Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Guanandi – (Calophyllum brasiliensis Cambess)

Nome científico: Calophyllum brasiliensis Cambess, que quer dizer Folha Bonita do Brasil
Nomes populares: Jacareúba, Santa Maria, Cedro-do-Pântano e Cedro-Mangue, entre outros

Guanandi é uma árvore nativa do Brasil com maior vantagem ao meio ambiente e a  biodiversidade, ocorre em todos os estados brasileiros sendo versátil a todos os tipos de solos e climas.

Adapta-se em terrenos onde outra espécie teria dificuldade, mesmo sendo elas terras pobres, pedregosas, rasas ou sujeitas a inundações.

Tem uma enorme capacidade germinativa e é a única árvore de madeira de qualidade do mundo capaz de crescer em baixo d’água e também das poucas que conseguem conviver com cactos em clima desértico.

Um fruto de guanandi pode atravessar a costa brasileira, e sua semente é capaz de germinar em solo africano depois disso.

Madeira de  Lei para fabricação de móveis finos, para uso naval porque não apodrece em contato com a água, reconhecido desde os tempos do império, tendo merecido o primeiro decreto império brasileiro em 1835, declarando o guanandi a primeira madeira de lei do país, Já em 1810 um decreto determinava a exclusividade do corte para a coroa, foi muito utilizada na construção de navios das frotas portuguesas e inglesa.

Altura – 20 à 30 m, tronco de 40 – 60 cm, corpo arredondado

Folhas apostas e simétricas, de duas em duas quando muito jovens e de quatro em quatro nas adultas.

Folhas Glabras, coriáceas, de 10 – 13 cm de comprimento por 5-6 de largura.

Flores Brancas em florescência em cacho.

Floresce durante os meses de Setembro / Novembro. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de Abril / Junho

Como plantar
Manter as mudas em ambientes semi-sombreado até próximo de serem levadas ao plantio no campo, faça uma cova de 40 cm x 40 cm x 40 cm, o espaçamento ideal fica em torno de 3 X 2 m, o que possibilita de 1.000 a 1.500 mudas por hectare. Um tanto de esterco de curral e 200 g de adubo básico (NPK).- Nitrogênio (N), Potássio (K) e Fósforo (P) – e a adubação de cobertura, com Nitrogênio (N).

Necessita também de podas, pois sua desrama é fraca.

lua

Thysanoptera

Thysanoptera é uma ordem de insetos, chamados genericamente de tripes. São insetos pequenos, variando de 0,5 a 13 mm, de cor escura na fase adulta. A sua principal característica morfológica são as asas do tipo franjada ou asas franjadas.

Características
Além do tamanho diminuto, que nos adultos varia de 0,5 a 14 mm de comprimento, os tripes caracterizam-se por apresentarem um aparelho bucal do tipo picador-sugador assimétrico, formado por uma única mandíbula, a esquerda. A coloração dos adultos é muito variável. Existem espécies de cor escura, castanha, amarela, alaranjada e também esbranquiçada.

Devido a essa plasticidade no seu hábito alimentar, estes insetos ocupam um número variado de habitats, tais como: flores e folhas de inúmeras espécies vegetais, cascas de árvores, em galhas produzidas por eles ou por outros insetos. Podem também estar associados à ninhos de pássaros e mamíferos, ou ainda à formigueiros e cupinzeiros.

É uma praga muito comum em Ficus. Em alguns lugares do Brasil o seu é muito conhecido como Tripes ou lacerdinhas, atacam muito as folhas dos fícus, fazendo com que elas venha a enrolar/dobrar, onde os lacerdinhas se multiplicam e danificando todas as folhas.

Como combater: A melhor maneira para combater seria inseticida para plantas, aplicar nas folhas todas e depois de 10 minutos retirar as folhas que estão fechadas e depois de 1 mês fazer nova aplicação e sempre fazer o controle para ele não voltar.

Para combater o Lacerdinha, deve ser usado um dos inseticidas encontrados no mercado que seja de baixa toxicidade, de preferência sistêmico, isto é, de ação prolongada. Ou poderá ser utilizado um dos antigos defensivos agrícolas caseiros cuja fórmula, que é a seguinte:

Calda sulfocálcica a 32 graus B. …………… 150 g
Água …………………………………………….. …………………………10 litros
Sulfato de nicotina a 40 % ………………………………………….. 10 cc

birds

manjericão

Em interiores, as ervas necessitam de leve movimentação de ar. Você pode obtê-la deixando uma fresta da janela aberta durante duas horas por dia. Contudo, convém ter cuidado, pois, combinada com uma porta aberta, a fresta da janela forma uma corrente de ar, que resseca os brotinhos da planta e impede o seu posterior desenvolvimento.

Multiplicação
Geralmente as ervas multiplicam-se por meio de sementes ou, então, por estaquia de galhos. A vantagem das estacas é que elas podem ser plantadas em recipientes mais rasos, pois desenvolvem suas raízes mais perto da superfície.

Seja qual for o método de multiplicação empregado, nunca encha inteiramente o vaso com o substrato (partes iguais de terra, areia e composto orgânico): deixe 2 cm de borda para facilitar as regas. E nunca se esqueça de revestir o fundo do vaso com pedrinhas para facilitar a drenagem.

Recipiente
As qualidades exigidas de um bom recipiente para o cultivo são: resistência ao ressecamento e umidade e aspecto decorativo. Os vasos comuns de barro geralmente são satisfatórios; mas nada impede que você mande fazer vasos com outros materiais.

Se você for aproveitar um vaso velho, não deixe de lavá-lo muito bem. Vasos novos de materiais porosos, como os de barro, precisam ficar de molho a fim de absorverem umidade; caso contrário, poderão assimilar toda a água do substrato. Se você, mesmo dispondo de pouco espaço, quiser plantar várias espécies de ervas num único recipiente grande, lembre-se de que ele precisa de buracos de drenagem correspondentes ao seu tamanho.

208

Cryptomeria japonica
Família: Cupressaceae
Origem: Japão e China
Altura:
70 metros
Diâmetro:
Mais de 4 m de diâmetroLuminosidade: Pleno sol ou meia-sombra
Luminosidade: Pleno sol ou meia-sombra

A Araucária-do-Japão, é a árvore nacional do Japão, geralmente é plantada em torno de templos e santuários. Em outras partes do mundo é amplamente cultivada como ornamental pela belíssima coloração de sua folhagem e seu porte extraordinário, formando um conjunto único.

Sai madeira é perfumada, rosa avermelhada, leve, mas muito forte, impermeável e resistente a deterioração. É extensamente utilizada no Japão para construção de casas e em interiores.
Esse gigante da natureza possui crescimento rápido e de fácil cultivo.

A Araucária-do-Japão é simétrica, uniforme e imponente, quando plantadas em conjunto, formam uma belíssima tela de privacidade e quebra ventos.

Podem ser cultivadas em vasos e fazem belíssimas arvores de natal.
Também é muito apreciada e altamente valorizada naquela região na arte do bonsai. Uma das poucas coníferas que regenera após um corte e promove novas brotações. Apreciam solos que retenham boa umidade e promovam boa drenagem.

32