Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




clematis

A clematis é uma planta trepadeira pertencente à família Ranunculaceae e sua origem é da América do Norte, Ásia e Europa.

Ocorrem cerca de 290 espécies diferentes de clematis, e mais de 500 variedades resultantes de hibridizações e melhoramento genético.

Suas flores são isoladas ou reunidas em pequenos grupos, mas podem variar muito em forma e tamanho, de acordo com a variedade. Podem ser simples ou dobradas, abertas (planas) ou campanuladas, com pétalas estreitas ou muito largas, e produz deslumbrantes flores azuis, roxas, pink, rosas, amarelas e brancas por todo o verão e outono.

Certos cultivares podem crescer a até 6 m de altura e viver por mais de 80 anos. A floração estende-se pelos meses quentes.

Presta-se para o plantio ao longo de cercas e muros ou apoiada sobre treliças, árvores e outros suportes. Exige adubações anuais e podas para estimular o adensamento da planta. Apesar de delicada no início, após seu estabelecimento (cerca de 1 ano), torna-se mais rústica e resistente às pragas e doenças.

As clematis necessitam de sol direto sobre suas flores e sombra fresca sobre as raízes para poderem se desenvolver. O solo para plantio deve ser fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

clematis-1

É uma planta delicada e exigente, não tolera secas nem encharcamento. Também não suporta o calor excessivo e aprecia o frio, devendo ser cultivada em clima temperado, subtropical ou tropical de altitude. Multiplica-se por estaquia, mergulhia e alporquia.

Mas vamos aos passos para aprender como plantar e cuidar delas e assim ter belas clematis.

Preparando para Plantar
1 – As flores de clematis vêm em uma enorme variedade de formas e cores, desde flores pink com 15 cm de envergadura passando por sininhos pendentes azuis até flores brancas estreladas. Sua popularidade cresceu nos últimos anos, por isso várias floriculturas oferecem dúzias de variedades para escolher.

2 – Ao decidir qual cultivar comprar, leve em conta a cor, forma, potenciais necessidades de lado e sol. As clematis geralmente levam vários anos para florescer, então procure por uma planta em um vaso que já tenha de um a dois anos de idade. Veja os cultivares mais comuns de clematis:

3 – As clematis existem em uma incrível variedade de formas e tamanhos, mas elas têm necessidades similares no que se refere a sol e temperatura. Elas são plantas fortes que requerem pelo menos 6 horas de sol direto por dias.
* Algumas variedades de clematis crescerão em sombra parcial, mas não alcançarão sua potencia total a menos que recebam sol direto 6 horas por dia.

4 – Procure um local com vegetação rasteira perene e herbácea de cobertura de solo para sombrear as raízes das clematis, mas permita que ela cresçam em sol direto cerca de 7,5 a 10 cm para fora do solo.

5 – As clematis necessitam de raízes frescas e sol direto sobre as vinhas e flores. Se você não puder encontrar um local com herbáceas para cobrir o solo, você pode plantá-las mais tarde ou usar cobertura vegetal para manter as raízes frescas.
* Você também pode plantar as clematis perto da base de um arbusto ou de uma árvore.

6 – O local não deve ser tão seco ao ponto de não reter umidade, mas deve drenar bem o bastante para que não fique água parada em volta das raízes das clematis. Para testar se o solo em uma área drena bem, cave um buraco e encha-o com água.

7 – Se a água drenar imediatamente, o solo é arenoso. Se a água se mantém no buraco, o solo tem muita argila e não drena rápido o bastante. Se a água infiltrar-se lentamente, mas continuamente, no solo ele é perfeito para a clematis.

clematis

8 – A clematis prefere o solo neutro ou mais alcalino que ácido. Se fizer um teste e determinar que o pH é um pouco ácido demais, suavize o solo misturando calcário ou cinza de madeira.

9 – Cave um buraco que seja vários centímetros mais fundo do que o vaso onde está a clematis, assim ao plantá-la o solo chega até o primeiro conjunto de folhas. Antes de plantar clematis, corrija o solo colocando composto ou fertilizante orgânico granulado. Isso assegurará que a planta tenha nutriente o bastante para se firmar nos primeiros meses depois do plantio.
* Se estiver trabalhando com um solo que tende a ser muito argiloso (lento para drenar), cave o buraco alguns centímetros mais fundos do que normalmente faria. Se seu solo for arenoso (rápido para drenar), um buraco levemente raso será melhor para as raízes das plantas, assim elas estão bem perto da superfície para receber bastante água.

10 – Muito gentilmente, remova a clematis do vaso em que veio, tomando cuidado para não rasgar ou quebras as raízes ou rebentos frágeis. Coloque o torrão de raiz no buraco e aperte o solo em volta da base do caule. O solo deve chegar até o primeiro conjunto de folhas; se não for o caso, levante o torrão de raiz e cave o buraco um pouco mais fundo. Deixe a estaca no lugar assim a clematis jovem tem algo para se apoiar para crescer no primeiro ano.

11 – Coloque 10 cm de palha ou outro tipo de cobertura vegetal em volta da base para manter as raízes frescas. Você também pode plantar ou encorajar o crescimento de vegetação rasteira perene, cujas folhas farão sombras sobre as raízes da clematis por todo o verão.

clematis

Cuidando da Clematis
Dê à clematis grandes quantidades de água sempre que o solo pareça seco. Para testar se o solo está seco, enfie seu dedo no solo, depois tire. Se você não encontrar solo úmido, é hora de regar a clematis.
* No entanto, não regue a clematis com frequência demais, desde que as raízes estejam sombreadas, a rega tende a permanecer por um período muito longo de tempo antes de evaporar.
* Regue pela manhã, ao invés de a noite, assim a água tem tempo para secar e ser absorvida antes que a noite caia.

As clematis não crescerão a menos que elas tenham uma estrutura vertical para escalar. Durante o primeiro ano, o suporte da própria planta será suficiente, mas depois disso você precisará fornecer um suporte grande, como uma treliça ou caramanchão, para encorajá-la a crescer mais.
* As clematis crescem ao enrola suas gavinhas em volta de suportes finos como barbante, linha de pesca, galhos finos ou telas. Assegure-se de que o suporte que você forneceu não é largo demais para que as gavinhas se enrolem. Ele deve ter menos que 1,3 cm de diâmetro.
* Se você tem uma treliça ou caramanchão com pedaços largos de madeira, cubra-o com uma tela ou prenda algumas linhas de pesca para fornecer um suporte fino o bastante para que a clematis se enrole.
* Como a clematis cresce bastante e alcança toda a volta do suporte, você pode ajudá-la a ficar no lugar ao “imobilizá-la”: amarrando-a levemente à estrutura com linha de pesca.

A cada 4 ou 6 semanas, nutra as clematis com um fertilizantes 10-10-10 ou com composto espalhando-o em volta da base da planta. As clematis requerem bastante nutrientes para crescerem fortes e produzir muitas flores.

clematis

Podando as Clematis
Embora as clematis não tendam a ser afetadas por pestes, elas podem pegar uma doença fúngica que pode fazer a planta inteira ficar escura e morrer. Se você vir um galho morto ou murcho nas clematis, use uma tesoura de poda limpa para cortá-lo na base. Desinfete a tesoura em uma solução de alvejante entre cada corte assim você não espalha a doença para outras partes da planta.

Como o florescimentos fica menos abundante em galhos com mais de 4 anos, você pode cortar os galhos mais velhos para encorajar os mais novos a crescer. Espere para podar depois da primeira florada da estação, então use uma tesoura de poda limpa para remover os galhos pela base.

As clematis se dão bem com uma poda anual para encorajar os novos brotos. No entanto, cultivares diferentes requerem poda em momentos diferentes do ano.

É importante saber exatamente quando podar sua planta especificamente, pois você pode danificar a planta se podá-la na época errada do ano.
* Plantas que florescem em galhos antigos, ou seja, as flores aparecem nos galhos do ano anterior, não requerem poda exceto para diminuir um pouco seu tamanho e mantê-las controladas. Depois que florescerem, corte até a altura de um par de brotos saudáveis.

* Plantas que florescem primeiro em galhos antigos e novamente nos galhos novos, ou seja, as flores aparecem nos galhos mais antigos e nos mais novos, essas precisam ser podadas para remover brotos fracos. Pode-as no começo da primavera, antes que floresçam, para remover galhos mais fracos, depois pode novamente depois que florescerem para melhorar sua forma.

* Plantas que florescem em galhos novos, ou seja, as flores aparecem somente nos galhos novos, devem ser cortadas 30 cm no começo da primavera.

Clematis-Venosa-Violacea1

Dicas
Ao fazer sua compra, escolha uma planta que esteja desenvolvida e forte. Se possível, compre uma planta que tenha tido pelo menos 2 anos de crescimento. A planta geralmente leva alguns anos para mostrar todo o potencial. Quanto mais velha a sua planta, menos tempo terá que esperar para ver sua beleza.

Importante saber
Assegure-se de que você pode dar à sua clematis o espaço que necessite para crescer. Pense em buscar uma variedade menor se você não tem o espaço que as variedades maiores precisam para se desenvolver. Versões menores podem viver alegremente em vasos e jardins menores se tiverem uma treliça para suporte.

flores  brancas

Lonicera

As flores da madressilva nascem brancas e envelhecem amarelas, enchendo de perfume o local onde estão plantadas. Já os frutos, venenosos, parece que só dão as caras na China e no Japão, suas regiões de origem. Também são conhecidas pelos nomes de madressilva-do-japão, madressilva-da-china, madressilva-dos-jardins.

Trata-se de uma trepadeira super fácil de cultivar e nada exigente com relação ao solo, tanto que é considerada invasora por muita gente. Encontrada em estado espontâneo na região Sul do país, revestindo cercas, também cobre muros, pérgolas, treliças e caramanchões. Só precisa de regas periódicas e podas esporádicas.

Como plantar madressilvas em vasos ou jardim
O plantio pode ser feito tanto em vasos quanto diretamente no chão, de preferência em uma mistura de terra, areia e composto orgânico (ou húmus de minhoca, nunca os dois).

No caso dos vasos, atente para montar uma boa camada de drenagem no fundo – se o recipiente for grande, experimente fazer isso com bandejinhas de isopor picadas ou latinhas de refrigerantes e outras sucatas, soluções baratas e que dão um fim digno para o que iria para o lixo (ou, vá lá, para a reciclagem).

É uma planta que gosta de luz solar e pode suportar o frio, não possui grandes exigências no solo e pode crescer na maioria dos solos, mas crescerá mais efetivamente em solos arenosos profundos úmidos e férteis.

lonicera japonica

São propagadas através de divisão de touceiras. Podem ser plantadas o ano todo e devem ter uma rega média. Sua floração é no outono / inverno.

Bem, seu sistema radicular é denso e bem desenvolvido, desde que seja plantado no solo, ele pode rapidamente se enraizar e dispara a cada primavera e verão.

É uma planta não apenas muito bonita, mas tem alto valor medicinal, pois contém uma variedade de elementos medicinais, que podem melhorar a imunidade do corpo e resistir a alguns vírus que podem causar infecções respiratórias.

Também tem outros efeitos: quando as pessoas estão resfriadas, podem ajudar a aliviar o calor e a desintoxicar. Pode ser usado com outros medicamentos para tratar mais de 40 doenças, como infecções respiratórias e hipertensão. É um medicamento indispensável na medicina.

Lonicera-japonica

Evidentemente, o valor econômico da madressilva também é muito alto e é vendido no exterior após secagem sem processamento, obtendo grandes benefícios e criando um valor econômico extremamente alto.

É importante ressaltar que antes de ingerir qualquer medicamento (planta) natural é necessário consultar a real necessidade e a possibilidade com o seu médico.

As informações contidas nesta matéria são destinadas meramente para fins de conhecimento. O intuito é jamais será instigar a ingestão de medicamentos, ervas, flores e outros sem autorização médica.

pingos de chuva