Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Serissa

Bonsais são árvores sensíveis, necessitando de cuidado e precisão nas podas, manutenção e replantio. Para melhor conservação do bonsai, ele deve ser replantado em períodos que variam de acordo com a espécie e desenvolvimento de suas raízes.

É difícil ter um ambiente livre de pragas e doenças. Sendo assim, é muito importante tomar medidas preventivas, uma vez que os bonsais são propensos aos ataques de vários patógenos.

Após as podas, deve-se fazer a limpeza do tronco com uma escova, limpando também a sua volta, retirando ervas daninhas e folhas caídas.

Restos de folhas acumuladas ao redor da planta entram em decomposição, formando um meio ótimo para o desenvolvimento de fungos ou bactérias que causam a putrefação das raízes do bonsai, levando a planta à morte.

Os musgos formam um ótimo refúgio para pragas e larvas. Usa-se inseticida para tratar qualquer larva ou inseto que seja encontrado nos musgos. A grama que, às vezes, cresce em volta do bonsai pode ser bonita, mas compete por nutrientes. É interessante manter toda a área do vaso limpa, deixando assim, o solo mais arejado.

Para se retirar ervas daninhas, pode-se utilizar pinça de haste longa.

As doenças são causadas pelos fungos, bactérias e vírus, que eventualmente levam o bonsai à morte. O controle deve ser realizado com a utilização de produtos químicos, os quais se encontram na forma líquida ou em pó, sendo necessário possuir uma bomba para pulverização ou um aparelho que espalhe pó.

Lembrem-se que o bonsai é uma atividade artística que trabalha a sensibilidade humana, promove a criatividade e a interação entre o homem e a natureza, além de ser um ótimo exercício de paciência, perseverança e observação.

3b872de2

ROSEIRA
As rosas têm uma merecida reputação de serem plantas exigentes e difíceis de cuidar. Algumas rosas exigem mais manutenção do que outras, mas no geral, cultivar rosas é algo que mesmo um iniciante pode fazer.

Não há nenhuma mágica necessária quando se trata de crescer rosas, lindas rosas. Rosas adoram água e uma alimentação de fertilizante regular, sendo assim, mantenha esses dois fatores em mente e sua recompensa será plantas saudáveis com lindas flores.

Com mais de duas mil variedades de rosas para escolher, cada uma com sua própria fragrância distinta, a seleção pode ser um desafio difícil. O hábito de crescimento de plantas e o jeito que irá parecer em seu jardim depois de plantada deve ser levado em conta. Lembre-se que os tipos de solo variam por regiões e que aquela cor vermelha escura que pode conseguir no norte pode tornar-se cor de rosa no sul.

Saber as diferenças entre as variedades também é importante, já que possuem condições de crescimento distintas, sendo assim, saiba o que está plantando. Selecione uma área onde pretende plantar suas rosas e saiba de antemão o jeito que irá ficar após florescer para que possa complementar o jardim.

As rosas podem crescer de 25 a 90 centímetros de altura nas variedades miniatura, até 60 centímetros de altura para rosas anãs e de 60 a 90 centímetros de altura para híbridos e floribundas enquanto as alpinistas e caminhantes podem crescer de 200 a 900 centímetros de comprimento. Novamente, certifique-se de saber o que você quer plantar e onde.

Existem 5 coisas básicas para se lembrar quando cultivar rosas:

1. Rosas devem ter plena exposição ao sol (6 a 8 horas por dia);
2. Plante-as em solo rico e frouxo com muitos nutrientes (esterco misturado no solo com adubo);
3. Quanto aos nutrientes, prefira sangue seco e farinha de ossos;
4. Molhe as rosas bem, rosas adoram água, sendo assim, plante-as em solo bem drenado e molhe-as na base para evitar com que as folhas fiquem úmidas (molhar com gotas ou spray de água é melhor);
5. Cubra-as com bastante folhas e após o plantio, essas folhas irão armazenar água dentro e manter as ervas daninhas distantes.

- Não plante todas as suas rosas de uma vez só, prefira plantá-las em intervalos separados de uma ou duas semanas, isso prolonga a floração de forma continuada, tendo em vista que não florescem todas de uma vez.

- Tenha certeza de proteger as rosas contra insetos. Insetos são os que carregam a maior parte das doenças.

flower66