Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pachyphytum compactum

Originária do México, a planta-diamante chama a atenção dos amantes da natureza por suas folhas multifacetadas, como se fossem esculpidas. Não se adequando ao frio extremo, esta espécie deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra.

Suas cores são variadas, podendo ser do verde claro ao acinzentado, com pontinhas vermelhas, mas que podem mudar de acordo com o cultivo, tendendo ser mais esverdeada sob meia sombra e a sol pleno ou frio, mais avermelhada.

Apesar de parecer extremamente robusta, ela é uma planta muito delicada, que merece cuidados ao ser manuseada.

Seu crescimento, na maioria das vezes ocorre de forma lenta, mas não deixe que isso tire o seu desejo de contar com essa maravilhosa espécie em seu jardim. Suas cores e texturas contrastam com as diversas outras espécies que você provavelmente cultiva, dando um toque especial da sua paisagem.

planta-diamante (Medium)

Seu cultivo deve ser feito sob meia sombra ou a pleno sol. Sua irrigação deve ser bem distribuída, permitindo que o substrato seque entre as regas.

Nas estações primavera e verão, por conta das temperaturas mais altas, as regas devem ser realizadas com mais frequência, bem diferente nas épocas de outono e inverno.

Como muitas das plantas suculentas, esta espécie não tolera encharcamentos, fazendo com que suas raízes apodreçam em um curto espaço de tempo. Por isso, é importante ter muita atenção na hora de realizar as regas.

Sua textura e cores diferentes combinam perfeitamente com diversas espécies e em diversos tipos de paisagem. Esta planta fica muito bem com pedrinhas em sua volta, que valorizem a sua folhagem, assim como todo o seu jardim.

em-dois-minutos1

Flor-de-lótus-em-jardim

A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (mesma família da Vitória-régia). É olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é frequente associada ao Buda por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas.

No Japão, por exemplo, essa flor é tão admirada que quando chega a primavera, o povo costuma ir até aos lagos pra ver o botão transformando em flor.

As ninféias diferenciam-se da Vitória-régia pela ausência de borda nas folhas e alcançam maior altura em relação a superfície da água. Também são confundidas com a flor de Lótus que pertence a outro gênero.

As flores são grandes, vistosas, cor-de-rosa ou brancas, perfumadas, formadas durante o verão.

Flor-de-lótus

As fores são grandes e com sementes comestíveis. Também é isolada, brancas com margens rosadas, pode chegar até 25 cm de diâmetro.

Exala perfume suave, ótima para arranjos florais, abre na primavera e início do verão.
Permanece aberta durante dois dias, perdendo suas pétalas na noite seguinte, deixando o fruto a mostra.

As folhas são caducas (nome dado as plantas que perdem suas folhas em uma determinada época do ano, geralmente nos meses mais frios e sem chuva). É de formato orbicular, chega a atingir 35 cm.

Flor-de-lótus
Cuidados
* Deve ser plantada preferencialmente, em laguinhos e espelhos d`água.
* Requer sol pleno na maior parte do dia.
* É muito sensível a geadas.
* É muito rústica, quase não dá trabalho, dispensa regas.

Propagam-se na primavera por sementes por divisão de rizomas e exige adubação pelo menos uma vez por ano com torta de mamona esterco bem curtido ou húmus de minhoca.

Curiosidades
As sementes da flor de lótus podem ficar até 5 mil anos sem água para esperar as condições adequadas de germinação como a umidade e temperatura. A flor de lótus também é a única planta que controla a própria temperatura, mantendo-se por volta de 35ºC.

ninféias