Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ixora-rei - Ixora macrothyrsa

Nome popular: Ixora-rei, ixora-africana
Ciclo de vida: Perene

Origem: Sumatra, Índia

Folhas: Verde escuras

Arbusto de textura semi-herbácea, ereto e ramificado.

Floresce quase todo ano, com maior quantidade de flores que as demais espécies do gênero, floresce melhor nas regiões tropicais e subtropicais.

O Ixora-rei (Ixora macrothyrsa) é um arbusto da família Rubiaceae, também conhecido como ixora-africana.

O Ixora-rei pode atingir 2 metros de altura, cultivada de forma isolada ou em grupos, ideal para ser usada como maciço, pode também ser conduzida como arvoreta. Arbusto de textura semi-herbácea, ereto e ramificado.

Época de frutificação e florada
Floresce quase todo ano, com maior quantidade de flores que as demais espécies do gênero, floresce melhor nas regiões tropicais e subtropicais.

Deve ser cultivado a sol pleno, muita água, mas não de solo encharcado, regas 2 vezes por semana são suficientes. Prefere clima ameno, não tolera clima frio e Solo rico em matéria orgânica.

Cultivada de forma isolada ou em grupos, ideal para ser usada como maciço, pode também ser conduzida como arvoreta.
Propaga-se por estaquia e alporque.

38513

gota-de-orvalho

Família: Convolvulaceae
Origem: Nativa do Brasil

Herbácea rasteira, florífera, de ramagem fina e delicada, com folhas ovais, pequenas, distribuídas simetricamente, Suas flores são solitárias, brancas, pequenas e se abrem pela manhã, junto com a chegada do sol. Com 5 a 10 cm de altura, prefere clima tropical, com temperaturas entre 15 e 30ºC. A planta não é exigente com o solo a ser plantado, desenvolve-se bem até mesmo em solos secos.

Seu cultivo é fácil, multiplica-se com facilidade por meio de mudas retiradas de campos onde já está plantada, mas pode propagar-se também por estacas, que enraízam em qualquer época do ano.

Embora de aparência delicada, é uma planta rústica quando o assunto é sobrevivência, pois praticamente não apresenta problemas, mas por estar próxima ao solo, convém protegê-las de ácaros e pulgões. Caso apareçam, podem ser combatidos acaricidas para os primeiros ou inseticidas, que servem para os dois casos.

Dicas: Pode ser usada como forração, substituindo até gramados e, também pendentes em um vaso.

22