Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




helicônia sp

Nome científico: Heliconia spp
Nome popular: Heliônia, bananeira-do-brejo, caeté, papagaio
Ciclo de Vida: Perene

As helicônias são plantas de origem tropical, herbáceas, com rizomas subterrâneos. Produzem inflorescências terminais que surgem após a emissão de quatro a cinco folhas. As inflorescências são envolvidas por brácteas que protegem as flores. A helicônia-papagaio é uma das helicônias mais cultivadas e conhecidas no mundo. Ela é uma planta essencialmente tropical, entouceirada e rizomatosa, com ramos de textura herbácea.

Suas folhas são verdes e lisas, com formato oval-lanceolado, sustentadas por ramos eretos com cerca de 1,5 m de altura e que formam densas touceiras com o tempo. Suas inflorescências curtas são produzidas em hastes, brilhantes e cerosas, de colorido vibrante, que vai do amarelo ao vermelho e, pequenas flores verdadeiras, que surgem de dentro das brácteas.

É uma planta arbustiva muito adequada para jardins tropicais, onde pode ser utilizada em renques junto a muros ou em maciços e conjuntos. As flores são duráveis e são largamente aproveitadas como flor-de-corte em arranjos florais. A floração desta helicônia ocorre no verão.

Cultiva-se sob pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Suporta o calor e a umidade tropicais. Tolera o frio subtropical, podendo ser cultivada com sucesso em regiões com este clima. A adubação deve ser rica em fósforo e potássio, além de reposições de matéria orgânica que estimulam uma folhagem exuberante e uma floração mais abundante. Propaga-se por divisão das touceiras.

heliconia rostrataHelicônia Rostrata

Esta espécie de helicônia é a que produz as flores mais espetaculares e ornamentais. Estas flores são sempre pendentes, com o comprimento que varia de acordo com o número de flores. As brácteas são de coloração vermelho vivo com bordas de cor amarelo e verde. As flores são pequenas e brancas e surgem do interior das brácteas.

Esta helicônia, quando bem adubada e irrigada produz flores durante o ano todo, mas principalmente nos meses mais quentes. Muito usada para formação de renques junto a muros, maciços ou como planta isolada. É muito utilizada como flor de corte tendo ótimo valor de mercado, mas é grande a dificuldade para transporte e embalagem das inflorescências.

Cultiva-se a a pleno sol ou à meia-sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com freqüência. Não é tolerante ao frio. Propaga-se por divisão de touceiras.

imagem-neve05

No inverno em boa parte do território brasileiro, faz frio, vento gelado, mais frio, tempo seco. Com isso a maioria das nossas plantinhas acabam sofrendo, secando ou perdendo suas folhas. Parte disso é natural, no inverno as plantas perdem folhas pra preservar suas energias, mas se pudermos, podemos dar uma ajudinha.

Ao esfriar, ponha para dentro de casa as plantsa mais frágeis ou aquelsa que gostem de sol, como as begônias, girassol, entre outras. Se não for possível colocá-las para dentro, pelo menos as coloquem de uma maneira que fiquem mais protegidas.

As violetas também costumam sofrer bastante nessa época do ano. Coloque os vasinhos para dentro de casa e fique de vez em quando coloquem os vasinhos para tomar um pouco de sol durante o dia.

Não é muito aconselhável plantar durante esta época, porque as plantas realmente sofrem pra crescer, mas se você for fazer isto, opte por plantas fortes, como a azaléia, o gerânio e a gérbera.

800px-Two_Gerberas (Small)

As azaléias, gérberas e margaridas são uma boa opções para o inverno, porque aguentam o frio e continuam a dar flores mesmo com temperaturas mais baixas.

hortensias

A hortênsia sobrevive à temperaturas baixas. Elas crescem em enormes buquês azuis, rosados, brancos ou amarelados, é barata e fácil de cuidar. Um belo vaso de hortênsias dá um visual bonito em qualquer varanda ou jardim quando a temperatura cai.


manacá

Você quer uma planta que embeleze mais o seu jardim? Que tal o popular Manacá arbustivo, cujo nome científico é: Brunfelsia uniflora.

Arbusto nativo do Brasil, que chega à 3 metros de altura, aprecia climas amenos onde floresce mais, e que pode ser cultivado em vasos, em renques formando cerca viva, como arbusto isolado ou entremeado com plantas de jardim semi-temperado como nandinas, coníferas e azaléias.

Esta planta tem um efeito visual marcante e decorativo devido a sua floração multicolorida que vai do branco ao lilás azulado em “degradê” de vários tons! É de uma beleza deslumbrante.

Cuidados
Conforme a umidade, e se a insolação do local for pouca, pode apresentar ataque anual de lagartas o que pode ser combatido com a vaporização manual de um produto específico.

Multiplica-se por estacas, sementes ou pelas mudas da planta entouceirada.

A floração se dá entre agosto e novembro, podendo antecipar dependendo da temperatura e adubação. Não é extremamente exigente quanto à irrigação.

Ele pode ser plantado em vaso, mas com alguns cuidados. Recomenda-se que o vaso seja compatível com o tamanho do torrão da muda. Além disso, deve ser aplicado um substrato de floreira para fazer o plantio.

Importante
O manacá-da-serra é uma espécie de sol pleno. Famosa por suas flores, a planta tem porte de 1 m a 4 m e floresce no inverno, a partir de 0,50 m.

bird6

sombra

Exemplo de jardim sombrio

Terrenos muito sombrio são um santuário fresco durante os meses de verão, mas a sombra não a muito bem vinda quando se trata de jardim. As as sombras não significam o fim da jardinagem.
Existem várias maneiras para se ter lindos jardins sombrios.
Algumas soluções bem fáceis vão tornar o seu jardim sombrio, naquele refúgio com que gostarais de ter. Melhor, não vai gastar dinheiro experimentando quais plantas irá plantar.

1 – Determine os vários graus de sombra no seu jardim. A quantidade de luz que uma área recebe, e quando é que a recebe, irá ditar o tipo de planta que vai prosperar.
2 – O orvalho seca mais rápido em jardins que recebem sol pela manhã, por isso nesses jardins use plantas que requerem condições mais secas ou moderadas.
3 – Terra fraca dificulta mais os jardins sombrios, do que a falta de sol. Por isso acrescente adubo orgânico liberalmente na primavera, no outono ou sempre que preparar um novo jardim. Tenha cuidado em não perturbar as raízes das árvores.
4 – O musgo requer pouca manutenção, é muito bom para jardins sombrios.
5 – Debaixo de árvores transitórias, plante bolbos, que floresçam antes que as árvores formem sombra. Os bolbos pequenos que neutralizam e espalham por si próprios funcionam melhor, como o açafrão, narciso e jacinto.
6 – Ajude a conservar a umidade e junte nutriente e matéria orgânica, juntando folhas secas retalhadas e outras matérias orgânicas.
7 – Quando fizer os novos canteiros, fique atento a sombra provocada por prédios, árvores ou arbustos.
8 – Seja cuidadoso ao plantar, erros cometidos ao cavar, facilmente estragam as raízes de árvores.
9 – Não abdique de folhagem. Deixe que cores e texturas diferentes se complementem umas às outras, como folhas largas de caladuim em contraste com fetos.
10 – Utilize arbustos que gostem de sombra, para ancorar, dar altura e estrutura ao canteiro. Também vai quebrar a sombra com as flores que o arbusto der. Boas escolhas são: azálea, camélia, jacinto e rododendros.
11 – A intensidade do sol varia, dependendo se vive muito a sul ou muito a norte. Consequentemente as plantas que requerem pleno sol, em climas mais a norte, poderão precisar de sombra parcial em climas mais a sul.
12 – Os jardins de vasos dão cor e dimensão a jardins sombrios, e prosperam porque não competem com as raízes de árvores.
13 – Localize coníferas densas ao norte da sua propriedade para evitar criar sombra em excesso.
14 – Se quiser criar sombra, plante árvores com folhas pequenas e espaços abertos (camadas). Carvalho japonês e pinheiro-alvar, formam um rodado de sombra agradável.
15 – Regue com pouca frequência – só á medida que for preciso, e quando o fizer, regue muito bem.
16 – Escolha plantas que se adaptem ao pH da terra, é melhor do que tentar mudar a terra.
17 – Plantas de sombra que prosperam em terra ácida, incluem fetos, lírio dos vales, rododendro.
18 – Plantas de sombra que crescem e prosperam em terra neutra são, manjerona, campânula azul e erva-de-são-cristovão.
19 – Em áreas onde não crescem plantas ou ervas, faça um caminho bonito, com adubo orgânico e cubra os espaços livres para enriquecer a terra.
20 – Ciclâmen, cresce bem em pouca terra, por entre as raízes das árvores.
21 – Plantas de sombra que florescem mais cedo incluem: coração de Maria, prímula japonesa, anêmona, vergôntea e violeta.
22 – Plantas de sombra que florescem mais tarde incluem: salgueiros genciana, e campânula.
23 – É possível repor raios de luz em jardins sóbrios, com a poda sensata de árvores. Não pode mais que um terço dos ramos de uma árvore no mesmo ano, foque os ramos menores.