Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




margaridão

O Margaridão é uma das formas populares pelas quais essa espécie vegetal é conhecida. A planta também é popularmente conhecida pelos nomes de: Girassol Vermelho, Margarida Mexicana e Girassol Mexicano.

É uma planta originária da América do Norte, sendo nativa do México, por isso é conhecida também de Girassol Mexicano.

A espécie pertence a família de plantas chamada Asteraceae. Essa família é conhecida por Compositae ou Compostas, possuindo 1.620 gêneros e algo em torno de 23.600 espécies.

O margaridão se caracteriza por ser uma espécie trepadeira, que é uma espécie de planta que germina no solo, mantendo-se enraizada, no entanto tem a necessidade de um suporte para conseguir crescer.

A planta se caracteriza por ser florífera anual, isto é, ela é uma espécie que tem flores em sua composição e possuem ciclo de vida perene, isto é, apresenta um ciclo de vida longo, no caso dessa espécie o seu ciclo de vida é anual.

É uma espécie de porte arbustivo, que são plantas que possuem um porte reduzido quando comparado com as arvores e se caracterizam por ramificarem próximo ao solo. O margaridão é uma espécie de porte pequeno que atinge uma altura média que varia de 1,20 a 1,80 m. A planta é muito ramificada.

Possui textura herbácea, isto é o seu caule não possui lignina, o que permite que ele seja maleável e relativamente mole. Contudo a base do seu caule é de estrutura lenhosa.

margaridão amarelo

As folhas do são de coloração verde escura, cordadas, pubescentes (coberta de pelos) e simples. As folhas apresentam as características de serem grandes e recortadas.Os ramos também são cobertos de pelos, curtos e macios.

As inflorescências do margaridão são do formato capitulo (as flores ficam enfiadas em um receptáculo discoide ou em forma arredondada sendo protegido por brácteas), sozinhas, simples e as pétalas apresentam coloração laranja e vermelha, sendo bastante bonitas e vistosas.

As inflorescências são muito vivas e brilhantes, possuem centro amarelado. Elas são muito similares aos girassóis e zinias.

A floração normalmente é iniciada na época da primavera, se estendendo pelo verão e chegando ao outono. A floração pode variar conforme a época do plantio, sendo abundante geralmente no outono.

Os frutos são do tipo aquênio, que é um fruto seco, com origem em carpelos, indeiscente e que normalmente possui uma sementes.

O margaridão pode ocorrer em variedades anãs, que de uma maneira geral atingem alturas de no máximo 75 cm. Essas espécies são bastante apropriadas para serem utilizadas para cultivo como maciços e bordaduras.

A espécie se caracteriza também, por atrair abelhas e borboletas, sendo uma planta melífera (atrai animais com o seu néctar, mel). As abelhas e borboletas auxiliam no processo de polinização ajudando a planta a se multiplicar.

margaridão-4

Cultivo
O margaridão é uma planta rústica, de cultivo simples e fácil e que se caracteriza por apresentar um crescimento muito rápido. Ela é uma espécie vegetal que pode cultivada em qualquer período do ano (primavera, verão, outono e inverno).

É uma espécie vegetal que vive nas regiões secas e quentes, fazendo com que esta planta seja uma ótima opção para jardins devido a sua rusticidade.

Essa espécie vegetal pode ser cultivada em regiões que apresentam clima: continental, equatorial, mediterrâneo, oceânico, subtropical, temperado e tropical.

Devido ao fato de ser uma planta que aprecia o calor e ser cultivado em regiões quentes, ele pode ser cultivado a pleno sol e em locais que tenham um bom espaço para que a planta se desenvolva de forma plena.

O cultivo da espécie em locais com um bom espaço é necessário devido a questão da planta apresentar características invasivas, e o espaço disponível auxilia que a pessoa não perca o controle da espécie cultivada.

O solo ideal para cultivo deve ter uma boa capacidade de drenagem e podem ser enriquecidos com a aplicação de material orgânico. A irrigação deve ser feita de forma regular no inicio ou no final do dia, apesar de a espécie conseguir suportar períodos curtos de estiagem.

Devido a planta possuir resistência a seca, faz com que a espécie seja escolhida para ser utilizada como jardins que tenham a temática desértica ou rochosa.

Quando o margaridão é cultivado em solos que se caracterizam por serem muito ricos em nutrientes, essa espécie vegetal se caracteriza por conseguir produzir uma folhagem em grande quantidade e poucas flores.

tithonia Diversifolia

Contudo, quando é cultivada em solos que são mais pobres, as florações do margaridão costumam ser mais abundantes.

A realização de fertilizações com aplicações de fósforo e potássio ajudam a estimular o crescimento da planta.

Devido ao fato da planta apreciar o calor, ela não suporta climas frios e não tolera ser cultivada em locais que sofram com geadas. Contudo quando acontece esse fato (ser cultivada em regiões que sofram com geadas) a planta consegue rebrotar através das sementes quando chega a primavera.

Devido ao seu porte arbustivo, acaba tendo uma forma de uso diferente de outras espécies floríferas que são cultivadas em jardins.

É apropriado para ser utilizado como cercas vivas de pequeno porte, fazendo a divisão de determinadas áreas no jardim. Essa espécie também pode ser utilizada como renque próximo a muros e paredes externas.

margaridãoamarelo

Pode ser usado como flor de corte, sendo aproveitado na elaboração e confecção de arranjos florais e belos buquês. A espécie vegetal pode ser cultivada em vasos.

Multiplicação
O margaridão se multiplica através da dispersão das sementes. Devido a rusticidade da planta, pode ser conseguida duas gerações da espécie em um mesmo ano.

A multiplicação por dispersão de sementes consiste em espalhar as sementes em locais apropriados para o cultivo, para que a planta crie condições de germinar e gerar uma nova espécie vegetal.

A planta propaga facilmente, onde as sementes que caem ao chão, formam novas mudas próximo a planta originária.

lguinho

tapete-persa

Conhecido como tapete-persa, esta é uma suculenta rara, originária da África. As flores, notáveis, lembram um tapete persa.

A Edhitcolea Grandis é uma suculenta muito apreciada por colecionadores, pela extrema beleza de suas flores, popularmente conhecida como tapete persa.

É uma planta suculenta com hastes perenes, ricamente ramificadas, sem folhas, com um diâmetro de 2 a 4 cm e até 30 cm de comprimento As hastes glabras são 4 ou 5 anguladas e armadas com dentes pontiagudos e duros ou tubércules regularmente posicionados. A cor base da planta varia de verde a vermelho com manchas acastanhadas.

As flores bissexuais têm 8 a 13 cm de diâmetro e são formadas perto do ápice dos ramos. A flor consiste de uma corola externa com 5 lóbulos (pétalas) de corola, que se fundem a meio caminho do centro e uma corola interna relativamente pequena.

O lado externo ou traseiro da flor é amarelo a verde. O interior consiste de uma cor de base amarela pálida com um padrão roxo-avermelhado de pontos no exterior que gradualmente se tornam menores perto da coroa interna, que tem linhas avermelhadas concêntricas.

tapete-persa

Pêlos roxos e longos estão presentes na borda da aba dos lobos da corola externa. A flor é às vezes descrita como a flor do tapete persa. O cheiro de carniça das flores atrai moscas e outros insetos para a polinização.

O fruto (folículos) contém um grande número de sementes. As sementes de forma oval apresentam um tufo de pêlos (coma) para que possam se dispersar com o vento.

A variante menor baylissiana tem hastes mais ramificadas que são menores em diâmetro (1 a 1,5 cm), mais curtas (10 cm) e são frequentemente torcidas em espiral.

Distribuição
A Edithcolea Grandis é distribuída em toda a região africana, é  encontrada em regiões secas e áridas. Às vezes em pleno sol, mas principalmente parcialmente sombreado por rochas e vegetação arbustiva.

Edithcolea Grandis

Curiosidades
Estas plantas são polinizados por moscas (polinização myiophilous). As moscas são atraídas por estímulos olfativos, imitando estrume ou matéria orgânica em decomposição (zoogênica ou fitogênica), juntamente com coloração mimética e, às vezes, esculturas miméticas.

O néctar está presente. O néctar serve principalmente como atrativo óptico, causando efeitos de brilho e como guia de visitantes. No entanto, o néctar obviamente também é uma recompensa.

No processo de polinização, as moscas só carregam polinários nas partes distais da probóscide, nunca nas pernas. Os espectros polinizadores são similares entre flores em habitat e cultivadas.

cacto