Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pilea

Algumas espécies surgiram e têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente decorativo brasileiro e se você está aqui lendo essa matéria já deve saber disso, não é mesmo?

Portanto, saiba mais sobre a Pilea e como cultivá-la  de forma que ela tenha um bom desenvolvimento. Mas, não se preocupe, pois essa é uma plantinha fácil de cultivar e cuidar, pois não apresenta muita dificuldade para se desenvolver durante o tempo que tende a levar o vigor das plantas embora. Confira:

Veja como cultivar Pilea
A flor da amizade é uma plantinha chinesa que tem ganhado cada vez mais notoriedade quando o assunto é decoração. Portanto, ao invés de ficar comprando sempre que uma espécie morre no vaso, que tal aprender como cultivar pilea e tê-la sempre saudável em sua casa? Veja abaixo:

Pilea peperomioides

Escolha o filhote de Pilea
Essa é uma planta que cresce facilmente, mas alguns cuidados são importantes para o seu desenvolvimento e, entre eles, a escolha do filhote da pilea para cultivar em seu vasinho é essencial.

O tal filhote de pilea como os jardineiros chamam ficam carinhosamente localizados na parte inferior do caule principal da planta.

Para cortá-los você deve usar uma faca bem afiada para fazer um corte cirúrgico no filhote de forma que a lâmina passe rente ao caule para não feria a planta mãe. Depois disso, siga o passo a  passo para fazer o plantio.

pilea

1 – Prepare o recipiente para o plantio com água
Um simples copo é o suficiente para cultivar o filhote de pilea. Então, encha o copo com água e certifique-se de que o galho está completamente imerso dentro dele. Apenas as folhas devem ser mantidas fora da água para evitar que elas apodreçam com facilidade.

Depois disso, mantenha a planta em um ambiente com uma iluminação constante, mas não direta.

A água deve ser trocada diariamente e, assim, depois de uma semana você deve notar o aparecimento das primeiras raízes da plantinha. Quando isso acontecer, faremos o plantio diretamente no solo.

2 – Prepare o vaso para replantar
Quando começam a brotar as raízes, basta preparar um vaso com terra de jardinagem fresca e colocar sua plantinha dentro dela mantendo o solo sempre úmido, pois depois de algumas semanas você vai ver que realmente aprendeu a cultivar pilea.

folhas no lago

flor_de_cera

Todo apaixonado por plantas exóticas gostaria de ter uma flor-de-cera em casa. Contudo, como há poucas informações sobre os cuidados, a maioria desiste de cultivá-la por achar que é coisa difícil. Porém, hoje vamos provar que é exatamente o contrário, veja o guia completo.

A flor-de-cera é uma espécie de trepadeira, oriunda do continente asiático. Embora a planta prefira escalar paredes e telas, pode ser cultivada em vasos sem problemas, o que a deixa com um aspecto de buquê de noiva.

Além disso, suas flores exalam um perfume suave e delicioso durante a noite. Esse é um dos motivos pelos quais ela geralmente é mantida dentro de casa.

Como cultivar a flor-de-cera
A flor-de-cera floresce na primavera e verão, mais precisamente entre os meses de setembro e dezembro. Ela solta vários cachos com flores em formato de estrela e textura carnosa, daí vem o motivo do seu nome.

Além disso, sua floração é uma das mais longas dentre as plantas exóticas, ou seja, são vários benefícios e pouco investimento em manutenção.

Qual é o melhor solo para a flor-de-cera
A planta não é exigente quanto a qualidade do solo. Desse modo, basta oferecer um substrato rico em matéria orgânica e leve. A grosso modo, uma mistura de areia, terra de jardinagem e húmus de minhoca já é o suficiente.

No entanto, para melhorar a floração, recomenda-se fazer uma adubagem durante o verão. Para isso, utilize adubo NPK.

hoya carnosa

Como plantar a flor-de-cera
O cultivo através de sementes é totalmente possível, sendo necessário apenas cavar um buraco de 5 cm no substrato e enterrar o grão. Após essa etapa, regue o solo diariamente até a muda alcançar os 20 cm de altura.

Adquira as sementes através da internet ou de um fornecedor especializado, pois, nessa situação elas já passaram por um processo de maturação.

Como fazer mudas da flor-de-cera
A propagação por mudas é a forma mais rápida de obter flores. Portanto, divida a touceira de uma planta já adulta e retire quantas mudas forem necessárias. Não desmanche o torrão das raízes na hora de separar.

Em seguida, faça uma cova com tamanho suficiente para caber o torrão e realize o plantio.

hoya_carnosa

Onde colocar o vaso após o plantio
A flor-de-cera pode ser mantida dentro de casa, desde que fique próximo a uma fonte de luz como uma janela, por exemplo. Outra opção seria deixar o vaso ao pé da porta de entrada, garanto que você terá um efeito maravilhoso.

Por fim, tome cuidado quanto às regas, pois, essa espécie não suporta solos encharcados. Sendo assim, molhe o substrato de uma a duas vezes por semana.

janel427