Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor de maio

Vamos falar sobre os macetes para sua flor-de-maio se encher de botões novos, afinal, essa é uma questão recorrente quando se trata do cultivo dessas plantas. Então, está cada vez mais na hora de saber alguns segredos que podem ajudar você a cultivar essas flores e ter melhores resultados e brotar mais rapidamente.

Assim como quaisquer plantas existem alguns macetes para sua flor-de-maio encher de botões e brotar mais rápido. Então, do substrato à rega, veja como fazer essas flores brotarem mais rápido.

Molhe corretamente
Primeiramente, a água não pode ficar no vaso na raiz das plantas, portanto, regue bem sempre que o solo estiver seco, mas não logo que isso acontecer. E, considerando a região em que você mora, suas plantas podem secar mais rápido e isso faz com que seja necessário regar até duas vezes por semana.

flor-de-maio1

Escolha o substrato melhor
A flor-de-maio é encontrada naturalmente sobre as árvores, mas ela tem um hábito duplo, já que pode ser mantida diretamente na terra ou em substrato próprio para epífitas.

Então, um dos macetes para sua flor-de-maio encher de botões é preparar um substrato com casca de pinus e terra de alta qualidade, pois assim você consegue oferecer às duas condições naturais que essa planta encontra no meio ambiente.

Além disso, o substrato deve ser rico em nutrientes, já que a pobreza do solo pode fazer com sua flor-de-maio não tenha um bom desenvolvimento. Dessa forma, a planta ficará murcha e pequena causando o abortamento de botões.

flor-de-maio

Faça uma propagação das flores
Fazer a propagação é fácil e esse é um dos macetes para sua flor-de-maio se desenvolver adequadamente. Afinal, a reprodução se dá pela polinização e ter outras espécies cultivadas pode facilitar a produção das flores.

Então, aprenda um método eficaz para propagar flor-de-maio. Você vai ver que esse é um dos fatores que mais contribuem para produção de botões novos.

Adubação para flor-de-maio
Não existe um adubo químico próprio para a flor-de-maio, portanto, a escolha do adubo orgânico é um dos macetes para sua flor-de-maio encher de botões. Então, uma boa opção de adubo orgânico é o bokashi, uma mistura balanceada de materiais orgânicos que promovem uma boa floração para essas plantas.

margaridas

stokesia leavis

Essa planta que produz lindas flores é originária da parte sul dos Estados Unidos da América e pertence à família Asteracea.

Prefere o clima temperado para seu desenvolvimento, especialmente para o período de floração, que ocorre entre a primavera e o verão.

Porém, nos lugares que apresentam um inverno não muito rigoroso, pode apresentar lindas flores durante todos os meses do ano.Suas flores são formadas com pétalas que representam franjas e muito parecidas àquelas da Centáurea.

As mesmas podem ter diversas colorações, como brancas, azuis, róseas, roxas e ainda amarelas, conforme o modo de cultivo.

O danúbio-azul  é uma planta herbácea, perene e muito florífera, nativa do sul dos Estados Unidos e pertencente à família das Asteraceae.

Seu formato é de pequenas rosetas cheias, sendo as folhas basais verde-escuras, lanceoladas, estreitas e pecioladas. Pequenos ramos eretos e com folhas menores surgem no verão.

Quando em clima temperado, a floração ocorre na primavera e verão, mas em locais onde o inverno é ameno pode permanecer florida o ano todo.

Estas flores podem ser azuis, roxas, brancas, róseas ou amarelas, dependendo do indivíduo. As hastes florais podem pender ou quebrar após chuvas muito fortes.

stokesia leavis (2)

O danúbio-azul no paisagismo
No paisagismo, o danúbio-azul pode funcionar como uma bela e delicada bordadura, formando maciços ou conjuntos com outras plantas. É indicado especialmente para jardins de estilo campestre.

Por exigirem pouca manutenção, são plantas bastante fáceis de cuidar. Também podem ser plantadas em vasos e jardineiras, enfeitando pátios, janelas, varandas e sacadas.

Serve como flor-de-corte, com boa duração em arranjos florais e buquês. As sementes contêm mais de 40% de óleo. Deste óleo é extraído o ácido vernólico, que pode ser utilizado na fabricação de plásticos, vernizes e adesivos.

Stokesia-laevis

O cultivo da danúbio-azul
O danúbio-azul deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, ácido, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

Com cultivado à meia-sombra, tende a florescer em menor quantidade. Aprecia a umidade, no entanto resiste a curtos períodos de estiagem e ao frio.

Retire as flores velhas para estimular uma nova floração. Multiplica-se principalmente por divisão das touceiras enraizadas.

A propagação por sementes exige quebra de dormência com frio de 4ºC por pelo menos 6 semanas. Ainda assim, é necessário aguardar várias semanas pela germinação.

janel824