Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




phoenix_roebelenii

Para se ter plantas bonitas dentro e fora de casa são necessários cuidados básicos e específicos de cada uma delas. Vários fatores influenciam na florescência de uma planta, os principais deles são: sol e água.

Aliás, é muito comum encontrar jardineiros que têm os seus segredos para manter as plantas mais bonitas e acima de tudo, que elas tenham um período de flores perfeito, quanto mais, melhor.

Vamos relevar alguns desses segredinhos para você também ter as suas plantas de interior com mais flores. Anotem.
1- Em primeiro lugar é saber bem que tipo de terra está usando.
Não dá para cultivar as plantas em qualquer terra, é necessário conhecer bem o tipo de mistura que foi usado, melhor que isso, usar a mistura adequada para aquela determinada planta.

É muito importante saber exatamente o nível de pH da terra que será colocada no vaso e isso pode ser feito através de um teste simples. Só assim você terá certeza de que aquela mistura é a correta para a sua espécie de planta ou será necessário fazer ajustes.

2 – Pense na qualidade em primeiro lugar e não na quantidade.
É muito comum que as pessoas cultivem plantas, dentro ou fora de casa, e queira ver muitas flores surgindo na época da florescência.

Mas, a primeira coisa que deve ser pensada é na qualidade dessas flores, vistosas, perfumadas, fortes e não na quantidade. Não adianta a planta está cheia de flores ,mas fracas, sem perfume, com textura comprometida.

Um dos motivos que leva as plantas cultivadas em vasos terem as flores feias é o fato de o tamanho do recipiente não ser adequado. Elas precisam de espaço, cada uma faz um tipo de exigência.

interior

3 – Saber escolher é fundamental.
Se você pega uma planta que é adequada para parte externa, para o jardim e a planta em um vaso, não dá para esperar que ela dê tantas e lindas flores. Obviamente, não estando em um lugar adequado, isso será um problema. Por isso, escolha espécies que se adaptam muito bem a parte interna da casa.

4- Fique de olho nos custos para manter as plantas bonitas e com flores maravilhosas.
Algumas plantas exigem muito mais do que as outras, o que implica em um gasto muito maior. Você deve contar com a compra das sementes, mas as despesas vão continuar, com fertilizantes, pesticidas, utensílios e herbicidas, como mínimo.

A escolha da planta deve ser feita de acordo com o orçamento que pretende dedicar a ela. Não adianta comprar uma planta que dá um grande trabalho, exige muito, e depois querer lindas flores, sem passar pelas etapas e cuidados necessários.

Se a ideia é gastar menos e ter flores lindas, busque as espécies que exigem menos cuidados e gastos e aposte nelas para enfeitar os vasos da sua casa.

5 – A iluminação é extremamente importante.
Por menos luz que uma planta precise, ela não sobrevive sem ela. Por isso, na hora de escolher uma planta, lembre-se quanto de luz a sua casa poderá oferecer a ela.

Sem sol suficiente você jamais terá lindas flores. Escolha um lugar que ela receba a luz do sol, não tenha muito vento e ar fresco.

plantasdeinterior

6 – A água é indispensável, às vezes mais ou menos.
Sem água a planta não vai crescer e muito menos dar lindas flores, mas com água em excesso ela poderá deixar a raiz encharcada.

Tenha cuidado ao misturar no mesmo vaso plantas com exigências diferentes, aquela que precisa de muita água e a outra que nem tanto. O ideal é agrupá-las de acordo com as suas necessidades.

Aposte naquelas combinações que dão certo, se você quer mesmo fazer grupos mistos. Neste caso, é melhor pedir conselho ao vendedor e explicar qual é o projeto.

7 – Para combater os fungos use também alternativas naturais.
As alternativas naturais ajudam a deixar as flores mais bonitas, a planta como um todo. Quanto menos produto químico, melhor para sua planta.

Experimente trocar a água por leite, que é considerado um excelente fungicida natural, use um spray para aplicá-lo tanto nas flores quanto nas folhas. Ele poderá ser usado puro ou diluído na água.

É uma opção muito melhor do que usar produtos químicos. Experimente e você vai ver como ficarão mais bonitas as suas plantas.

plantas-de-interior-850943

8 – O poderoso mulching, uma técnica muito usada na jardinagem e considerada ótima.
Quanto melhor a planta for tratada, melhor será a retribuição dela, bonita e com lindas flores.

O mulching é uma técnica muito usada, que significa, colocar material orgânico em cima do solo, sendo um modo de conservar a umidade da terra, necessária para as plantas.

Além disso, isso ajuda a manter bem longe as ervas daninhas e garante mais nutrientes para o solo, que por consequência, alimenta as plantas. As raspas de madeira, a grama cortada, as folhas, a palha e até o jornal triturado são os compostos orgânicos mais utilizados.

9 – Mantenha as suas ferramentas de jardinagem limpas e em bom estado.
Pode parecer que não, mas as ferramentas em péssimas condições ou sujas podem acabar comprometendo a saúde da sua planta e em consequência alterando o sucesso da época das flores.

As ferramentas não devem ser guardadas sujas só porque são usadas na terra, pois isso pode acabar facilitando a chegada de doenças, insetos e pestes. Basta um balde com água e sabão para deixar as ferramentas limpas e depois, deixá-las secar bem antes de guardá-las.

plantas_de_interior_1592

10 – O que não se fazer quando se cultiva em vasos.
A primeira coisa importante que deverá saber é que não se usa terra de jardim para encher o vaso. Esse tipo de terra fica compacta e dura e não é adequada para o cultivo em recipientes e basta isso, para que as plantas, ao invés de crescerem bonitas, terminem mortas. E flores, nem pensar, nem feia e nem bonita.

Além disso, o solo deve ter drenagem e é necessário uma excelente circulação de ar.

11 – Para garantir as flores, lindas, abertas e coloridas, nunca deixe que as folhas secas se acumulem. Esse é um grande erro, que acaba evitando que elas floresçam ou que voltem a florescer.

passarinho

Orquídea sapatinho (PAPHIOPEDILUM)

A beleza, a complexidade e a diversidade incrível das orquídeas fazem delas plantas inigualáveis no mundo vegetal. Estas belezas exóticas constituem a maior família de plantas floríferas na Terra, com mais de 30.000 espécies diferentes, e pelo menos 200 mil híbridos.

As orquídeas podem ser encontradas nos trópicos equatoriais. O motivo para essa diversidade está na capacidade incrível que a orquídea tem de se adaptar ao seu ambiente.

Com tantas diferentes variedades de orquídeas que florescem em tantas diferentes condições de cultivo, é relativamente fácil encontrar uma orquídea que se adapte bem às condições que você pode oferecer.

A maioria das orquídeas cultivadas são nativas dos trópicos. Em seu habitat natural, elas unem-se à casca de árvores, ou à superfície de outras plantas. Suas raízes brancas são especialmente adaptadas para absorver a umidade e os nutrientes dissolvidos.

Porque estas orquídeas tropicais normalmente crescem no alto das árvores, ao invés de no chão da floresta, elas estão acostumadas à boa circulação de ar e muita luz.

As Orquídeas são as plantas favoritas de muitas pessoas, e plantá-las é mais fácil do que se imagina.

Veja o passo a passo de como plantar orquídeas e enfeite a sua casa com mais vida:

* Para começar retire as orquídeas do vaso, faça uma divisão em partes.

plantando-orquideas-2.jpg-

* Lave as raízes, é importante lavar as raízes em água corrente para eliminar as raízes mortas e manter as saudáveis intactas.

* Esse passo é opcional, você pode colocar material de drenagem, que pode ser uma camada de brita, argila ou mesmo isopor.

* Acrescente um substrato para depois poder fazer a colocação da muda.

* O próximo passo é acomodar a muda da orquídea e ter o cuidado de fazer de forma que ele possa crescer de forma mais saudável. A brotação nova deve ficar no centro do vaso.

* O adubo também é opcional, mas faz toda a diferença. Você pode optar por adubo orgânico para ajudar as orquídeas a crescerem mais e mais fortes.

plantando-orquideas--2

Muitas das plantas que compramos em exposições e floriculturas dificilmente sobrevivem em nossos jardins ou vasos que plantamos em casa. Muitas das vezes o motivo é a má manutenção e a forma da qual replantamos essas plantas e a maneira como cuidamos delas.

Tudo pelo simples fato da falta de informação que encontramos para cuidar de plantas como as orquídeas. As orquídeas são plantas muito delicadas que exigem cuidados especiais na hora do seu plantio, as pessoas mesmo não percebem quando a primavera chega e como as plantas mudam nesse período.

A luminosidade aumenta, a maioria das plantas entra em estação reprodutiva e é nesse momento que os cuidados devem mudar e as plantas devem ser mudadas de vasos para outro lugar. Quando surgem as brotações como novas folhas e flores é a hora de replantar as suas orquídeas para um lugar maior onde elas possam se desenvolver livremente.

Assim como muitas plantas, as orquídeas devem ser replantadas de tempos em tempos, isso acontece devido ao substrato que deixa de ter as substâncias que são essenciais para ela e também porque a maioria delas é comprada em vasos e, conforme vão se desenvolvendo, vão exigindo vasos ou lugares maiores para poderem crescer.

Uma boa dica também é fazer mudas e multiplicar essas orquídeas grandes em várias para decorar o jardim.

Como já mencionado, a primavera é a melhor estação para realizar esse tipo de trabalho, pois é quando as condições climáticas estão favoráveis para a cicatrização de raízes cortadas e os procedimentos serão feitos em um período em que as orquídeas não se encontrarão em período de dormência (fase que ela não resistiria ao replantio).

replantandoorquidea

Como replantar?
É necessário os seguintes materiais:
* Um vaso de plástico, de preferência um que retenha bastante umidade, pois esse tipo de planta requer que o substrato esteja sempre umedecido e jamais seco;

* O barro é recomendado para quem tem as plantas em locais cobertos;

* Substrato que consiste em uma mistura de carvão, pinus e fibras de coco;

* Cerâmica, muitas pessoas preferem plantar suas orquídeas em peças de argila ou de outro material, que deixam o aspecto mais bonito e pela decoração também ou falta de espaço;

* Tesoura para podar as hastes da planta e alicates (todos bem esterilizados);

* Varetas de metal, bambu ou arame para arquear as hastes que estiverem compridas.

Passo a Passo
A primeira coisa a ser feita é retirar todo o substrato velho do vaso e das raízes, nesse processo algumas raízes podem se quebrar devido a fragilidade da planta, mas isso é natural.

Jogue fora as raízes que estiverem mortas, estas apresentam cores mais escura que as outras. Após a escolha do vaso ou do local onde será feito o plantio ou replantio da orquídea, forre-o com 1/3 dos cacos picados, estes cacos permitirão que as plantas drenem as águas na hora da rega.

Encoste a parte de trás da planta no vaso para que ela fique bem acomodada dentro do vaso, caso não esteja replantando-a em um vaso, escore-a com uma das varetas. Estes escores também servem para manter a planta presa ao vaso ou ao local enquanto ela é enraizada, o que leva um tempinho.

Acabe de completar o vaso ou a área onde esteja plantada a orquídea com o substrato restante.

Cuidados especiais
Depois de todo o trabalho feito para o replantio, é muito importante manter o vaso em local que bata sombra durante pelo menos uma semana, e não regá-la durante esse tempo para que as suas cicatrizes sejam restauradas.

Durante esse tempo, o que você pode fazer é pulverizá-la com água a noite para que ela não se desidrate. Passada uma semana, mantenha o substrato sempre úmido regando ela todos os dias, e para mantê-la saudável não se esqueça de fazer as adubações durante 15 dias.

plantar em árvores

Replantar em árvores
É muito comum ver orquídeas plantadas em troncos de árvores por aí. Também dá um aspecto muito legal e combina muito com decorações de sítios ou decorações que tenham algo de natural.

Algumas espécies de orquídeas são conhecidas como epífitas e podem ser facilmente transplantadas para o tronco de algumas espécies de árvores ou para outros tipos de fibras como a coco, por exemplo. Para isso, deve ser usado a fibra-de-coco como substrato, as tesouras e alicates para fazer a mesma poda que no outro tipo de replantio, ataduras de gaze e barbante.

Os primeiros passos são os mesmos, então depois de cortas as raízes mortas, segure sua planta próxima ao tronco ou ao local onde deseja replantá-la, enrole todas as raízes com a gaze junto com o substrato e amarre tudo no tronco ou nas fibras de coco onde for transplantar a planta com barbante, mas não aperte muito para não machucá-la, deixe fixo o bastante para fixá-la apenas.

A planta está enraizada no momento em que o substrato e a gaze estiverem desaparecendo ou completamente desaparecidos.

raízes

Como dividir as mudas para o replantio?
No momento do replantio, é a hora ideal para se fazer novas mudas e distribuí-las da forma como desejar. Você pode começar por dividir as plantas que estiverem com mais de 6 pseudobulbos para fazer a distribuição.

Para isso, acomode a sua planta em um vaso novo e separe 3 mudas que tenham de 3 ou mais bulbos cada uma delas, faça os cortes com facas, tesouras ou qualquer outra coisa desde que esteja esterilizados.

Após acomodar cada uma das mudas em seus respectivos vasos, que sejam proporcionais ao seu tamanho, refaça os procedimentos indicados no passo a passo.

Para saber quando deve renovar os vasos ou quando deve fazer o replantio das orquídeas, observe sua planta junto ao seu desenvolvimento, quando ela estiver muito grande (tombando) e com as raízes ocupando todo o vaso é o momento de fazer a troca de local da planta.

Trocar de vaso é extremamente importante para o desenvolvimento da planta, isso deixa ela livre para expandir, crescer livremente deixando-a cada vez mais bonita.

casinhanolago

Salgueiro[

As árvores, além de embelezar, são especiais e fundamentais nas ruas e avenidas, pois, elas possuem um importantíssimo papel no equilíbrio térmico, refrescando onde quer que estejam.

Além dessa importante característica, elas também colaboram com a redução da poluição sonora e do ar e ainda fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. São inúmeros benefícios que não param por aqui, pois ainda poderia citar a produção de oxigênio, proteção contra ventos, fixação de carbono, etc.

Mas não podemos esquecer que a escolha correta da espécie para o plantio em calçadas é fundamental.

Primeiramente, se há o desejo de plantar uma árvore na sua calçada, deve procurar a prefeitura. Muitas delas têm um plano de arborização urbana, com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Normalmente, o plantio pode ser solicitado à prefeitura, ou buscar as mudas você mesmo no viveiro municipal.

Mas é muito importante prestar atenção na escolha da árvore. O plantio da árvore errada pode provocar muita dor de cabeça no futuro, como por exemplo: tubulações de água e esgoto estourados; calçadas levantadas; problemas na rede elétrica; galhos que ameaçam cair a qualquer momento; frutos pesados que caem sobre carros; ramos espinhentos que atrapalham os pedestres; sujeira e mal cheiro advindo de frutos; folhas ou flores caídos; entre muitas outras situações desagradáveis e perigosas.

E o pior é que geralmente não podemos fazer muita coisa. Na maioria dos casos o corte ou poda é permitido apenas à prefeitura e companhia elétrica.

Cortar uma árvore sem autorização pode lhe render multas pesadas e, dependendo da espécie, ser considerado crime ambiental. Você terá que solicitar o serviço e aguardar que aprovem. Então escolha bem. Uma árvore é para além da vida toda.

Confira uma lista com algumas espécies que são indicadas para calçadas. As espécies que alcançam até 10 m são boas para calçadas com fiação elétrica, enquanto as maiores podem ser plantadas em calçadas sem fiação.

Euphorbia leucocephala )

a) Noivinha (Euphorbia leucocephala)
Ela também é conhecida por outros nomes populares como: mês de maio; neve da montanha; cabeça branca; leiteiro-branco; cabeleira-de-velho; flor-de-criança e chuva-de-prata.

Durante o mês de maio, suas folhas verdes, ficam brancas, tornando-a linda e encantadora. Em junho suas folhas já voltam a coloração verde. É uma árvore de porte pequeno, que não atinge 3 m. Não agride a calçada e nem prejudica a fiação elétrica.

Tabebuia sp

b) Ipê (Tabebuia sp)
Os ipês são árvores de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exigem poucos cuidados. É muito usado como árvore decorativa devido à sua florescência colorida e anual. O Ipê, é um gênero de árvores, em sua maioria nativas, decíduas, de tronco e ramagem elegantes.

Sua madeira é resistente e o florescimento exuberante nas cores, amarelo, branco, rosa e roxo. Os ipês atingem de 10 a 35 m, dependendo da espécie. São adequados para calçadas sem fiação elétrica.

Jacarandá mimosaefolia

c) Jacarandá mimoso (Jacarandá mimosaefolia)
Um verdadeiro clássico. Árvore decídua, de floração exuberante. Ideal para arborização de ruas, praças e avenidas. Sua altura é de 8 a 15 m. Suas raízes são profundas, não danificam calçadas e nem redes subterrâneas. Por atingir 15 m, melhor ser plantada contra a rede elétrica.

Lagerstroemia indica

d) Extremosa ou Resedá (Lagerstroemia indica)
É uma linda arvoreta muito utilizada na arborização urbana. Tem florescimento esplendoroso, é decídua e tolerante a podas drásticas. Atinge até 8 m de altura.

Tibouchina mutabilis

e) Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)
O Manacá é uma belíssima árvore que nos proporciona admirar suas flores em três cores diferentes simultaneamente: brancas, rosas e roxas, de acordo com a idade da flor. Atinge até 6 m de altura.

Ligustrum lucidum

f) Alfeneiro (Ligustrum lucidum)
Uma das espécies mais cultivadas na arborização urbana do sul do Brasil. Oferece boa sombra, mas a floração de muitos exemplares ao mesmo tempo pode intensificar os casos de alergia à pólen. Atinge aproximadamente 3 m de altura.

Magnólia spp

g) Magnolia (Magnólia spp)
A linda Magnólia, além de bela e perfumada faz lembrar os ipês rosas. Elas são muito interessantes para arborização urbana devido à seu porte pequeno. Decíduas e próprias para o clima subtropical e temperado. Alcançam de 5 a 10 m de altura.

Bauhinia foficata

h) Pata-de-vaca (Bauhinia foficata)
Árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio com uma das mais belas flores e folhagens. Possuem raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.

Tibouchina granulosa

i) Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
É uma árvore de pequeno porte e raízes profundas. Elegante e bela, apresenta uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano. Possui um fruto bem pequeno e é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

Murraya paniculata

j) Dama-da-noite (Murraya paniculata)
Também conhecida como murta-de-cheiro; jasmim-laranja; murta; murta-da-Índia e murta-dos-Jardins, a dama-da-noite é um arbusto grande (ou arvoreta) que pode alcançar até 7 m de altura. É muito utilizada para a formação de cercas-vivas. A dama-da-noite apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada.

Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros e perenes. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca.

Stenolobium stans

k) Ipê-mirim (Stenolobium stans)
Conhecido popularmente como Ipê-de-jardim, é uma arvoreta muito ramificada. As folhas compostas são serreadas, as flores amarelas em forma de campânula e formam inflorescências vistosas. É muito usada em arborização urbana, podendo chegar a 7 m de altura. Sua floração acontece entre os meses de janeiro e maio.

Erythrina speciosa

l) Candelabro (Erythrina speciosa)
É uma das mais belas árvores brasileiras. Apresenta inflorescência em forma de candelabro, daí seu nome popular. É composta de flores de coloração vermelho-vivo, muito atrativa para os beija-flores.

Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno. A altura varia de 4 a 6 m e sua floração acontece entre junho e setembro (final do inverno/começo da primavera).

Caesalpinia pulcherrima

m) Flamboyanzinho (Caesalpinia pulcherrima)
É uma árvore (alguns consideram arbusto lenhoso) de pequeno porte da família das leguminosas. De rápido crescimento, suas folhas são recompostas com folíolos pequenos e permanentes. Sua copa tem um formato arredondado e pode atingir de 3 a 4 m de altura. Suas flores são vermelhas, alaranjadas, amarelas, rosas ou brancas dependendo do cultivar, dispostas em cachos paniculares. Sua época de floração é entre setembro e maio.

Licania tomentosa

n) Oiti (Licania tomentosa)
É muito usada na arborização de várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Campo Grande. O seu fruto é uma drupa elipsoide ou fusiforme, de casca amarela mesclada de verde quando madura, com cerca de 12 a 16 cm de comprimento e polpa pastosa, pegajosa, amarelada, de odor forte, com caroço volumoso e oblongo. Pode atingir entre 8 e 15 m de altura.

Callistemon ssp

o) Escova-de-garrafa (Callistemon ssp)
As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.

Mas é nas inflorescências que reside o encanto desta árvore. Elas tem um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. São muito resistentes à seca.

Melia azedarach

p) Cinamomo (Melia azedarach)
É uma árvore bastante utilizada na arborização urbana. Indicada para clima subtropical. De floração ornamental e frutos atrativos para avifauna, ela alcança até 20 m de altura.

Plumeria rubra

q) Jasmim-manga: (Plumeria rubra)
A Jasmim-manga é uma árvore que pode atingir um porte entre quatro e oito metros. É muito usada como planta ornamental e seus caules são grossos e lisos, de cor cinzenta ou bronzeada, de forma escultural. Seus galhos têm um aspecto suculento e secretam um látex quando feridos.

As folhas têm cerca de 30 cm, são verde-escuras e nascem nas extremidades dos ramos e no inverno e na primavera elas caem. Suas flores formam grandes inflorescências terminais e têm coloração rosas ou vermelhas, havendo variantes brancas e amareladas. Floresce durante o verão e o outono. Suas flores exalam um odor suave, semelhante ao das flores de jasmim, o que lhe atribui seu nome popular. Ideal para calçadas, praças e parques.

cerejeira-do-japão

r) Cerejeira-do-japão (Prunus serrulata)
É uma árvore decídua, de grande valor ornamental, devido seu florescimento espetacular. É própria para clima subtropical e temperado. Alcança até 6 m de altura e deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Necessita de estações bem marcadas para florescer de forma satisfatória.

Por este motivo não é indicada para regiões equatoriais e tropicais, salvo em regiões de altitude elevada. Seu crescimento é moderado e a floração é precoce. Não tolera encharcamento e podas drásticas. Resiste ao frio, geadas e curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por enxertia, estaquia e mais facilmente por sementes.

Schinus terebinthifolius

s) Aroeira  (Schinus terebinthifolius)
De porte pequeno a médio, é uma planta plantas dióica, de folhas compostas, aromáticas e atinge de 8 a 10 m de altura. Suas flores são pequenas em panículas e seu fruto tipo drupa, vermelho-brilhante, aromático e adocicado. Reproduz-se por sementes ou estacas.

Senna spectabilis (Small)

t) Cássia-do-nordeste (Senna spectabilis)
É uma árvore da família das fabáceas, conhecida por diversos nomes populares como: cássia; cássia-do-nordeste; cássia-macranta; habú; fedegoso-do-rio e macrantera. De crescimento rápido, atinge um porte de até 4 m de altura, para 4 m de diâmetro da copa arredondada.

árvore-da-china

u) Árvore-da-china (Koelreuteria bipinnata)
Floresce no outono, despontado inflorescências eretas com flores amarelas, que em seguida são tomados por frutos papiráceos, duráveis, de cor salmão. Para clima subtropical. Atinge até 12 metros – plantar em calçadas sem fiação.

As folhas são pequenas e caducas. A floração decorre entre março a abril e origina flores de cor amarela. A frutificação é do tipo vagem e decorre de abril a maio. É uma planta com origem no Brasil.

Este foi apenas uma prévia das diversas espécies que podem ser utilizadas, existem também as espécies coníferas, que são ornamentais e largamente utilizadas no paisagismo devido ao seu formato que segue desde a base ate o ponteiro de forma cônico.

Já as palmeiras, também são muito utilizadas para calçadas, avenidas, parques, praças porem seu uso deve ser cauteloso pois dependendo da palmeira suas folhagens são pesadas e geralmente altas e, na sua queda poderá causar transtornos.

A diversidade de árvores é enorme e você pode gostar justamente de uma que viu em algum lugar. Na calçada de um amigo, de uma praça, de um consultório…

No entanto é muito importante se atentar para as características que uma árvore para arborização de calçadas deve ter.

Segue abaixo as características essenciais que as espécies recomendadas para calçadas devem possuir.

São elas:
* Não ser tóxica;
* Não possuir raízes superficiais ou agressivas;
* Não possuir espinhos;
* Não ser invasora;
* Não possuir espinhos;
* Não ter frutos ou flores grandes;
* Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento muito rápido).

folhasaovento9

cacto-orquidea

O cacto-orquídea é originário do México e faz parte da família Cactácea. Porém, também pode ser encontrada em outras regiões tropicais, como a América do Sul e Central. No seu ambiente natural, o cacto-orquídea tem os raios do sol filtrados pela copa da árvore que ela fica fixada, pois apesar de gostar do calor, não gosta de recebê-lo diretamente.

Essa é uma daquelas plantas que buscam outra para garantir hospedagem. Normalmente, elas crescem sob folhagem densa e na parte mais alta da árvores. Pois, apesar de não gostar do sol direto, elas adoram lugares bem iluminados.

O único horário que esse tipo de planta ainda atura os raios solares direto é na parte da manhã. Porém, em horas mais quentes ela não suporta mesmo o calor e precisam estar na sombra. É uma planta que quanto mais recebe luz, mais as suas flores são coloridas.

cactoorquídea

Características do Cacto-orquídea
Se trata de uma espécie epífita e suas flores que são um verdadeiro espetáculo chegam a medir entre 10 a 18 cm, a cor é vermelha bem vibrante. O momento do espetáculo da florescência é entre primavera e verão. Esse detalhe as faz diferente de outras espécies de cactos, pois essas plantas, normalmente, florescem em outra época do ano.

Uma vez que as flores desabrocham, ficam vários dias abertas e nem sempre, mais acontece, elas dão sementes em frutos, bem pequenas, nutritivos e globosos, que possuem a cor violácea.

Com os estudos e a tentativa de se “fazer” novas espécies, é possível encontrar o cacto-orquídea com flores de outras cores e com um delicioso perfume. Trata-se, na verdade, de um cruzamento, derivado a cor magenta bem no centro da planta. Elas ainda são diferentes no formato dos talos, que são achatatos, suculentos e segmentados e são muito semelhantes a folhas.

epiphyllum_buds

Cultivo do Cacto-orquídea
Para se cultivar o cacto-orquídea, como qualquer outra planta, é necessário observar alguns detalhes, como por exemplo, o substrato, que deverá ser rico em húmus, matéria orgânica, areia de rio lavada e terra preta.

Com esses “ingredientes” fica perfeito o plantio do cacto-orquídea, com boa aeração e drenagem, importantes para o bom desenvolvimento dela. Outra dica é deixá-lo ainda melhor misturando cascas e também folhas em decomposição.

Lembre-se que o cacto gosta de umidade, mas que não seja muita. As raízes não podem ficar de forma alguma completamente secas. Por isso, a rega deve ser feita com frequência.

Observe que a quantidade de água deve ser controlada de acordo com a região, o quanto a planta fica fora ou dentro de casa. Normalmente, quando estão na parte interna, a rega feita uma única vez na semana pode ser suficiente e no frio, a cada 10 dias.

O cacto-orquídea cresce muito bem quando está exposto à temperatura que varia entre 16 e 24ºC. Além disso, outra boa época para ele é durante o outono e inverno, em que as temperaturas ficam entre 16 a 18ºC. Porém, frio excessivo, essa planta não gosta e não resiste.

Cacto-orquídea-vermelho-Epiphyllum

Adubo e outras dicas de cultivo
O adubo deve ser feito durante a primavera e considere o tempo a cada 2 semanas. Seguindo a seguinte fórmula: NPK 10-10-10. O produto deve ser diluído em água conforme indica a embalagem.

Depois de pronta é só molhar o substrato até que ele fique bem úmido. Além disso, é indicado usar húmus de minhoca no substrato, uma colher logo quando começa a primavera é indicado. O repouso do cacto-orquídea é depois da floração.

A melhor forma de se fazer o plantio é através de estaquia, mas com sementes também dá para ter cacto-orquídea. A estaca deve ter o tamanho entre 10 a 12 cm e a base deve ser cortada na forma da letra “V”. Outra dica é usar canela em pó, polvilhar sobre o corte, serve para manter os fungos longe.

Depois de fazer esse processo, coloque as estacas em um lugar com sombra e com boa ventilação e espere passar 7 dias. Tempo para que seque.

Feito isso é só preparar o vaso com terra orgânica e plantar as estacas, observando que elas precisam estar no fundo entre 5 e 6 cm. A terra não pode ficar encharcada, e sim, deve ser mantida úmida. Depois é só deixar o vaso em um lugar bem iluminado, mas que a luz do sol não chegue diretamente. As raízes costumam a demorar entre 3 a 6 semanas para aparecer.

Cacto-orquídea-Epiphyllum_1

O que fazer com as pragas e doenças?
As pragas que mais atacam os cactos-orquídea são: bactérias, fungos e cochonilhas. Podemos considerá-los verdadeiros vilões, que podem acabar com a sua planta.
* No caso das cochonilhas, o ataque pode ser ameno, como pode ser intenso, no primeiro caso, elas podem ser combatidas com a retirada manual com a ajuda de um cotonete.

* Porém, quando o ataque é intenso, somente um produto pode acabar com elas. Você pode cortar com a tesoura a parte afetada, fazer uma mistura de detergente, álcool etílico e água e pulverizar. Costuma ser uma mistura muito eficiente. Outra maneira de acabar com elas é usando óleo mineral. Basta pulverizar o produto para que elas sejam eliminadas com asfixia.
cac.orquídea

* Para que as pragas e as doenças se espalhem no cacto-orquídea é aconselhável a eliminação das partes podres o quanto antes, principalmente, quando ficam escuras.

* Se você observar que existem manchas ou furos no caule pode significar que a planta passou por mudanças bruscas de temperatura que ocorreu durante o dia e depois a noite. Fique atento para evitar que isso aconteça, e proteja durante a noite.

* Quando ela fica muito exposta o sol termina com a aparência amarelada. Porém, basta que volte para o tipo de iluminação que gosta para que a cor normal volte. A pouca luz faz com que algumas partes comecem a murchar.

* Como acontece com qualquer planta, se ela receber água demais, as raízes ficarão podres.

olhodágua