Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




phalaenopsis-2

Algumas Phalaenopsis podem prolongar sua floração, quando caem todas as flores, se corta a haste floral por cima de uma das gemas latentes. Se tiver sorte esta volta a brotar. Então, é melhor eleger uma das gemas mais superiores da haste, pois há mais possibilidades de se obter flores. As gemas mais abaixo podem produzir pequenos brotos chamados “keikis”, que uma vez que desenvolvem raízes podem ser cortados e replantados. Se há muitos keikis, não há flores.

A causa mais comum de falta de flores é a falta de luz e, em alguns casos, a falta do período de noites frescas no outono.

Atenção: cuidar que não tenha maçãs, tomates, nozes ou outras frutas que fermentam e liberam etileno próximo de orquídeas com inflorescências, pois este provocaria a caída dos botões florais.

Outras causas de caída de botões florais podem ser uma umidade insuficiente relativa ao ambiente ou, como foram mencionadas anteriormente, temperaturas noturnas demasiadamente baixas.

Muitos orquidófilos preferem não cortar as inflorescências depois da caída das flores deixando que a própria orquídea decida por si mesma se deseja reflorescer dessa inflorescência ou se a mesma secará totalmente.

Se as folhas estão amareladas e/ou moles
1 – observe se na parte inferior da folha há formações esbranquiçado-prateadas geralmente bem homogêneas. Em caso positivo, a sua planta pode estar sendo atacada por ácaros (muito comum neste gênero). A solução seria aplicar um acaricida/inseticida como Malathion (contato) e o Decis 25CE (sistêmico), mas como são produtos altamente tóxicos, precisam ser prescritos por um agrônomo que lhe dará as instruções de como utilizá-los e os cuidados necessários durante/após a aplicação.

2- Pode ser que a planta esteja sendo exageradamente regada… E este gênero definitivamente não gosta disto… O substrato deve secar completamente entre uma rega e outra.

3- Outra possibilidade é exatamente o inverso da anterior: carência de
regas. As regas devem ser, a princípio, pelo menos semanais.

4- Há ainda a possibilidade de umidade ambiente “insuficiente” para este tipo de planta. Como as Phalaenopsis não possuem pseudo-bulbos para armazenamento de água/nutrientes elas utilizam as folhas com este objetivo e por isso elas são “carnosas”. Em contrapartida são largas, o que proporciona uma grande “transpiração” da folha e sua conseqüente desidratação… Isso é muito comum nos centros urbanos, apartamentos, etc.

rosas1

Espada-de-São-Jorge

Esta é uma planta de enorme resistência, podendo sobreviver bem a falta d’água, sol direto e épocas de frio, portanto não será difícil fazer com que ela cresça saudável sempre. Basta que cultive-a em lugar de boa luminosidade, independente de ser luz direta ou indireta, solo adubado com um pouco de fertilizante orgânico e regas esporádicas para que o solo não fique seco por completo, geralmente em dias alternados é suficiente.

Esta planta de origem africana também pode ser chamada de língua de sogra, espada de ogum, rabo de lagarto ou Sanseviéria trifasciata, os nomes populares derivam de sua forma alongada, sua grande resistência e também de seu veneno que pode ser letal, o que gera alguns trocadilhos com sogras.

Geralmente é cultivada graças a aparência de suas folhas que apresentam contornos brancos, além da crendice popular de que essas plantas, assim como as “comigo-ninguém-pode”, espantam o mau olhado. Elas apresentam também algumas pequenas flores que aparecem brevemente de ano em ano na planta adulta, porém de tão pequenas que são, muitos acreditam que essa planta não é florífera e se assustam quando chega a época de sua floração.

Olhando-pela-janela_