Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rhynchostylis-retusa1

Quando se tira uma orquídea de seu habitat natural, o seu metabolismo pode mudar na tentativa de se readaptar ao novo ambiente. Algumas espécies que, após amadurecer seus pseudobulbos, ficam meses sem chuva. Se nós trouxermos uma dessas plantas para nossa casa e deixarmos de regá-la por este tempo, ela vai desidratar e morrer.

Quando ela estava seu habitat, embora não chovesse por tanto tempo, ela obtinha a umidade necessária para sua sobrevivência no líquen acumulado nas cascas porosas das árvores ou por outros agentes diversos invisíveis para o leigo. Quem chega não percebe estas sutilezas e, quando pensa que está reproduzindo as mesmas condições, pode estar redondamente enganado. Isto sem contar que a própria planta, por instinto de sobrevivência, como já foi dito acima, em ambiente novo, muda seu metabolismo.

Mas, se regarmos sempre com uma água levemente adubada, a planta manterá seu vigor ou até melhorará seu aspecto vegetativo.

Plantas levadas para local adverso a seu habitat, recebendo a profilaxia adequada para sua adaptação, podem ser cultivadas com sucesso. Veja mais »

Floreira

how-to-grow-a-low-maintenance-garden-4

Plantio de floreira e jardineiras passo à passo

1 – Preencha o fundo da floreira com argila expandida;
2 – Cubra todo o fundo e as bordas com uma manta de drenagem encontrada nas lojas especializadas;
3 – Coloque um substrato, deixando 2 cm de borda;
4 – Tire as mudas já compradas, do saquinho com cuidado para não danificar as raízes, faça as covas não muito maiores do que o torrão;
5 – Plante apertando um pouco as bordas do torrão. Cubra completamente com o substrato;
6 – Plante todas as mudinhas na caixa e só depois coloque os pedriscos decorativos. Não é necessário adubar o substrato quando plantar;
7 – Faça uma rega generosa, encostando o bico do regador junto às raízes, não molhe as folhas.