Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




avencas

Se sua avenca está inteiramente seca porque você esqueceu-se de regar, saiba que ainda há possibilidade de reverter essa situação.

As avencas são plantas muito belas, porém frágeis, que merecem dedicação especial. Além disso, elas não de adaptam bem a locais muito quentes, e por isso, são mais exigentes com relação a condições de luminosidade e regas. Seus caules e folhas finíssimas necessitam de solo úmido, para que se desenvolvam de forma adequada.

A planta ainda é tida por muitos como um “amuleto” contra o mal olhado. Desse modo, vale a pena cuidar com carinho da sua avenca, não é?

Se ela está inteiramente seca porque você esqueceu-se de regar, saiba que ainda há possibilidade de reverter essa situação. Todavia, se ela secou em virtude de outros motivos, como por exemplo, devido ao ataque de pragas, pode ser que os métodos utilizados aqui não sejam totalmente satisfatórios.

De qualquer forma, não custa tentar! Se necessário, faça uma pesquisa mais aprofundada e tente descobrir as possíveis causas. Mas agora, vamos às dicas para salvar sua avenca.

Faça a poda
Retire todas as folhas e caules secos da planta. Caso não dê para salvar nada, retire tudo, podando bem rente ao solo.

avenca

Regue a planta
Isso mesmo! Se ela secou por falta de água, o ideal, neste caso, é colocar a planta debaixo da torneira e deixar a água correr por cerca de 10 minutos. Decorrido o prazo, desligue a torneira e espere cerca de duas horas até que toda a água escoe do vaso.

Novo vaso e substrato
Depois que toda a água escoar, retire o torrão com a planta e separe. Escolha um novo vaso de tamanho maior que apresente sistema de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo do recipiente e depois preencha com um novo substrato.

Faça a adubação
Adicione farinha de osso ou torta de mamona na terra nova e misture bem. Isso é imprescindível para que sua plantinha cresça novamente, afinal, a adubação vai acelerar o processo de desenvolvimento, dando mais força à planta.

Depois que a terra estiver preparada, coloque o torrão com a avenca e regue novamente. Aí é só deixar o vaso à meia sombra, regando pelo menos de 4 a 5 vezes na semana, até que os brotos comecem a sair.

Em alguns meses, a planta estará linda e vigorosa novamente. Dessa vez, não se esqueça de tomar os devidos cuidados para que ela fique sempre bem, contribuindo ativamente tanto para ornamentar a sua casa, como também, para transmutar energias.

queda

Aspargo pluma - Asparagus densiflorus

A planta surgiu na África do Sul e se espalhou pelo mundo como uma verdadeira praga. Hoje, ela é conhecida em diversas partes do planeta e utilizada para várias finalidades.

A principal função  dela, como sempre, é enfeitar a vida dos amantes da jardinagem. É uma planta pertencente à família das Asparegaceae.

De aspecto delicado, é uma planta relativamente rústica, que pode ser plantada em vasos e jardineiras, bem como adornando canteiros e conjuntos.

Ela pode atingir até cerca de 70 cm de altura, e se adapta bem em locais expostos ao sol na maior parte do dia, como muros e varandas.

Além disso, a aspargo-pluma é uma planta de fácil cultivo. Seus frutos não são comestíveis e seu plantio pode ser feito em qualquer período do ano. Já a sua floração acontece durante a primavera.

Por isso, hoje vamos mostrar quais os principais cuidados que se deve ter ao cultivar essa espécie para que ela se desenvolva bem e saudável e deixe seu ambiente ainda mais charmoso. As flores brancas e pequenas tem importância ornamental secundária.

aspargo-pluma

Como realizar um bom plantio com 3 dicas fundamentais
Local
Primeiro, para que sua aspargo-pluma cresça e se desenvolva bem, é necessário se atentar ao tipo de solo em que vai cultivar a espécie. Normalmente, essa planta prefere um solo que seja mais arenoso e leve.

Dessa forma, é aconselhável realizar uma mistura com areia, húmus e substrato para mudas, com a mesma quantidade cada. Antes de realizar o plantio, aplique a mistura no local escolhido.

Regas
As raízes da aspargo-pluma são em formato de batatinhas, ideais para o bom armazenamento de água e nutrientes nos dias mais secos. Como essa espécie se adapta tanto ao clima frio quanto ao quente, é necessário se atentar as regas.

Elas são de extrema importância e são essenciais para a sobrevivência da planta. Dessa forma, quando o substrato estiver seco, regue o solo, mas lembre-se de não exagerar, para não encharcar as raízes e correr o risco de apodrecerem.

aspargo-pluma

Podas
A poda é uma prática essencial para o crescimento e reprodução do aspargo-pluma. Além disso, você pode podar a planta do formato que preferir.

gnomo