para que ela não se desidrate. Passada uma semana, mantenha o substrato sempre úmido regando ela todos os dias, e para mantê-la saudável não se esqueça de fazer as adubações durante 15 dias.

plantar em árvores

Replantar em árvores
É muito comum ver orquídeas plantadas em troncos de árvores por aí. Também dá um aspecto muito legal e combina muito com decorações de sítios ou decorações que tenham algo de natural.

Algumas espécies de orquídeas são conhecidas como epífitas e podem ser facilmente transplantadas para o tronco de algumas espécies de árvores ou para outros tipos de fibras como a coco, por exemplo. Para isso, deve ser usado a fibra-de-coco como substrato, as tesouras e alicates para fazer a mesma poda que no outro tipo de replantio, ataduras de gaze e barbante.

Os primeiros passos são os mesmos, então depois de cortas as raízes mortas, segure sua planta próxima ao tronco ou ao local onde deseja replantá-la, enrole todas as raízes com a gaze junto com o substrato e amarre tudo no tronco ou nas fibras de coco onde for transplantar a planta com barbante, mas não aperte muito para não machucá-la, deixe fixo o bastante para fixá-la apenas.

A planta está enraizada no momento em que o substrato e a gaze estiverem desaparecendo ou completamente desaparecidos.

raízes

Como dividir as mudas para o replantio?
No momento do replantio, é a hora ideal para se fazer novas mudas e distribuí-las da forma como desejar. Você pode começar por dividir as plantas que estiverem com mais de 6 pseudobulbos para fazer a distribuição.

Para isso, acomode a sua planta em um vaso novo e separe 3 mudas que tenham de 3 ou mais bulbos cada uma delas, faça os cortes com facas, tesouras ou qualquer outra coisa desde que esteja esterilizados.

Após acomodar cada uma das mudas em seus respectivos vasos, que sejam proporcionais ao seu tamanho, refaça os procedimentos indicados no passo a passo.

Para saber quando deve renovar os vasos ou quando deve fazer o replantio das orquídeas, observe sua planta junto ao seu desenvolvimento, quando ela estiver muito grande (tombando) e com as raízes ocupando todo o vaso é o momento de fazer a troca de local da planta.

Trocar de vaso é extremamente importante para o desenvolvimento da planta, isso deixa ela livre para expandir, crescer livremente deixando-a cada vez mais bonita.

casinhanolago