Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquídea-macaco-1

Existem cerca de 122 espécies, desde plantas com flores miniaturas até flores que medem cerca de 20 cm de diâmetro.

Um dos inúmeros tipos de espécie, são as orquídeas cara de macaco. Esse tipo de planta é oriundo das florestas que ficam localizadas há 1000 ou 2000 metros de altura acima do mar. Ela se encontram no Equador, Peru, América Central, Colômbia e México.

Por estarem localizadas em altitudes elevadas, apenas são encontradas por colecionadores, exploradores e aventureiros.

Mas foram vulgarmente apelidadas de cara de macaco devido ao formato presente em sua folha. Apesar de que o nome Drácula que significa filho de dragão ou pequeno dragão, também fora colocado pelo formato do focinho que está presente na flor.

Outros indivíduos alegam que esse nome científico foi assim denominado pelos longos esporões pontiagudos que ficam ao redor da planta e que se assemelham aos dentes de Vampiros.

orquídea-macaco-1

Um dos inúmeros tipos de espécie, são as orquídeas cara de macaco. Esse tipo de planta é oriundo das florestas que ficam localizadas há 1000 ou 2000 metros de altura acima do mar.

Ela se encontram no Equador, Peru, América Central, Colômbia e México. Por estarem localizadas em altitudes elevadas, apenas são encontradas por colecionadores, exploradores e aventureiros.

O nome científico foi dado a elas em 1978 pelo botânico Carlyle August e são chamadas de Dracula Simia. Mas foram vulgarmente apelidadas de cara de macaco devido ao formato presente em sua folha.

Apesar de que o nome Drácula que significa filho de dragão ou pequeno dragão, também fora colocado pelo formato do focinho que está presente na flor.

Outros indivíduos alegam que esse nome cientifico foi assim denominado pelos longos esporões pontiagudos que ficam ao redor da planta e que se assemelham aos dentes de Vampiros.

Os cuidados tomados para o cultivo
Os cuidados com as orquídeas cara-de-macaco devem ser alterados de acordo com o tipo de espécie.

Mas em regra, deve-se seguir os requisitos abaixo:
Irrigação
A irrigação em regra, dessa planta, deve ser feita para que o vaso fique sempre úmido, mas nunca encharcado, pois o excesso de água pode matar algumas espécies.

Além de não poder irrigar com muita água, também não se pode colocar aqueles pratinhos embaixo dos vasos, pois eles evitam que a drenagem ocorra de forma correta o que ocasiona um apodrecimento das raízes.

Ou seja, irrigue a sua orquídea cara de macaco, uma ou duas vezes por semana, sempre deixando que a água escorra totalmente e nos outros dias apenas pulverize para que fique úmida. Lembrando que além de molhar a parte de fora, deve-se molhar a parte inferior das folhas onde ficam localizados os estômatos.

Luminosidade
Em relação a luminosidade, as orquídeas devem ser postas em locais para que recebam o sol no horário da manhã (6 horas até as 9 horas) ou no final da tarde (16 horas até as 18 horas). A luminosidade é importante para que a planta realize a fotossíntese e cresça de forma saudável.

dacula-simia1

Ventilação
A melhor ventilação para as orquídeas é deixa-las em locais arejados, mas que não recebam rajadas muito forte dos ventos, pois poderá danificar as folhas ou machucar as plantas.

Adubo
O adubo é fundamental para dar os nutrientes que a planta precisa, e isso deve ocorrer uma vez por semana. Os adubos são encontrados nos supermercados na seção de jardinagem. Entre os melhores para a orquídeas cara-de-macaco estão o NPK 20-20-20, os que contem farinha de osso, os que são orgânicos, as tortas de mamona, e etc.

Porém, caso escolha os adubos que contenham líquidos foliares, é preciso que se adicione algumas gotas de água para poder realizar a vaporização.

cara-de-macaco

Vaso ideal
Os vasos ideais para as orquídeas são os vasos de barros ou os xaxins de palmeira. Porém, entre os dois, o mais aconselhável são os xaxins de palmeira, pois são feitos com produtos naturais e livre de qualquer substancia tóxica ou química.

Além da absorção de água e nutrientes ser altíssima, permitindo assim, um enraizamento ideal. Pragas e doenças: é muito comum as plantas sofrerem com pragas e doenças, e no caso das orquídeas cara de macaco não seria diferente. Porém, se essa classe for cultivada da maneira correta se tornará mais resistente os pequenos predadores.

Um dos maiores inimigos das orquídeas são as cochonilhas (pequenos organismos que sugam a seiva da planta e podem mata-las) Sendo que a melhor forma de combatê-los são através dos produtos químicos que apresentam formulas naturais, já que se tornam menos prejudiciais a planta.

Muitas espécies apresentam inflorescências pendentes. Não devem ser plantadas em vaso, uma vez que a inflorescência frequentemente atravessa o substrato e sai pelos furos inferiores dos vasos aparecendo por baixo da planta.

Quando o vaso tem poucos furos inferiores, a planta raramente encontra essas saídas e a floração aborta. Assim a preferência deve ser por caixinhas de ripas de madeira ou cestinhos de plástico inteiramente perfurados facilitando a saída da inflorescência.

orquídea Cara-de-macaco

Trata-se de uma espécie particular de orquídea cuja coroa, combinada com os pistilos e a coloração particular das pétalas, parece dar forma ao que se assemelha muito à cara engraçada de um pequeno macaco.

É considerada uma flor muito rara, tanto que poucas pessoas, até hoje, tiveram a sorte de poder admirá-la viva. Ainda assim, a partir de fotos simples, a orquídea-macaco só pode despertar curiosidade e simpatia.

Seu habitat natural são as florestas do Equador e do Peru, localizadas em áreas montanhosas, a uma altitude entre 1000 e 2000 m.

Graças a alguns sortudos que tiveram a oportunidade de admirar e fotografar esta bela e extraordinária flor, temos a oportunidade de observar uma série de imagens que a retratam, através das quais é possível ver a “cara” típica desta orquídea peculiar.

Mesmo o nome científico desta flor é particular: Dracula simia. De fato, são duas as semelhanças: uma é a já mencionada cara de macaco. Mas, para outros, ela se pareceria mais com o protagonista da história mais famosa da Transilvânia.

Suas sépalas características realmente lembrariam os dentes afiados de Drácula. O nome científico foi escolhido em 1978, pelo botânico Luer.

A orquídea faz parte de uma família composta por mais de 120 espécie, a maioria originárias do Equador.

Localizada nas montanhas, a orquídea-macaco pode florescer em qualquer época do ano, sem nenhuma preferência relacionada à sucessão das estações do ano. Seu perfume lembraria a fragrância emitida por uma laranja madura.

A orquídea-macaco pode ser cultivada eventualmente, desde que os devidos cuidados, comuns a outras flores de sua espécie, sejam observados. Para que possa florescer, ela deve ser mantida em locais frescos e com sombra.

agua xzO