Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hortensia

Para controlar as pragas em suas plantas siga as orientações abaixo:
· Plantar espécies ou variedades resistentes e adaptadas ao local e a época.

· Respeitar os espaçamentos e época recomendados para cada espécie/variedade.

· Quando realizar capina ou qualquer outro tipo de trato cultural, procure não danificar as plantas, já que um ferimento é a porta de entrada de patógenos.

· Comece o trabalho sempre pelas sadias e termine o trato nas plantas doentes, para que não haja infecção.

· Desinfeccione toda hora o material de colheita ou poda.

· Evitar a monocultura, procurando plantar na mesma área espécies de forma e famílias diferentes.

· Manter sempre o solo em boas condições.

· Evitar o uso de produtos químicos, sem a devida orientação técnica.

· Ao notar uma planta doente retire a parte infectada (folha, ramo etc.) Ou até mesmo a planta inteira e queime-a, para que não haja contaminação, após isso isole o local e plante outra espécie de família diferente.

· Nunca deixe seu canteiro excessivamente irrigado, pois alta umidade e temperaturas altas, tornam o ambiente mais propício ao ataque de doenças.

· Procure ter o maior número de espécies diferentes e sempre realizar rotação de culturas, evitando plantar em dois anos consecutivos uma mesma planta ou da mesma família, pois absorvem o mesmo nutriente do solo e a planta fica fraca e vulnerável a pragas e doenças, além de se ter no canteiro patógenos que sobrevivem no solo de uma ano para o outro.

· Contra certas pragas plante em volta do canteiro por exemplo, cravo de defunto ou tagetes que mantêm os pulgões longe, hortelã que afugenta as formigas, e arruda contra lesmas.

· Faça também todo ano tratamento de inverno (aplicação de caldas), para prevenir contra doenças e pragas, além de preparar a planta para a brotação, florescimento e frutificação.

· Adquirir sempre mudas sadias.

· Ao utilizar uma planta como matriz de mudas, observe se ela está isenta de doenças e pragas e com ótimo vigor, ou seja saudável.

borboletas 1

fertilizando

Faça seu próprio fertilizante líquido, totalmente orgânico, a partir de plantas como as urtigas bravas (ou confrei). O processo é muito simples e, se houver um local para armazenar uma boa quantidade de fertilizantes, será um modo barato e satisfatório de proporcionar às suas plantas nutrientes de boa qualidade.

1- Colha urtigas bravas, frescas, e comprima-as dentro de uma bacia ou balde. Comece com a maior quantidade que puder, pois elas diminuem de volume quando começam a deteriorar. Adicione água, calculando cerca de dez litros pa um quilo de urtigas.

2- Misture muito bem as urtigas bravas e a água, fazendo com que as urtigas fiquem totalmente cobertas. Cubra com filme plástico ou com tampa hermética. Mexa várias vezes com colher de pau, durante algumas semanas, cobrindo sempre.

3- Após algumas semanas, quando a mistura estiver decomposta, coe-a e despeje num balde. Dilua o fertilizante com água em uma proporção de dez partes para uma. A sobra de material sólido poderá ser incorporada ao composto, para uso posterior.

bird4