Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Daylily - Hemerocallis - clump division

A divisão de touceiras, ou também chamada de divisão de rizomas, é uma das técnicas mais utilizadas na jardinagem para propagação vegetativa de plantas ornamentais, sendo também utilizada em algumas plantas alimentícias. A técnica consiste no corte dos rizomas subterrâneos, gerando novas plantas. Alguns exemplos de plantas que podem ser reproduzidas por esse meio são: estrelitzia, flor-de-leopardo, moréia, agapanto, grama-preta, várias orquídeas, bananeira, entre muitas outras plantas.

As plantas denominadas “entouceiradas”, geralmente não podem ser reproduzidas por estaquia, enxertia ou alporquia. Normalmente essas plantas podem ser reproduzidas por sementes, demorando mais a atingir a fase adulta e florescer, do que as mudas geradas por divisão de touceiras. Quase todas as plantas podem ser reproduzidas por micropropagação em laboratório, mas é algo inviável para realização doméstica, por motivos óbvios. Além disso, a divisão de touceiras é um método fácil e mais garantido, ideal para multiplicações em pequena escala.

Marantas, peperômias e muitas samambaias produzem folhas que brotam diretamente do solo e formam touceiras. Você pode multiplicar essas plantas pela simples divisão de touceiras. Para que tudo dê certo o ideal é fazer isto na Primavera, quando as plantas estão em desenvolvimento.

Para dividir as touceiras, escolha um vaso que esteja bem cheio. Isso, além de permitir que você forme vários vasinhos novos, também é benéfico par a planta que já não estava mais cabendo no vaso antigo. Se continuasse nessa situação, logo ela perderia o viço e começaria a definhar.

Antes de retirar a planta do vaso, você deve facilitar a operação, aplicando uma boa rega. A água ajuda a consolidar o torrão de terra do vaso e, ao mesmo tempo, desprende as raízes que estão grudadas nas paredes do vaso.

Mas para que esses efeitos sejam obtidos, você deve esperar algumas horas depois de regado.

Feito isto, é só retirar a planta, virando o vaso de cabeça para baixo. Com a mão, bata o fundo e a borda do vaso até que o torrão de terra se desprenda e se solte do vaso.

Agora avalie quantas mudinhas novas poderá obter com a touceira. Lembre-se de que cada vaso novo deverá ter de três a quatro mudinhas e terra proporcional do tamanho do original.

Divida as touceiras com as próprias mãos mas, se as raízes se embaraçarem, use sem receio uma tesoura afiada.

A mudas divididas devem ser replantadas imediatamente para que as raízes não sofram. Por isso, convém que você deixe tudo preparado: vasos, mistura de terra, regador, etc. Não coloque a muda no fundo do vaso. Encha-o com a nova mistura até a altura em que o torrão possa ser adequadamente nivelado. Ou seja, sua parte superior deve ficar a uns dois dedos da borda do vaso.

14-3

Primula_vulgaris

Você saiba que as plantas é que dão o sinal para a troca? Olhe só como elas se manifestam:

Quanto aperto!
As raízes começam a transbordar e surgem rachaduras no recipiente. Se a planta parou de gerar brotos, mas você não a trocou de lugar nem esqueceu de regá-la, está na hora de comprar um vaso mais espaçoso.

Olho na terra
Surgem resíduos esbranquiçados no solo. Isto comprova que a terra já perdeu todas as propriedades nutritivas ou que está sendo adubada em excesso.

Dica de recipiente
Invista em vasos de fibra de coco. Eles são maleáveis, resistentes e de boa duração. São bem arejados e, quando molhados, retêm a umidade, que é passada aos pouquinhos para a terra.

49

Como cultivar as plantas que costumam florescer durante os meses de outono (abril, maio e junho):

azaleia1

Para cultivar a azaleia, o solo deve ter duas partes de terra vegetal, uma parte de areia e outra de composto orgânico. Ela pode ser plantada à meia-sombra, mas deve receber uz direta por pelo menos 4 horas diárias. Regue apenas quando o solo estiver um pouco seco. Após a floração, corte as flores secas, para que cresçam novos brotos.

Begonia - Salmon
No fundo do vaso da begônia, faça uma camada de cascas secas de laranja. Depois, complete com uma parte de terra vegetal e duas de areia. A espécie se desenvolve bem à sombra, e a rega deve ser feita 3 vezes por semana. Coloque pequenas estacas nos galhos, para sustentar.

Bico-de-Papagaio

Para plantar bico-de-papagaio, o solo deve ter duas partes de areia para uma parte de terra vegetal. Antes de florescer, a planta deve ficar 14 horas por dia no escuro. Assim que der flor, ela deve ficar exposta ao sol. Não a deixe ultrapassar 40 cm de altura.

flor_de_maio

A flor-de-maio deve receber luz à vontade de novembro a julho. Durante esses meses, regue-a uma vez a cada 4 dias. Depois da floração, a partir de agosto, deve ficar à meia-sombra. Água, só uma vez por semana. As flores duram de 2 a 4 semanas. Nesse período, evite molhar as pétalas.

pass

laranjeira
Escolha um local para plantar sua árvore.
Um local com calor e sol, de preferência no poente é ideal. Abrigo é útil se houver uma estação muito fria. Escolha um local com boa drenagem, solo e evite colocar a árvore no meio do quintal. Um muro, cerca ou pátio próximo pode prover abrigo e um calor extra.

O homem e a árvore
Escolha uma árvore. Existem diversas variedades de frutas cítricas, e até diversas variedades de limões e laranjas. Vá a um local que venda mudas, e pergunte sobre o clima adequado para as árvores que estão a venda. Se possível, tente experimentar da fruta que aquela variedade dá. Nem todas têm o mesmo gosto ou o mesmo uso. Peça um certificado ou garantia da saúde da árvore, ou leve alguém que entenda para inspecionar a muda. Observe os avisos.

Escolha uma árvore que seja adequada ao espaço que tem disponível. Pergunte qual o tamanho que a árvore alcança quando adulta.
- Tente árvores anãs se tiver pouco espaço. Você pode até plantá-las em vasos, e isto dá a oportunidade de levar a árvore para dentro de um galpão durante o inverno. Mesmo sendo pequenas, árvores anãs podem produzir muitas frutas.
podem produzir muitas frutas.

Cave um buraco grande.
Você deve cavar um buraco de pelo menos um metro de profundidade e um metro de diâmetro.
- Se estiver preocupado com a drenagem, por exemplo, se o solo for muito argiloso, encha o buraco com água e veja quanto tempo demora para a água escoar. Se tiver problemas de drenagem (se a água não tiver sumido na manhã seguinte), cave um buraco mais fundo e plante a árvore mais alta.
- Para uma árvore anã, escolha um vaso grande. Pelo menos sessenta centímetros de diâmetro.

Encha o buraco parcialmente com terra de boa drenagem.
Dependendo da qualidade da terra que cavou do chão, você pode misturar meio a meio Compostagem com a terra cavada. Crie um monte de terra no meio do buraco para segurar as raízes da muda, ao mesmo nível do solo ou ligeiramente acima dele.
- Use fertilizante para árvores cítricas, se quiser.
- Se estiver plantando uma árvore anã em um vaso, use terra para vasos e encha o vaso. Coloque o vaso elevado, e tenha buracos de drenagem suficientes. Não deixe o vaso diretamente em cima de um prato de plantas ou uma poça d’água.

Remova a muda do vaso e remova qualquer amarra das raízes.
Coloque a árvore no solo. Cave mais ou adicione mais terra para ajustar a altura, para que o colo (a região entre a raiz e o caule) fique pelo menos ao nível do solo ou ligeiramente mais alto.
- Se estiver usando um vaso, use terra para jardinagem. Deixe pelo menos alguns centímetros abaixo da borda, para poder regar a planta adequamente.

Serragem é mais do que uma decoração.
Coloque uma camada de serragem sobre toda a área das raízes da árvore. Vai ajudar a manter a água e evitar ervas daninhas.
- Não use palha, pois aumenta a chance de doenças nas raízes.
- Não use palha, pois aumenta a chance de doenças nas raízes.
- As raízes vão ocupar pelo menos a mesma área que a copa da árvore, e ajuste a área coberta.
- Deixe uma margem de terra nua em volta da base da árvore, para que haja espaço para o caule respirar, e para que não fique úmido quando regar.

Regue a árvore pelo menos uma vez por semana até que ela se fixe, a não ser que chova o suficiente. Regue até mesmo árvores maduras regularmente.
Árvores cítricas têm raízes relativamente rasas, e mesmo suportando curtos períodos de seca, as frutas não ficam tão gostosas.

Use um fertilizante adequado. Existem fertilizantes próprios para árvores de frutas cítricas. Use de acordo com as instruções da embalagem, tipicamente três ou quatro vezes por ano.

Pode as árvores ocasionalmente. Não precisa ser com muita frequência.
Ramos crescendo da raiz.
- Remova quaisquer ramos crescendo a partir da raiz. A maioria das árvores cítricas é criada a partir de enxertos, onde uma árvore que produz a fruta desejada é presa a uma raiz mais forte. Você não quer que a raiz tome o lugar da árvore de cima.
Árvore de cima.
- Remova os galhos selvagens que fogem do formato da árvore. Estes têm galhos longos, retos e de crescimento rápido que não seguem o formato geral da árvore.
- Pode a folhagem que estiver muito densa, para promover a circulação de ar e disponibilidade de luz.
- Geralmente as árvores cítricas podem ser tratadas como arbustos. Se quiser remover os galhos mais baixos para dar uma aparência de árvore, vá em frente, mas não exagere.

Pronto para colher.
Só colha as frutas quando estiverem completamente maduras. Laranjas, e algumas variedades de limão devem estar sem nenhuma parte verde. Normalmente não amadurecem bem fora da árvore. Limas são normalmente colhidas verdes, dependendo só do tamanho e estação.

flores2