Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pulmao-de-aco-alocasia-cuprea

Alocasia cuprea é uma arácea de magnífica folhagem, De um elegante cabinho fino e ereto surge a folha arredondada cor de chumbo, com o verso púrpura e as nervuras fazendo um desenho arredondado característico.

A planta toda raramente passa de 50 cm de altura e tem crescimento lento, mas em um grupo maciço ou agrupada em vasos, chama a atenção.

É originaria da Indonésia, de folhagem permanente e perfeitamente adaptada ao clima brasileiro. Planta de meia sombra, portanto aceita muito bem áreas internas bem iluminadas.

A planta também é conhecida popularmente como Escorpião ou ainda Pulmão-de-aço e não tem crescimento padrão, ou seja, em um mesmo lote a planta por sua natureza pode mostrar padrão diferente de altura uma em relação a outra.

Plantar a muda diretamente no solo ou em vaso, mantendo em local sombreado porém com boa iluminação direta.

Como todas as folhagens da família das arácias, esta também é tóxica para animais, então, deixe o vaso fora do alcance de focinhos e patinhas xeretas ou limite o acesso de cães e gatos com cerca ou plantando em canteiros elevados.

alocasia-cuprea

Onde plantar o pulmão-de-aço ou escorpião
Desde que tenha solo fofo, úmido, bem fértil e coberto por palhinhas, o pulmão-de-aço vai bem – escolha para ele um lugar com sol fraquinho da manhã, até umas 8h, 9h, e a planta crescerá com as cores ainda mais vivas.

Adube com frequência, dando preferência aos compostos orgânicos como o Bokashi, e aproveitando para renovar a camada de palhinhas da superfície (é essa cobertura vegetal que garante a umidade constante que ele tanto gosta).

Como reproduzir o pulmão-de-aço
Para fazer mudas, retire pedaços do caule subterrâneo (rizoma) que tenham raízes e plante em substrato para mudas adubado com húmus de minhoca ou composto orgânico, mantendo as plantinhas em local com muita claridade, mas sem sol, até que surjam as primeiras folhas.

Depois disso, elas já podem ser transplantadas para o local definitivo ou colocadas, aos poucos, num ambiente com sol fraquinho e sem vento.

Alocasia-cuprea

É comum o pulmão-de-aço ficar mais ralo e caidinho no inverno: como boa planta tropical, ele não aprecia frio. Mantenha a adubação regular, mas diminua um pouco as regas durante essa estação, para evitar apodrecimento do rizoma.

Quando o frio acabar, vá aos poucos retomando os cuidados de praxe pra que o pulmão-de-aço se encha de folhas de novo, encantando adultos e crianças no seu jardim.

riozinho