Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Peperomia prostrata

O colar-de-tartarugas é uma planta perene, semi-suculenta e encantadora que tem conquistado corações com sua beleza única e facilidade de cuidado. Ela pertence à família Piperaceae, a mesma de outras peperômia.

É uma planta nativa de florestas tropicais da América do Sul, do norte do Brasil ao Equador, onde cresce como epífita, escalando os troncos das árvores.

O nome colar de tartaruga vem, como você já deve ter imaginado, da semelhança das folhas ao casco da tartaruga, especialmente em função do padrão de desenho que se forma nelas.

Suas folhas são o destaque, com padrões que se assemelham ao casco de tartarugas, daí o nome comum. As folhas são pequenas, suculentas, em forma de coração a arredondadas, com um verde vibrante, manchas de verde escuro e listras em relevo que dão a essa planta uma aparência única.

Uma das principais informações para cuidar de uma nova plantinha é a temperatura e a luz ideal. No caso do colar de tartaruga, a temperatura “perfeita” é na faixa dos 20ºC. É claro que ela se adapta bem até cerca de 30ºC, e também aguenta até cerca de 10ºC (menos que isso pode atrapalhar seu crescimento).

Além disso, a planta precisa de ambiente sombreado, ou seja, sem luz direta. Ela pode ficar em ambientes mais escurinhos ou mais iluminados, e você verá o resultado da diferença na cor das folhas: quanto mais luz, mais claro será o tom de verde.

Assim sendo, o ideal para criar o colar de tartaruga é em ambiente interno: é dentro de casa que ela ficará protegida do excesso de calor ou de frio.

O colar-de-tartarugas é uma planta rasteira que atinge no máximo 20 a 30 cm de altura, tornando-a ideal para cestas suspensas, vasos pendentes e até mesmo como cobertura de solo em áreas sombreadas.

peperomia-prostrata

Rega e crescimento
Quando o assunto é regar a Peperomia, o segredo é fazer o mesmo que as outras suculentas: observar a terra. Por ter raízes curtas e absorver bem a água, a planta não gosta nada de terra encharcada!

Assim sendo, o ideal é colocar o dedo na terra e fazer a rega apenas se estiver seca. Geralmente, uma vez por semana é mais que suficiente para deixar a planta hidratada, evitando exageros na quantidade.

Solo
Em relação ao solo, um  substrato bem drenado, rico em matéria orgânica, é ideal. Replante a cada 2 ou 3 anos para que a planta renove o vigor. Prefira vasos do tipo cuia para o cultivo, que são mais largo e rasos, o que favorece o espalhamento da planta e drenagem da água.

Fertilize durante a primavera, verão e outono, com adubos de liberação lenta ou próprios para suculentas.

Para que o seu colar de tartarugas cresça de forma satisfatória, atente-se a duas dicas:
1) Faça a rotação do vaso para que as folhas brotem em direção a todos os lados, permitindo que o vaso fique bem “cheio”.
2) Corte as inflorescências para estimular o crescimento mais acelerado, se for do seu gosto, embora as flores também sejam muito bonitas de deixar.

peperomia prostata

Cuidados com fertilizantes e folhas
Você pode aplicar fertilizantes comuns para plantas verdes, mas faça isso apenas no período da primavera, e não mais do que duas vezes por semana. Caso você exagere no fertilizante, verá que as folhas da ponta começarão a cair com mais frequência. Fique atento.

A propagação do colar-de-tartarugas é relativamente simples e pode ser feita por meio de estacas caulinares ou divisão da touceira. Para a propagação por estacas, basta cortar um pedaço do caule, com algumas folhas saudáveis e colocá-la em um substrato mantido úmido.

Você pode até mesmo improvisar uma estufa cobrindo o vaso com a estava com uma garrafa pet cortada ou plástico transparente. Após algumas semanas, novas raízes e brotos começarão a se desenvolver.

Para a divisão da touceira, retire cuidadosamente a planta do vaso e separe as partes, certificando-se de que cada divisão tenha raízes saudáveis. Transplante as divisões em vasos individuais com substrato fresco, arejado e bem drenável.

colardetartaruga

Doenças comuns
As pragas mais comuns no colar de tartaruga são os ácaros e a cochonilha. A melhor forma de combater esses bichinhos é com sabão inseticida ou outros pesticidas comuns: procure usar os produtos diluídos e deixe a planta em local arejado após aplicar o veneno!

Pronto, agora que você sabe tudo o que é importante sobre o seu colar de tartarugas, é hora de encher a sua casa com essa planta pendente lindíssima!

barquinho