Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




trialis

Nativo do Brasil, o triális ou resedá-amarelo como também é conhecido, é uma ótima opção para ser utilizado em jardins ou projetos paisagísticos. Em função de seu porte é indicado para o plantio ao longo de parede, muro ou para formar cercas-vivas e também pode ser plantado isoladamente para formar maçiços.

Sua floração ocorre durante o ano todo, com uma inflorescência de pequenas flores amarelas, formadas nas pontas das hastes. Portanto, como é um arbusto muito ramificado, sempre permanece bem florido em quase todas as estações do ano.

É uma planta arbustiva, chegando a atingir até 2 metros de altura, muito rústica, não exigindo muita manutenção para o seu desenvolvimento. Deve ser cultivado em locais de sol pleno, em regiões de clima tropical ou subtropical, porém não é tolerante a geadas ou frio intenso.

1_gif11

peristrophe_angustifolia

Planta de pequeno porte, muito ramificada, o Peristrofe proporciona um belo efeito ornamental, pois forma uma densa vegetação de cor verde claro no local onde for plantado.

Também conhecido como pingo de ouro, o Peristrofe pode ser utilizado para formar maciços e bordaduras de canteiros, como também em jardineiras. Precisa, porém, estar em local de meia sombra porque não tolera o sol pleno.

Não podemos confundi-lo com a Duranta repens, que também é conhecida popularmente como pingo de ouro. Inclusive, quando as plantas são pequenas, chegam a ser parecidas. Porém, esta última é um arbusto, que pode chegar até 2,5 metros de altura se não for podada.

O peristrofe necessita de solo rico em matéria orgânica, mas deve-se ter o cuidado de não deixá-lo com excesso de água, pois poderá ocorrer o apodrecimento da planta.

1_gif09

Rodretia-Fiesta-Oriental

Com a popularização das orquídeas, está cada vez mais fácil encontrar espécies diferentes em feiras, floriculturas e supermercados. É o caso dessa graciosa Rodretia “Fiesta Oriental”
É uma prima dos Oncidiuns, mais conhecidos por chuva-de-ouro, aquelas orquídeas que ficam carregadas de pequenas flores amarelinhas, só que essa fica carregada de miúdas flores vermelhas.

Trata-se de um híbrido, uma flor criada pelo homem a partir de duas ou mais espécies. Aliás, essa orquídea é muito generosa: se você cuidar bem dela, terá florações abundantes duas ou três vezes ao ano.

A Rodretia aguenta até ficar no sol, desde que seja aquele mais fraquinho, da manhã. Plante-a num vaso com substrato bem arejado, com uma mistura de casca de pinus, fibra de coco e carvão, encontrada em lojas de jardinagem.

Regue sempre que estiver seca, levando até a torneira e deixando a água escorrer bem pelos furinhos antes de colocar o vaso no lugar. E, se puder oferecer um carinho a mais, borrife NPK 20-20-20 uma vez por mês.

37588