Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Yucca_gloriosa

Você quer que as flores das plantas que estão dentro da sua casa durem mais? Você gostaria que elas dessem mais flores? Seguindo estes conselhos simples a sua casa vai ficar sempre cheia de vida e cor.
1 – Compre plantas com muitos caules. Quanto mais caules, mais flores ela produzirá.

2 – A medida que os ramos forem crescendo, retire as pontas. De cada ramo de que você cortar a ponta nascerão dois novos, que produzirão mais flores.

3 – De cada três botões de flores que nascerem, pode um. Os que ficarem produzirão flores maiores e mais duradouras.

4- Retire os ramos quando eles começarem a murchar. Em vez de continuar alimentando essa parte danificada, a planta terá mais reservas para fazer nascer novos botões.

5 – Um elemento muito importante na floração é o magnésio. Acrescente uma dose extra no adubo de cada semana.

6 – Se você borrifar água nas plantas para refrescá-las, não molhe as flores, porque se fizer isso elas durarão menos.

7 – Quando uma flor começar a ficar feia, corte-a pelo pedúnculo. Isso favorecerá o nascimento de novos botões.

8 – Regue mais as suas plantas durante a floração. É nessa época que elas mais precisam de água. Mas nunca deixe o vaso encharcado.

Na época de floração, coloque adubo toda semana, principalmente se você tiver acabado de comprá-la, para que esta fase dure mais e se repita várias vezes na temporada.

janel11

TERRA-PRETA
Além de precisarem de energia solar, as plantas precisam de água, minerais e oxigênio. Geralmente, é o solo que fornece esses elementos.

Mas, quando este é deficiente em nitrogênio, fósforo ou potássio, entre outros minerais essenciais para as plantas, é preciso substituir ou enriquecer o substrato para que a planta se desenvolva corretamente.

Como fazer:
1 – Se você ainda não tiver vasos e quiser começar a cultivar plantas, o ideal é preparar o seguinte adubo: 4 medidas de turba branca, 1 medida de areia fina e 1 medida de terra escura.
Se você tiver um terriço ou minhocário, substitua a terra escura por húmus destes preparados.
Você pode substituir a areia por outros produtos como perlita expandida, vermiculita ou lã de pedra.

2 – Para melhorar a estrutura da terra muito compacta de alguns vasos, acrescente uma medida de areia de rio para cada cinco medidas de terra.
A areia dará porosidade ao substrato, permitindo que a água escorra melhor e que ele fique mais arejado, o que beneficiará o sistema radicular da planta.
Não use areia de construção, pois a sua composição contém um alto conteúdo de argila, que se compacta e faz o efeito contrário ao desejado.

3 – Se você perceber que as plantas estão pálidas e com falta de nutrientes, acrescente turba nos vasos.
Você pode utilizar turba branca ou preta. A primeira é a melhor opção porque a sua estrutura é bem porosa e isso aumenta a permeabilidade de nutrientes que alimentarão as plantas.

4 – Meça o pH (potencial hidrogeniônico) do substrato dos vasos. Para isso, existem muitos produtos como papéis indicadores ou gotas reativas de fácil uso.
Se o pH for alto, você tem uma terra alcalina e deve acrescentar uma mistura de cascas e folhas de pinheiro.
Este material orgânico dará acidez e reduzirá o pH.

5 – No caso de solos ácidos (com pH baixo), retire a terra do vaso e acrescente uma xícara de cal.
Misture o cal com a terra e deixe-a repousar durante um dia.
Use este novo substrato para as suas plantas e você verá que o pH da terra se neutralizará.

Todos os materiais orgânicos e inorgânicos propostos para preparar os substratos podem ser encontrados em lojas especializadas e supermercados. A terra neutra tem pH igual a 7.

lua1