Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lírios-7

O lírio é uma das flores mais apreciadas em todo o mundo, pois é uma flor muito bonita e que expressa dignidade e realeza, tanto que essa flor foi muito utilizada na confecção dos brasões dos impérios que existiram.

O lírio está intimamente associado a questão da pureza, mas o lírio também é associado ao ocultismo, pois essa bela flor era usada como um símbolo das pessoas que seguiam essa espiritualidade, graças as suas inúmeras propriedades alucinógenas.

Os lírios são espécies vegetais nativas da Europa, da Ásia e da América do Norte, no entanto, nos dias atuais a planta pode ser considerada cosmopolita, sendo cultivada em varias partes do mundo, graças aos inúmeros híbridos que surgiram e continuam a surgir.

Os tipos de híbridos de lírios existentes no Brasil
Atualmente são encontrados 4 tipos de híbridos que apresentam destaque para fins comerciais e que se dividem em diversas variedades:

Hibrido Longiflorum

Hibridos Longiflorum – espécies de lírios oriundas do Japão e possuem cor branca. A floração ocorre normalmente de setembro a novembro, e por isso são popularmente denominados como a flor de finados;

L.A. Híbrido
L.A. Híbrido – esse tipo de lírio é resultando da combinação do lírio nativo do Brasil com híbridos de origem asiática. Essas plantas produzem lírios similares aos lírios híbridos asiáticos, no entanto o botão floral é de tamanho grande, muito parecido com o botão do lírio oriental;

hibrido orietal

Híbridos Orientais – esse lírios são oriundo do Japão e se caracterizam por possuírem botões florais maiores que os lírios híbridos asiáticos. As folhas são mais largas e com menor numero. A cor das flores pode ser branco e rosa, e geram um aroma forte. As variedades mais cultivadas e conhecidas são: star gazer, siberia, rascal, muscadet e casa blanca;

lirioasiático
Híbridos Asiáticos – esses tipos de lírios são bastante populares, pois são espécies amplamente comerciais. Os lírios asiáticos possuem flores e folhas de tamanho menor. As cores das flores são: laranja, rosa, amarela, vinho e salmão. As principais variedades deste tipo de hibrido são: Navona, Brunelo, Monte Negro, Gran Paradiso, Romano, Menton, Chiant e Orange Pixie.

Dicas para cultivar Lírios
Os lírios são espécies vegetais que podem ser cultivadas em praticamente todas as espécies de solo, no entanto é necessário que o solo possua uma boa estrutura e uma boa capacidade de drenagem durante todo o ciclo de cultivo do lírio. É indicado que se evitem o cultivo de lírios em solos do tipo argilosos e solos pesados, mesmo que a planta a muito custo consiga se desenvolver.

Outro ponto importante é a questão da adubação, no caso do cultivo dos lírios é importante que ela seja feita antes do plantio das flores, e é recomendado que se use adubo do tipo NPK. De acordo com a condição de nutrientes existente no solo, a adubação pode ser feita com a aplicação de adubo orgânico, como por exemplo, o esterco de gado.

Entre os cuidados a serem tomados com os lírios em seu cultivo é que os canteiros precisam ser reformados em período de cada 01 (dois) anos, além disso, é interessante que seja feito uso de produtos que defendam os lírios dos ataques das lagartas, que são as principais pragas que atacam essas espécies vegetais.

A reprodução dos Lírios
Os lírios são espécies vegetais que se reproduzem por meio dos seus bulbos que podem ser cultivados em qualquer período do ano, contudo, o momento mais indicado para fazer o plantio dos lírios é quando começa a primavera, pois de acordo com local, existe uma probabilidade menor de acontecer geadas.

liriorasacal

O Lírio Rascal
É uma das variedades de híbridos de lírios que existem. O lírio rascal se caracteriza por ser um tipo de lírio que possui pequeno porte, folhas relativamente grossa e apresentam aspecto seroso (isto é, lembram a cera). Por ser uma planta de pequeno porte e folhas grossas, o lírio rascal acaba sendo uma espécie vegetal muito compacta e ao mesmo tempo, o lírio rascal possui uma aparência forte, robusta e delicada, de grande beleza.

O lírio rascal apresenta hastes fortes, por isso a planta tem aspecto robusto. E a beleza dessa espécie vegetal está no conjunto de suas flores e na simetria apresentadas pelos botões do lírio rascal.

O tamanho do lírio rascal é em torno de 30 a 45 cm de altura.

O lírio rascal é uma espécie vegetal de beleza campestre e que possui diversas cores e um movimento todo especial. Para cultivar esta espécie vegetal de forma que a planta se desenvolva de maneira plena e saudável é importante que o lírio rascal seja mantido em um vaso que permaneça constantemente úmido (no entanto não precisa ser encharcado, pois gera o sufocamento das raízes e por consequência a morte do lírio rascal).

Com relação a luminosidade, o lírio rascal é uma espécie vegetal que aprecia a luminosidade natural, no entanto deve ser evitado que a planta fique exposta ao sol nos horários mais quentes – das 10:00 horas as 16:00 horas.

Hoje em dia, já encontramos variedades do lírio rascal, sendo criadas aqui em nosso país que são o lírio rascal angelique que apresenta cor rosa e o centro amarelado e o lírio rascal diamonds que apresenta cor branca e o centro também amarelado. De acordo com os especialistas, essas duas variedades se destacam entre os lírios rascais por sua grande durabilidade.

O tempo de vida útil desses lírios rascais depois que se encontram abertos é em torno de 8 a 10 dias, esse tempo varia conforme o local onde o lírio rascal fica exposto.

entardecer

cacto-azul

O cacto-azul é uma planta e escultural e exótica e tem grande valor como planta ornamental porque se apresenta estruturalmente de uma forma muito bonito e tem a cor azulada. Ele tem o porte ereto e arbustivo e pode chegar a 10 m de altura enquanto os seus ramos podem ter de diâmetro 11 cm.

O cacto azul faz parte da família Euphorbiaceae e sua origem é brasileira, o que significa que pode ser cultivado no nosso território. Para ornamentação pode ser usado em jardins com pedras e em conjuntos ou cultivado isoladamente. Porém, para que cresça bonito e forte deve ser plantada a meia sombra ou sol pleno. É uma planta que cresce lentamente. Não tolera o frio, pois o seu clima perfeito é o tropical seco.

O cultivo do Cacto-azul
O tipo ideal de substratos para o cultivo de cactos é em solo seco, arenoso e com muitas pedras. Por isso, para que ele cresça bonito é necessário criar um subsolo que retenha a água, que pode ser feito com: folhas para fazer um composto orgânico que devem ficar próximas ao solo mineral, cascalho, cascas de árvore, areia e cascas de árvores em decomposição.

Os cactos além disso, preferem solo com um alto teor de pH, aliás, bem superior ao exigido por outras plantas ornamentais. Estamos falando de algo em torno de 6 a 6,5, que pode ser conseguido com turfa. Porém, melhor ainda, é o conseguido com o húmus da minhoca que fica em torno de 7,0.

Os cactos possuem raízes enormes o que faz necessário que se prepare um solo bem profundo, com cerca de 15 cm mais ou menos, isso também garante a drenagem adequada tanto para as regas quanto para a chuva. Já, se o cultivo for dentro de vasos fundos, será necessário usar manta geotêxtil ou vaso brita, são modos de evitar que a terra fique compacta no furo da drenagem o que acarretaria encharcamento.

Além disso, é necessário antes de colocar o substrato, adicionar um pouco de areia, não abrindo mão de uma boa mistura para facilitar a drenagem e fertilizante para moderar o quanto a terra consegue reter a água.

Também é necessário usar adubo granulado para a cobertura da adubação e que não tenha muito nitrogênio na composição. Porém, esse produto fará com que o cacto cresça mais rápido, o que aparentemente pode ser uma vantagem, mas na verdade não é, porque ele perde os nutrientes. Por isso, é necessário compensar com a fórmula: 4-14-8.

cacto-azul_11

Reprodução de cactos por sementes
As sementes dos frutos dos cactos normalmente são pretas e o seu fruto é chamado de cereus, que é capaz de produzir várias delas ao mesmo tempo, estamos falando de centenas.

A melhor maneira de retirar a poupa do fruto para usá-la no cultivo é colocando na água, depois coe com um pano. Em seguida, as sementes devem ser lavadas e todo o resíduo de mucilagem retirado porque nele é que moram os fungos. Seque no sol e não se esqueça de retirar as fibras, que acabam sendo aderidas pela semente.

Você pode usar uma bandeja de semeadura, que pode ser comprada em qualquer loja que venda material de jardinagem ou se preferir, use uma caixa de fruta ou bacia plástica, só não pode esquecer de fazer os furos no fundo. Neste caso, a casca de arroz carbonizada serve como substrato.

Na hora de semear, distribua bem as sementes e de preferência cubra com um pouco de areia, que deve ser peneirada antecipadamente.

O tempo de germinação é de 30 a 45 dias, porém, pode acontecer desse tempo aumentar, isso dependerá do gênero de cactus foi escolhido para cultivo.

Cacto-Azul-15

Dicas:
* E não se esqueça, o melhor momento para semear o cactos é durante o verão.
* Não jogue água na sementeira.
* Se você colocar a bandeja onde estão as sementes sobre uma lâmina de água não será necessário regar. Claro, que isso só funciona se você escolher um substrato pequeno para sementeira.
* Quando a sua mistura for de areia e pó de coco, ela deverá ser de 5 e no máximo 6 centímetros. Quando o substrato é feito de areia pura, a altura passa para 4.
* A bandeja não deverá nunca ser mergulhada dentro d’água para evitar que cresçam fungos.
* Se você não tiver uma estufa para colocar a bandeja de sementes poderá usar uma cobertura de plástico, que serve para criar o clima úmido que a planta precisa para se desenvolver.
* Saiba que as plantas que são cultivadas através de sementes são melhor para aclimatação e mais rústicas.
* O cactos deve ficar na sementeira durante 3 a 4 semanas. Depois desse período deverá ser feita a adubação de cobertura e quando for tirar as mudas, muito cuidado, porque elas são muito frágeis.
* Depois dessa fase da retirada das mudas da sementeira, espera-se passar de 4 a 5 meses para fazer o transplante delas para os vasos permanentes. Esses vasos, de preferência, devem ter a boca bem larga, como se fossem grandes bacias, onde é possível cultivar em grupos.
* Caso você tenha optado por fazer o cultivo do cacto em viveiro é melhor para evitar o problema, chuvas fortes, que com certeza, danificam as plantas quando estas não estão bem amparadas.

Outra dica para quem é jardineiro de primeira viagem é usar uma tela fina, dessas colocadas para evitar os mosquitos, bem em cima de cada um dos vasos com os cactos. Já quem pretende cultivar a planta para comercializá-la, é aconselhável deixá-las no mesmo vaso pelo menos até o segundo ano de semeadura.

De todos os gêneros de cactos, o cereus é o que tem o crescimento mais rápido, por isso, todas as instruções relatadas acima devem ser desconsideradas, porque os períodos serão muito menores.

cactoazul

Temperatura ideal para se cultivar os cactos
Não é novidade para ninguém dizer que os cactos gostam mesmo é de calor.  Se você vive em regiões onde o frio é mais intenso, certamente terá um grande problema durante o inverno.

Porém, não quer dizer que as temperaturas alternadas sejam um problema. Em lugares que fazem calor de dia e frio a noite, o cultivo é sem problemas.

borboleta lilás

filodendro cara-de-cavalo

A planta conhecida como filodendro cara-de-cavalo faz parte da flora da Mata Atlântica, pertence à pertence à família das Araceae, e foi descoberta por viajantes, que eram comerciantes geralmente estrangeiros e também por naturalistas.

À partir do século XVIII viajantes estrangeiros começaram a pesquisar a Mata Atlântica, com interesses voltados para a arte e para a ciência. E foi em uma dessas viagens que eles descobriram entre outras plantas, o filodendro.

E logo perceberam que tinham descoberto uma planta que seria de grande valor se fosse comercializada para a ornamentação e decoração de jardins. E, realmente a planta filodendro foi levada para o exterior e alcançou o sucesso que foi previsto pelos estrangeiros.

Contudo, aqui no Brasil, ela só ganhou prestígio muito recentemente, após ter sido utilizada pelo paisagista Burle Marx. Ele criou tipo um verdadeiro santuário todo em espécies nativas, no Rio de Janeiro em sua casa. E a planta filodendro foi ali nesse santuário, consagrada pelo paisagista.

Philodendron Panduriforme

O que é a planta filodendro cara-de-cavalo?
Além do filodendro cara-de-cavalo, há outras plantas filodrendros. Nos outros tipos  as folhas são diferentes.

Esta espécie de filodendro é chamada popularmente de cara-de-cavalo porque a sua maior característica é o formato das folhas. Elas são recortadas com formato parecido com a cara de um cavalo.

Sua folhagem atrai os paisagistas por ser abundante e de aparência muito ornamental. A planta tem um excelente crescimento e pode alcançar até um metro de dimensão. O filodendro cara-de-cavalo é uma planta de hábito de trepadeira.

Como cultivar o filodendro cara-de-cavalo
* Para plantar a espécie comece pela escolha do vaso que não pode ser pequeno. Porque, como ele é uma planta trepadeira, você deve colocar dentro do vaso um palito de fibra-de-coco para ser usado como suporte para a planta, que deverá crescer apoiada nele.

* Depois da escolha do vaso e do palito para suporte, adquira  também: terra preta, argila expandida (cacos de cerâmica ou brita), pedriscos e terra comum.

filodendro

Na hora do plantio, comece a preparar o vaso da seguinte maneira:
* Uma camada de argila expandida, de cacos de cerâmica ou de brita deverá ser colocada no fundo do vaso fazendo a primeira camada. Essa camada de argila é para não haver a retenção de água na planta. A drenagem é necessária para não acontecer o apodrecimento das raízes.

* Após a primeira camada, você deve colocar uma camada de terra preta (substrato).

* Depois dessa camada de terra preta, introduza o suporte de xaxim e após coloque a muda de filodendro cara-de-cavalo com bastante cuidado para que não aconteça das raízes serem danificadas.

* Verifique se a muda da planta está bem colocada e comece a fazer com a mão, suavemente, o preenchimento do vaso com terra comum, assentando com a palma da mão cada punhado de terra que você colocar.

* Pare de colocar terra antes de encher o vaso, porque será preciso colocar o pedrisco. O pedrisco acrescentado na finalização do vaso de planta embeleza ainda mais o vaso e previne contra a infestação do mosquito que transmite a dengue.

Philodendron Panduriforme_Y

Cuidados necessários para a manutenção do filodendro cara-de-cavalo
Para que a sua planta continue saudável após o plantio, alguns cuidados são necessários:
* A planta filodendro cara-de-cavalo não se adapta bem se for cultivada no mesmo vaso com mais plantas. Ela precisa estar isolada.

* Ela não suporta a luz do sol. Por isso, deve ser cultivada no interior de ambientes e, se for plantada em algum lugar no exterior, como em jardins, precisa estar em lugar sombreado.

* A planta não precisa de muita água. Por isso, durante o inverno ela deve ser regada de uma a duas vezes por semana e com ½ litro de água em cada uma das regas. Durante o verão, a quantidade de vezes por semana deve ser aumentada para duas a três vezes. Porém, este número de vezes pode ser aumentado dependendo do local onde a planta estiver colocada.

* A planta filodendro cara-de-cavalo se for plantada respeitando todas as suas características, é uma planta de crescimento muito rápido.

* Ela não tolera correntes de ar. Por isso não deve ser colocada Em locais onde possa receber correntes de vento. O melhor local para a planta ser colocada é em jardim de inverno ou no interior de ambiente em um lugar que não fique próxima à porta. Aliás quando colocada dentro de casa ou de apartamento é muito bom pelo fato dessa planta ser excelente como purificador de ambientes.

A planta filodendro cara-de-cavalo é muito comercializada para ornamentação. Principalmente por paisagistas que a usa como planta decorativa de interior de ambientes. Inclusive como planta pendente, no que ela apresenta um belo visual para complementar a decoração.

farol