Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




amendoim-casca-436

Alguns espaços pequenos e aparentemente áridos, como apartamentos e quintais cimentados, não são mais desculpa para não ter um canto verde com flores, hortaliças e até pequenos arbustos. Vasos de cerâmica, jardineiras pré-fabricadas e até caixas de leite longa vida vazios podem ser receptáculos do seu espaço natural. Além da óbvia beleza e dos benefícios visuais e de saúde, é possível ser ecologicamente correto até no uso dos substratos  Um dos substratos alternativos que pode ser encontrado no mercado é a casca de amendoim.

Alguns criadores de flores, principalmente orquídeas, descobriram que a casca, inútil para a agroindústria, poderia ser usada como substrato. Sua decomposição veloz produz nutrientes em quantidade suficiente para algumas espécies de flores, por isso a casca de amendoim não é um substrato inerte.

Misturado a um bom composto orgânico, a casca de amendoim bem triturada não agride o crescimento radicular, mantém a umidade do solo em níveis aceitáveis graças à sua porosidade que permite também boa drenagem.

O fato de sua decomposição ser rápida faz com que as trocas de substrato sejam mais frequentes, mas em alguns casos isso pode ser vantagem, especialmente com espécies que precisam ser replantadas ou transferidas para vasos ou ambientes maiores após uma temporada.
O preço também é um dos atrativos. A casca de amendoim usada como substrato pode ser encontrada em casas especializadas. Em caso de dúvidas, consulte um especialista.

borboletas044

cachepos

Morar em casas e apartamentos pequenos e cercados por cimento e asfalto por todos os lados não é mais desculpa para não se ter um canto verde, nem que seja um belo arranjo floral. Há diversos tipos de plantas e flores que podem se adaptar a varandas, mesas, flancos e onde mais a imaginação e a habilidade do proprietário da casa permitir. Basta que para isso haja um habitat adequado para a planta em questão. É aí que entram os vasos, cachepôs, jarros e floreiras.

Tão importante quanto a escolha da flor ou planta ideal é a opção por vasos que supram a necessidade de suporte vital. O primeiro passo é determinar o perfil do morador – isso mesmo, o seu perfil – e sua disposição em manter determinados arranjos.

Se a preferência for por arranjos florais montados com flores de corte, um vaso ou jarra de vidro ou cerâmica com tamanho compatível à mesa, banqueta ou suporte. Impermeáveis, fornecem beleza ao colorido das flores, além de não deixar a água escapar. Não se esqueça de comprar flores frescas, em lugares de boa procedência e colocá-las harmonicamente, tendo o cuidado de cortar o caule em diagonal dentro d’água.

Se preferir uma planta viva por mais tempo e quiser plantá-la em um substrato ajustado às suas necessidades, opte por vasos cerâmicos; permeáveis, são perfeitos para flores e plantas que necessitam de solo facilmente drenável. Coloque sempre um prato debaixo do vaso, para evitar encharcamentos inconvenientes. Lave e higienize este suporte periodicamente.

Se o solo em que sua planta preferida precisa ser mais úmido, pode-se pensar em vasos de cerâmica vitrificada, de plástico ou uma personalizada floreira construída por você, impermeabilizada com membranas asfálticas e com sistema de drenagem suave. Estas floreiras são perfeitas para o plantio de flores, ervas aromáticas e certos arbustos.

Cachepôs são alternativas mais amplas, para quem quer ter o prazer de ter uma “mini-floresta”. Alguns projetos paisagísticos comerciais utilizam-se de cachepôs para plantar até árvores de médio e grande porte devidamente condicionadas por profissionais especializados.

Não podemos nos esquecer dos bonsais e ikebanas. Ritualísticos e plasticamente belos, são arranjos feitos para ser acondicionados em vasos cerâmicos ou pequenos cachepôs para contemplação e exercício de paciência.

sininho3