Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cipo Alho Mansoa

O cipó-alho pertence à família das Bignoniáceas, a mesma família dos Ipês. Também conhecido como Alho-da-mata, é originário da floresta Amazônica, mas foi expandido para diversos países, como Índia, África do Sul, EUA e em outros lugares cujo clima é tropical.

Ela apresenta florescimento ornamental, além de interessantes qualidades condimentares e medicinais, muito importantes para os povos indígenas da Amazônia. Suas folhas são comestíveis e utilizadas em diferentes modos de temperos por ter um sabor semelhante ao alho.

Características
Esta planta atinge até 3 m de altura, tendo diversos caules que se entrelaçam entre si para servirem como sustentação da planta.

Suas flores são lisas e florescem mais de uma vez ao ano, normalmente desabrocham em um tom de lilás e, de acordo com o tempo, o tom vai mudando para mais claro. A floração, na maioria dos casos, dura em torno de uma semana.

O seu cultivo deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra, tendo uma irrigação regular. Esta espécie tolera frio de lugares subtropicais, desde que as temperaturas não fiquem abaixo de 0°C. Para um crescimento mais saudável, deve-se ter o contato diário diretamente com a luz solar.

Suas folhas são lisas, opostas, divididas em dois folíolos também opostos, de cor verde-clara e brilhantes, com venações bem marcadas. Quando amassadas ou cortadas, as folhas da planta liberam um odor de alho.

cipó-alho

Floresce mais de uma vez ao ano, despontando inflorescências globosas, densas, formadas por flores em forma de trompete. As flores inicialmente desabrocham em um tom profundo de lilás, e gradativamente vão adquirindo tons mais claros, passando por rosa e até mesmo o branco. A floração dura cerca de uma semana.

Em contraponto a outras trepadeiras da família das Bignoniáceas, o cipó-alho, apesar de vigoroso e rústico, apresenta crescimento moderado, não atingindo proporções muito grandes. Assim, torna-se uma espécie ideal para adornar estruturas mais leves, de menor porte, como treliças e arquinhos, e também no coroamento de cercas e muros.

Apesar de seu comportamento trepador, o cipó-alho pode ser conduzido também como arbusto, com podas de formação periódicas. Pode ser cultivado em vasos e jardineiras.

Seu cultivo deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com irrigações regulares. Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas é capaz de tolerar o frio subtropical, desde que não alcance menos de 0ºC (temperatura de congelamento) e fora do alcance de geadas.

cipo-alho-1

As podas devem ser realizadas após a floração, e é importante atentar que se a poda for realizada durante o crescimento a floração poderá ser comprometida, já que os brotos de flores surgem nos ramos crescidos da última estação.

Apesar de tolerar meia-sombra, é importante que receba luz solar direta para que possa florescer. Plantas cultivadas em locais excessivamente sombreados, podem apresentar uma linda folhagem, mas sua floração será ausente ou rara.

Sua multiplicação é feita por sementes ou estacas semi-lenhosas postas a enraizar/germinar em substrato mantido úmido no verão.

descanso

Orquídeas-com-folhas-enrugadas

Existem inúmeros tipos diferentes de orquídeas, cada uma delas com suas características próprias.

Algumas se adaptam melhor ao frio, por exemplo, e cultivá-las em regiões onde a predominância é de calor, como no nordeste, é quase certeza de que não crescerão de maneira saudável. Por isso, antes de comprar a sua orquídea, certifique-se de que a espécie escolhida é adequada para o ambiente onde ela será cultivada.

Dito isso, é a hora de falar sobre os cuidados que você deve ter para cuidar das suas orquídeas com folhas enrugadas no apartamento ou em casa. A primeira delas, é claro, diz respeito à quantidade de água que está sendo colocada no vaso.

Isso varia bastante de acordo com o tipo de orquídea, a estação do ano e o clima da região. Geralmente, plantas desta família devem ser regadas uma vez em um período de cinco a doze dias.

Supondo que o ideal para a sua planta seja uma rega a cada dez dias, no verão, quando as altas temperaturas fazem com que ela se alimente com mais frequência por conta da desidratação, pode ser que você tenha que diminuir esse tempo para sete dias.

No mesmo cenário hipotético, essa mesma planta, no inverno, pode passar a receber rega somente a cada doze dias, pois o consumo menor de água faz com que o líquido fique armazenado por mais tempo no vaso antes de ser captado pelas raízes.

A umidade do ambiente também é um importante ponto para evitar ter orquídeas com folhas enrugadas – muitas vezes isso é mais decisivo do que a própria rega.

Basicamente, essas plantas se dividem em três tipos: as que precisam de umidade uniforme, as que devem secar um pouco entre as regas em certos períodos e as que sempre devem secar um pouco entre as regas.

Portanto, é preciso consultar um especialista para saber em qual das três características acima a sua orquídea se encaixa.

Orquídeas-com-folhas-enrugadas-2

O que fazer?
O que você precisa ter em mente é que orquídeas são plantas complexas, que gostam de água, sol e vento, mas nunca em falta ou excesso. Por isso é tão difícil encontrar o ponto certo para que elas sejam cultivadas de maneira correta e cresçam com saúde.

Na maioria dos casos, é a falta de informação adequada que faz com que os cultivadores tomem decisões equivocadas que acabam prejudicando sua orquídea.

Com relação ao vento, leve em conta a altura, caso você more em apartamento. Quanto mais alto, maiores são os cuidados para evitar orquídeas com folhas enrugadas.

Sempre deixe-as um pouco na varanda ou na sacada para que elas aproveitem um local arejado. Em hipótese alguma exponha a sua planta a ventiladores ou ar-condicionado.

Por falar em locais arejados, é bom que as regas sejam feitas nestes ambientes. Uma dica é aplicar uma leve ducha nas plantas para ter certeza de que não está exagerando na água.

Se possível, faça isso durante a noite para evitar que o calor evapore a água ou force a orquídea a consumir mais. O adubo também é importante, pois ele também influencia na saúde das raízes.

Em épocas muito quentes, uma ideia legal é colocar panos molhados no chão próximo ao vaso. Lembre-se de que umidade é mais importante que excesso de água e isso vai ajudar a fazer com que sua planta se alimente de uma maneira melhor.

Mesmo no verão, é essencial que suas orquídeas recebam uma quantidade pequena de sol. Portanto, não deixe de expô-las por alguns instantes durante o dia.

Por fim, é preciso entender que muitas vezes orquídeas com folhas enrugadas não significam cuidados em falta ou excesso, mas uma demora de adaptação ao ambiente. Isso é muito comum em plantas que foram recém-adquiridas ou quando se troca de casa ou apartamento.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre mudar os hábitos que está tendo com a sua planta, consulte alguém especializado no assunto para que ele te dê o diagnóstico mais adequado para essa situação.

O importante é que isso seja feito assim que os primeiros sinais aparecerem. As raízes das orquídeas são delicadas e não demoram a apodrecer em um ponto onde a situação se torna praticamente irreversível, restando apenas algumas técnicas arriscadas para tentar salvar a vida de sua planta.

floresta magica

cipo-de-leite-chonemorpha-fragrans-

O Cipó-de-leite é uma trepadeira, pertence à família Apocynaceae, nativa da Ásia e Índia, perene, semilenhosa, ramificada, com seiva leitosa, robusta e vigorosa.

Folhas opostas, simples, subcoriáceas, verdes brilhantes na face de cima, pálida e peluda em baixo, com nervação impressa evidente, de 12-24 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro.

Inflorescências em racemos axilares e terminais, com flores brancas, perfumadas, de corola em forma de funil, formadas na primavera-verão.

O fruto do Cipó de leite é parecido com uma vagem, que quando seco abre-se expondo as sementes envoltas em uma pluma.

O Cipó de leite é usado em jardins como trepadeira, exigindo uma estrutura forte e resistente para suportar o seu peso, sendo mais adequado usar grandes estruturas, como colunas e caramanchões.

Cuidados com o Cipó-de-leite
Planta de clima Tropical, Subtropical, Mediterrâneo. Perde as folhas em temperaturas abaixo de 15ºC. Não tolera geadas.

cipo-de-leite-chonemorpha-fragrans-1-1

Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido.

É recomendado fazer adubações com esterco de gado bem curtido e farinha de osso no final do inverno e com adubo químico NPK 4-14-8 ou parecido, na primavera-verão, seguindo orientação do fabricante.

Fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes.

Poda drástica de contenção pode prejudicar o efeito ornamental da trepadeira, mas uma poda leve no inverno, vai restringir o crescimento a um tamanho administrável.

Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas de ramos preparadas a partir da primavera.

floresta

Asparagus densiflorus “Sprenger

O cultivo do aspargo ornamental em um canto à meia-sombra deixa-o mais viçoso, com sua folhagem bonita, de aparência rendada. Coloque o exemplar em um vaso suspenso, para conseguir um efeito de cascata, ou conduza os ramos das espécies trepadeiras por uma treliça ou uma tela.

Nativa do sul da África, a maioria dos aspargos ornamentais cresce rapidamente, se tiver as condições necessárias ao seu desenvolvimento: calor, meia-sombra e umidade atmosférica alta. Alguns exemplares desenvolvem raízes superficiais, que lhe asseguram a sobrevivência em ambiente com excesso de ventilação ou frio demais.

Todas as espécies formam touceiras de folhagens, bem verdes e tenras. O Asparagus densiflorus ‘Sprengeri’ – provavelmente a espécie mais comum – apresenta ramos delgados e delicados, cobertos de folhas parecidas com agulhas, verdes e brilhantes.

Da mesma forma que a maior parte dos aspargos, essa espécie, quando adulta, produz flores minúsculas, em forma de estrelas, de cor branco-rosada. No final do verão, começam a aparecer frutinhos vermelhos.

aspargo-1
Primavera e verão

Em setembro, antes de recomeçar a brotação, corte os ramos mortos ou murchos, com uma faca afiada, bem junto à base da planta. Depois, se o solo estiver ressecado, mergulhe o vaso em um balde cheio de água tépida, para ajudar a planta a se recuperar.

Deixe o exemplar em ambiente aquecido, por alguns dias, a fim de replantá-lo (se houver necessidade) em uma mistura de partes iguais de terra argilosa, areia e composto orgânico. Coloque a planta em um lugar claro, mas sombreado. Seu exemplar apreciará temperaturas por volta de 13 a 15°C.

Regue abundantemente, a cada dois dias, no período de calor mais intenso e adube quinzenalmente com fertilizante líquido, durante toda a época de brotação e de florescimento.

Quando houver dias mais quentes, pulverize água em volta do aspargo ornamental e auxilie o aumento da umidade atmosférica colocando o vaso por cima de uma camada de seixos com água.

aspargo-sprengeri

Outono e inverno
Apesar de o aspargo aguentar temperaturas baixas, é melhor não deixá-lo em ambientes que estejam a menos de 7°C. Quando a temperatura estiver abaixo dessa marca, regue menos e pare de adubar, até que volte a esquentar, na primavera. Dê uma razoável luminosidade à planta, senão as folhas podem murchar e cair.

Propagação
Semeie no final de setembro ou em outubro, utilizando uma parte de terra argilosa, uma de composto orgânico e duas de areia, para uma boa drenagem. Mantenha a sementeira úmida e arejada, a uma temperatura estável, por volta dos 21°C.

As brotações devem aparecer em três ou quatro semanas. Quando tiverem de 5 a 7 em de altura, transplante-as para vasos com 7 cm de boca, cheios de composto semelhante ao das plantas adultas. Depois de uns dois meses, as mudas já devem ter encorpado, apresentando vários ramos.

Transfira-as novamente para vasos proporcionais. Espere cerca de seis semanas. para começar uma adubação regular.

Como alternativa, você pode dividir uma planta adulta, em setembro. Separe as raízes superficiais e corte fora as danificadas. Plante em mistura igual à da planta-mãe e mantenha os vasos sombreados, úmidos e a uma temperatura de 15°C.

Asparagus

Problemas & Soluções
Folhas amarronzadas e que caem, recobrindo-se na base por teias finas, revelam o ataque de ácaros vermelhos. Combata com um bom acaricida e, nos dias quentes, mantenha a umidade em volta da planta.
Se aparecerem cochonilhas, retire-as manualmente e passe um algodão com uma mistura de partes iguais de álcool e água.

Formas de cultivo
O aspargo é de fácil cultivo, mas precisa de certos cuidados para se desenvolver bem, até porque a sua folhagem deve estar uniformemente distribuída por toda planta para dar o aspecto plumoso à mesma.
* O primeiro passo para o cultivo da espécie, é colocá-la em um solo próprio. O local onde se planta é uma das partes mais importantes para o cultivo, já que a espécie adora crescer a meia-sombra. Não exponha-a demais ao sol e nem muito menos à sombra demasiada.

* O segundo fator de grande importância para o cultivo é definitivamente a terra onde se irá plantar o aspargo. O solo deverá ser extremamente fértil, drenável e muito enriquecido com matéria orgânica de qualidade.

* Agora, o terceiro fator que irá definir o bom desenvolvimento do seu aspargo-pluma: as regas. Elas devem ser regulares e praticamente diárias. Para saber se o seu aspargo está sendo bem regado ou se a água está sendo suficiente, coloque o dedo no solo e veja se o mesmo está úmido.

Se estiver, não precisa mais regar. Evite sempre exagerar neste aspecto. Tenha sempre em mente a medida de água que se irá utilizar durante as regas frequente.

*  O aspargo é completamente tolerante ao frio. Portanto, no inverno ou na época de chuvas onde as temperaturas tendem a cair, não precisa se preocupar tanto assim com a sua plantação de aspargos. Mesmo assim, evite deixá-lo exposto a geadas, dependendo do local de plantação.

Vale lembrar que mesmo que o aspargo se adapte bem ao frio, em certas regiões do país, esta época do ano é demasiadamente intolerante para a espécie ou qualquer outra.

Embora seja numa forma natural de multiplicação, é preciso ter certos cuidados: evite plantar a mesma espécie muito próxima da outra em seu jardim, jardineira, quintal ou até mesmo em conjuntos.

Cuidados na compra
Escolha sempre plantas jovens, que estejam encorpando. Evite as que tenham folhas amarelas ou ramos sem folhas.

janela-33