Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




As flores ganham destaques tanto em jardins como dentro das residências para enfeitar o local, muitos designers utilizam em suas decorações plantas de diversos tamanhos para decorar todo tipo de ambiente.

Nos ambientes externos, dependendo do tamanho, as plantas podem chegar a medir cerca de três metros de altura, podem ser plantadas arvores e arbustos.

Mas muitos locais não permitem que grandes plantas possam ocupar espaço como em apartamentos e flats, mas há pequenas plantas de vasos que podem embelezar esses locais e trazer harmonia e perfume que só as plantas trazem.

Algumas plantas:

lançasaojorge
Lança de são Jorge
É uma planta que pode ser plantada em pequenos vasinhos, ela possui folhas nas verticais e em forma cilíndrica, o que não ocupa muito espaço e podem ser plantados até três plantas em um só vasinho.

Muitos designers usam a planta para decorar o canto dos ambientes, elas não necessitam de exposição diária ao sol e podem ser regadas cerca de duas vezes na semana. São fáceis de adquiri-las, pois a muda custa em média cerca de 25 reais.

rosadepedra

Rosa de pedra
Essa espécie de planta pode ser plantada em vasos pequenos onde podem ser adicionados em cima da terra do vaso pedrinhas.

Não necessitam de muita exposição ao sol, pode colocá-las para receber raios solares uma vez por semana e rega-las cerca de deus vezes na semana. Custa em torno de 20 reais a muda dessa planta

minicacto

Mini cacto
Esse tipo de cacto é bastante visto nas casas, eles são usados comumente por não exigir cuidados diários e mesmo assim não deixarem de ser elegantes. Quando for regá-los é indicado que encharque a terra do vaso.

Devem ser mantidos em locais longe do alcance de crianças, pois possuem espinhos que são de difícil remoção. Custa em torno de 8 reais a muda do mini cacto nas lojas.

violeta

Violeta
É uma planta bastante comum nos jardins e nos buques, mas podem ser plantadas em pequenos vasos para o interior das residências. Elas devem ficar próximas as janelas para que recebam a luz solar e também devem ser regadas pelo menos cerca de três a quatro vezes na semana.

A beleza das violetas é algo admirável e é bastante indicada para a decoração e deixam um perfume natural no local. A semente dessa planta custa em torno de 7 reais o pacote.

Suculentas
É uma variedade mini plantinhas onde suas folhas são grosas, onde elas reservam água e não necessitam que sejam aguadas periodicamente.

Se você deseja cultivar observe o aspecto das flores, pois se elas estiverem murchas é que necessitam de água e se tiverem apodrecendo significa que a quantidade de água que está sendo regada é demais para a planta e deve diminuir.

Elas devem ter em contato com o sol diariamente, portanto coloque-as próximas a janelas. Dependendo da espécie de suculentas custam entre 5 reais e 25 reais.

Para saber se a planta necessita de água, observe a condição da terra, se estiver extremamente seca deve-se regar mais e se estiver encharcada ou úmida deve esperar mais uns dias para regar.

Se a planta começar a murchar, é porque não está recebendo luz solar necessária, daí deve aumentar o tempo de exposição ao sol. Se começar a mudar a tonalidade das folhas é porque está recebendo muito sol e deve diminuir o tempo de exposição.

Retire o pó que fica sobre as folhas com um pano úmido de água pelo menos uma vez por semana, sempre troque a terra colocando terra adubada com vitaminas para que sua planta fique mais viçosa.

Retire sempre as folhas secas e no local das folhas passe canela em pó para ajudar na cicatrização do caule, evitando assim que fungos e doenças ataquem a planta.

flor-chuva

cravo rosa

Muitas pessoa desejam ter em suas casas lindos jardins, cheio de belas flores em suas diversas cores para harmonizar o espaço.

Algumas flores e plantas necessitam de mais sol enquanto outras devem ser colocadas na sombra, ainda há que se atentar para especificidades de tipo de solo de cada flor e a quantidade de água de que cada uma necessita.

Os cravos são flores bem perfumadas e grandes. Originários da região mediterrânea. São encontrados, geralmente, nas cores amarela, branca, rosa e vermelha.

Abaixo algumas dicas para quem deseja cultivar cravos em vasos:
* Escolher a época: o ideal é escolher entre os meses de maio a julho para semear os cravos. A temperatura deve ser entre 21 a 24º C.

Se a região for muito quente, a melhor época para plantar o cravo é no mês de outono. As suas sementes são grandes e de fácil manuseio. Podem ser plantadas tanto em vasos, como diretamente no solo.
cravos
* Profundidade: não plante as sementes muito fundas. Elas não devem ficar muito enterradas. Coloque de forma que elas apenas fiquem encobertas pela terra. Se preferir, você pode fazer as mudas de cravos também por estaquia.

Porém, o mais comum é por meio de sementes. Algumas espécies, no entanto, são melhor propagadas por estacas.

* Umidade: até as sementes germinarem, o ideal é que o solo fique sempre úmido. O que não quer dizer encharcado. A germinação, geralmente, acontece após 14 dias.

* Solo: os cravos gostam de um solo fértil e bem drenado. O ideal, na sua preparação, é usar uma parte terra de jardim, misturada à mesma quantidade de terra vegetal e mais duas partes de compostos orgânicos.

* Camadas no vaso: ao plantar o cravo no vaso, o primeiro passo é fazer pequenos furos no fundo para que o excesso de água possa sair. Depois, coloque uma camada de brita.

cravo vermelho

Em seguida, coloque uma manta de poliéster. Ela servirá para filtrar a água e não deixar a terra e os seus nutrientes saírem. Por último, coloque o solo já preparado.

* Regas: para o seu bom desenvolvimento, o craveiro precisa de regas regulares. A terra precisa estar sempre úmida, mas não encharcada, para não criar fungos. Eles causam o apodrecimento da raiz da planta.

* Iluminação: o local de cultivo precisa de uma boa iluminação, além de sol e de ventilação.

* Adubação: não se deve usar fertilizantes com amônia. O ideal é adubar somente quando for realmente preciso, como quando a planta floresce.

* Poda: o ideal é podar a planta quando as suas flores estiverem secas.

janela lúdica