Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




folhinha

A mágica de transformar uma simples folhinha numa nova planta é fascinante! Embora não exista um critério seguro para distinguir quais espécies possuem esse poder, acredita-se que aquelas com folhas carnudas e espessas se prestam para isso.

A reserva de alimentos armazenada no seu interior seria suficiente para garantir o surgimento de novos brotos.
A Begônia-real, por exemplo, é uma variedade que ilustra bem essa capacidade de multiplicação. E veja como é fácil a tarefa:

Vire uma folha da planta ao contrário e com uma faca afiada faça cortes transversais nos seus veios maiores. Num vaso preparado com areia molhada, coloque a folha de modo que o lado em que foram feitos os cortes fique em contato com o substrato e prenda-a com grampos.

Certifique-se de que o talo da folha seja também enterrado na areia, porque será ele o responsável pelo suprimento de água para os futuros brotos. Cubra o vaso com um plástico para manter a umidade.

Em poucas semanas os brotos surgirão nos locais do corte. Quando as mudas apresentarem duas ou três folhas boas, plante-as em vasos separados.

O clima da região, tipo de solo e o tamanho da área a ser ocupada: esse é o critério na escolha das plantas de seu jardim. Também observe a posição do sol, ele é imprescindível pela manhã.

Muitos paisagistas afirmam que, com exceção do alto inverno, todas as épocas do ano são propicias para o plantio. Na dúvida, consulte um calendário lunar, ciência milenar que visa à interferência do homem apoiada no ritmo da natureza. Assim, se a poda e a colheita forem executadas nos momentos ideais, o homem terá sucesso em suas plantações, já que estará respeitando os ciclos da natureza.

Para obter um jardim florido o ano todo, uma dica óbvia, porém esperta: escolha várias espécies de plantas com floração em diferentes estações. Plante-as corretamente e preste atenção às exigências particulares de cada uma: desde necessidades como maior exposição ao sol e à sombra; ou ainda, características específicas conforme o tipo a que pertencem (as, trepadeiras, por exemplo, pedem apoio para sustentação).

Faça tudo por etapas, primeiro plante as árvores, depois, os arbustos, por último, flores e folhagens.

Nos canteiros, o ideal é revolver e adubar o solo urna semana antes do plantio. Depois, torne a revolver bem a terra, cavando cerca de meio metro de profundidade com enxadão e cavadeira. Para cada metro cúbico de terra, coloque cerca de 1/4 de areia, 1/4 de esterco curtido e 2/4 de terra preta e vermelha peneiradas.

Quantas vezes a gente compra uma planta bonita e saudável para enfeitar a casa e logo se decepciona quando ela começa a ficar sem vida e perder as folhas? Infelizmente isso quase sempre acontece porque as plantas se ressentem muito quando mudam de ambiente. Mas existem alguns cuidados que você pode tomar para facilitar a aclimatação da planta ao seu novo ambiente e assim conservar os vasos bem bonitos por muito tempo.

Veja as medidas mais importantes:
Banho:
Logo que você chegar em casa com sua nova planta deve dar-lhe um banho para que ela possa eliminar possíveis excessos de adubos e sais minerais concentrados na mistura que forma o solo. Comece avaliando a quantidade de água necessária para encher o vaso pela metade e com uma caneca vá colocando aos poucos a água no vaso. Junto com a água eliminada pelo furo de drenagem, estarão saindo também os excessos de adubos e sais minerais. Só volte a adubar três meses depois, quando ela já deverá estar aclimatada ao novo local.

Rega e umidade: Quando uma planta muda de ambiente, precisa de mais umidade e calor que as outras. Por isso, nunca deixe o solo do vaso secar entre as regas, a não ser que isso seja recomendado para a planta, como no caso de cactos e suculentas. A umidade do ar é muito importante e um jeito fácil de aumentá-la é colocar o vaso sobre uma bandeja contendo água e uma camada de pedregulhos. Não esqueça que o vaso não pode ficar com a base mergulhada na água para que ele não absorva a água pelo furo de drenagem.

Iluminação: A quantidade de luz necessária à planta também aumenta no período de aclimatação. O ideal seria deixar o vaso em um local bem iluminado, mas sem sol direto durante aproximadamente 12 horas por dia.

Limpeza: Limpe as folhas com cuidado para retirar a poeira que obstrui os poros, dificultando a respiração da planta. Para Isso, use uma esponja molhada em água pura.

Quarentena: A quarentena é muito Importante, principalmente para preservar a saúde das outras plantas que você tem em casa. Deixe o vaso Isolado e observe se não vão aparecer sinais de alguma doença ou praga Caso haja algum problema combata-o primeiro para depois trazer a planta para por perto das outras.

anibfly4.gif (8974 bytes)


bonsai

Embora sejam bem pequenos, os bonsais são tão árvores como as grandes. Se entendermos bem isto, não nos vai ser difícil entender onde poderemos colocá-los. Os bonsais têm de viver onde recebam o sol e o ar, onde possam receber com alegria a chuva e, sobretudo onde lhes chegue bem a umidade da noite. Pode ser num terraço, numa varanda, num jardim ou simplesmente uma janela, será o lugar ideal para colocar o bonsai.

As temperaturas altas, o sol forte do verão ou as geadas do inverno podem afetá-los. Nessas temperaturas extremas, os bonsais ficarão agradecidos se o protegermos. Mas logo depois que tenha passado o momento de perigo, devemos voltar a colocar as árvores em seu lugar, onde vivem com comodidade.

Qual o local ideal para se colocar o bonsai?

Proteção das geadas – No inverno, quando as temperaturas caem os bonsais diminuem a sua atividade e preparam-se para suportar o frio. Com as árvores isso não acontece, mesmo que as temperaturas não sejam extremadamente baixas, embora pela noite chegue a gelar, a maior parte delas não precisam de nenhuma proteção. Isto não acontece com os Bonsai de espécies tropicais, que, mesmo que não gele, não aguentam as baixas temperaturas. Estas árvores de origem tropical devem ser protegidas do frio, colocando-as numa estufa, ou dentro da casa.

O bonsai dentro de casa – Sempre que for possível, os bonsais devem adaptar-se adequadamente em ambiente externo, isto não impede que possam viver, inclusive durante longas temporadas, no interior das casas. Entretanto, dentro de casa não costuma haver condições adequadas para que uma árvore se desenvolva bem. Falta luminosidade e umidade, o que limita a vida dos bonsais. Para que um bonsai se adapte bem dentro de casa, vai depender se o local poderá reunir estas condições de luz e umidade. O melhor lugar para colocar um bonsai dentro de casa, é perto de uma janela grande e bem iluminada, com uma distância mais ou menos de 1 metro e meio de distância.

Em relação à umidade, dentro de casa o ambiente geralmente é seco demais para que uma árvore se desenvolva bem. Então o local ideal para ter o bonsai dentro de casa será uma sala fresca.

Devemos colocá-los longe dos aparelhos elétricos da casa e de chaminés que desprendem muito calor.