Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ipomoea carnea

Arbusto florífero, rústico e ornamental, originário da América do Sul, Brasil, pertencente à família Convolvulaceae.

Seu porte é médio, atingindo de 1 a 4 m de altura. De caule ramificado, ereto, com textura herbácea e interior esponjoso.

As flores são campanuladas e surgem com abundância durante quase o ano todo, mas principalmente na primavera e verão. Podem apresentar cores róseas, violáceas ou brancas, de acordo com a cultivar. As sementes se dispersam pelo vento e pela água.

O algodão-do brejo é uma destas poucas plantas que tem a capacidade de produzir flores vistosas em todas as estações. No jardim ele pode ser plantado isolado ou em grupos, organizado em renques ou em formas livres.

Cresce somente em solo de barro (argiloso), muito alagável. É muito comum em lagoas rasas nas planícies de inundação dos rios Negro, Abobral e Paraguai.

Apesar de arbustivo, também pode ser conduzido como trepadeira, com o devido tutoramento. Suas flores são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

A planta é é rústica, tolera podas severas, queimadas, estiagem prolongada e inundações. É uma planta potencialmente perigosa para criações de gado. ,

Deve ter uma poda de controle para a renovação da folhagem, que rebrotará com vigor.

Planta típica da caatinga, por esse fato, não tolera geadas ou frio intenso. Sua multiplicação é feita facilmente por estaquia, mergulhia e por sementes.

pordosol

physalis_sp_

Também conhecida popularmente como Balão, Bate-testa, Bucho-de-rã,  Capucho, Cerejas-de-judeu, Erva-noiva, Fisales, Físalis, Joá-de-capote, Juá-de-capote, Juá-poca, Juá-roca, Tomate-barrela, Tomate-capucho, Tomate-lagartixa.

É uma planta herbácea ou arbustiva e conhecidas no mundo todo por seus frutos saborosos e de aspecto singular. Elas são originária da Amazônia e dos Andes e pertencem à família Solanaceae, a mesma dos tomates, berinjelas, batatas e pimentões.

Seu caule é ereto e ramificado, podendo alcançar de 0,75 até 2 m de altura com tutoramento. As folhas são simples, opostas, pecioladas e com margens onduladas.

Suas flores são solitárias, hermafroditas, apresentam corola tubular curta e sua cor varia com a espécie podendo ser amarela, amarela com o centro marrom, branca ou arroxeada.

physalis_sp

O fruto é esférico, sendo muito semelhante a um pequeno tomate e sua cor pode ser verde, amarela, laranja ou vermelha. O que o diferencia é o cálice desenvolvido, que envolve todo o fruto, de cor verde à princípio e que gradativamente seca adquirindo uma cor dourada, concomitantemente com maturação do fruto.

São frutos bonitos, ricos em vitaminas C e têm sabor ácido e doce, sendo amplamente utilizados in natura, simplesmente banhados em chocolate ou envolvidos com creme chantilly. Também podem ser utilizados na preparação de compotas, doces, geléias,  sorvetes, licores, saladas, molhos, cozidos, assados e como frutas secas.

Algumas espécies também podem ser especialmente ornamentais, como ocorre por exemplo com a lanterna-chinesa (P. alkekengi). De pequeno porte e com frutos de cálices vermelhos, ela é apropriada para a formação de maciços e bordaduras, ou mesmo plantada em vasos e jardineiras.

Seu cultivo deve ser à sol pleno, meia sombra ou em ambiente protegido, sempre em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Sua multiplicação é feita facilmente por sementes.

gif20lua345

composto

O condicionador de solo é um produto que tem a finalidade de melhorar as características físicas, químicas e biológicas dos solos. Não é um meio de cultivo como os substratos, e sim um reforço às propriedades do solo.

Composto é o resultado da fermentação de materiais orgânicos que resulta em húmus. Entende-se fermentação como o processo de transformação de material orgânico por microorganismos (bactérias). Nesse processo, também chamado de humificação, nutrientes são mineralizados gerando os macros e micros nutrientes que são essenciais às plantas.

Ainda importante que nesse processo de fermentação uma grande quantidade de calor é gerada, fazendo com que a pilha de composto, em processo de fermentação, atinja altas temperaturas (70ºC) o que esteriliza o material, eliminando vetores de doenças (fungos, nematóides, bactérias nocivas…) e neutralizando as sementes de ervas invasoras.

Com podemos ver o composto orgânico /condicionador de solos é a melhor opção que temos para reforçar e garantir a fertilidade do solo.

Importante observar é que as matas nativas produzem seu próprio composto. A constante queda de folhas, galhos, árvores velhas e outros materiais que se depositam no solo das matas passam pelo processo de decomposição (humificação) mineralizando nutrientes para as plantas.

Como o Composto orgânico ajuda as plantas?
Na terra estercada há uma grande quantidade de microrganismos, mas muitos jardineiros não sabem disso.Este grupo de seres vivos é muito importante para o processo de fertilização do solo.

Como estes microrganismos fertilizam o solo?
Para responder a essa pergunta é necessário conhecer como funcionam as cadeias alimentares:

As cadeias alimentares e os microrganismos do solo
O que acontece com os organismos quando eles morrem? Vamos imaginar a cadeia alimentar abaixo.

Planta / Lagarta / Pássaros
As folhas e os galhos que a planta perde, as lagartas que morrem devido ao sol ou ao frio intensos, os corpos dos pássaros mortos, as fezes das lagartas e dos pássaros, as penas que os pássaros perdem etc., ou seja, toda essa matéria orgânica serve de alimento para um grupo de seres vivos que estão em todos os ambientes.

Estes seres vivos, representados pelos fungos e pelas bactérias, são denominados Decompositores*.

* Decompositores são seres vivos (fungos e bactérias) que utilizam os corpos dos organismos mortos e/ou partes perdidas pelos seres vivos (penas, folhas, pêlos, fezes, urina etc.) para sua sobrevivência. Com isso, eles decompõem a matéria orgânica e devolvem para o ambiente substâncias úteis para as plantas como água, gás carbônico e compostos nitrogenados. Os decompositores sempre ocupam o último nível trófico das cadeias alimentares.

Os decompositores têm um papel importante na natureza, pois são eles os responsáveis pela transformação da matéria orgânica em substâncias que serão reutilizadas por outros organismos. Todos os compostos, formadores dos seres vivos, participam do ciclo que a matéria realiza na natureza; o carbono é um exemplo. A mesma coisa acontece com os outros átomos: água e dos minerais como fósforo, enxofre, potássio, magnésio, nitrogênio, etc.

Os decompositores e os minerais
Os sais minerais, absorvidos pelas raízes dos vegetais, estão presentes no solo em quantidades limitadas. O ambiente que não tiver os sais minerais necessários às plantas será inadequado à prática da agricultura.

Colocar composto orgânico na plantação garante o crescimento sadio da planta e melhora a sua colheita e beleza.

lua