Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Begonia cucullata var. arenosicola

A Begonia cucullata, também conhecida como begônia-de-cera e begônia-batida, é uma espécie de Begoniaceae nativa dos países da América do Sul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

É uma planta perene herbácea crescimento vertical, com folhas suculentas de verde pálido quase marrom a marrom avermelhado pálidas que são ovadas e glabras, com 4 a 8 cm de comprimento e 6 cm de largura, com arestas, brilhante e dentada.

Crescem como cobertura de solo, com flores vermelhas, rosa ou brancas que florescem no verão ou durante o ano todo em locais mais quentes.

A planta pode invadir caminhos, áreas desflorestadas, pastagens com excesso de pastagem e terrenos baldios. Por serem produtoras de sementes tão produtivas, acredita-se que as sementes sejam a principal execução da disseminação.

As begônias também podem se enraizar muito bem, mas essa técnica do processo biológico pode não desempenhar um papel de liderança em condições naturais. Variedades mais antigas preferem sombra, embora variedades mais recentes tolerem sol e sombra.

begonia cuculata

Esta begônia é muito indicada para ser utilizada como forração em canteiros e também para ser cultivada em vasos,  terraços e varandas, neste último caso, deve-se usar substratos porosos, férteis e ácidos, com pH de 5,5 a 6,5.

Suas folhas são suculentas, com um matiz verde pálido, quase marrom a marrom avermelhado, desenvolvendo bem em locais úmidos e quentes, especialmente em beira de rios.

A espécie deu origem a vários híbridos, com cores que vão do branco ao rosa e vermelho, em várias tonalidades, com florescimento farto e denso quase o ano todo, tornando-a uma das plantas mais cultivadas nos jardins.

B/18/3 Begonia semperflorens

Sua capacidade alimentícia é alta, sendo uma PANC perfeita. Tanto as folhas, ramos, flores e frutos, crus ou cozidos, podem ser saboreados.

As folhas tem um gosto azedinho e podem ser utilizadas na preparação de refogados, saladas e sucos. As flores também são comestíveis e podem ser agregadas a saladas e outros pratos, assim como para produção de geléias.

chuva no jardim

jardim

As cores de um jardim são contagiantes, influenciam e muito nosso humor. Um jardim colorido alegra o dia.

Minhas dicas para ter um jardim verdinho assim, colorido e sempre saudável, são:
* Adubação sempre em dia
Gosto de intercalar adubação orgânica (uma vez ao mês) com adubação química (3/4 meses).

* Regas
Se você conseguir adaptar sua planta  que fica no tempo “ao tempo” melhor para você. Esse meu jardim é regado pela chuva. Mas atenção, se você mora em lugares muito secos, precisa regar depois de uma exposição muito intensa ao sol.

* Podas
Por mais que plantas gigantes sejam lindas, toda planta precisa de renovação. Sempre que sou radical em alguma poda recebo críticas. Bem acredite, são essas podas que deixam minhas plantinhas cada vez mais lindas. Elas amam!

* Adaptação das espécies
Você vai começar seu jardim e está ansiosa/o para plantar. Calma! Observe o espaço onde vai construir sua florestinha, porque você quer que suas plantas fiquem bem em todas as estações, certo?

Para isso, temos que observar o clima que esse espaço recebe em cada uma delas. A posição do sol muda a cada estação. E assim…posicionar cada planta para receber o sol, luminosidade e chuva necessários para a sua espécie.

As vezes temos que abrir mão da plantinha dos sonhos porque simplesmente você não tem em seu jardim o clima ideal para ela.

* Controle das pragas
Planta saudável dificilmente infestam-se de pragas, mas podemos reforçar esse controle com aplicação mensal de um inseticida orgânico ou químico (fica a sua escolha e necessidades)

Vamos cultivar amigos porque isso ainda podemos fazer e faz um bem enorme!

borboletas044