Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Orquidea Cymbidium Pendente Doroth

As orquídeas pendentes, que são geralmente da espécie Cymbidium, são plantas relativamente novas no Brasil, tendo chegado por aqui a poucos anos.

Com folhas em formato de fitas e lindos cachos de flores cheias e exuberantes, as orquídeas pendentes enfeitam e dão personalidade aos ambientes. Assim, fazem a alegria dos decoradores e designers.

O modo de cultivo da Cymbidium pendente não é muito diferente do das demais espécies de orquídeas, tendo apenas algumas particularidades:

CYMBIDIUM PENDENTE SPRING

Irrigação
A exemplo das suas irmãs, a orquídea pendente é uma planta hidrófila. Principalmente quando estão dando botões, as Cymbidiuns pendentes precisam de muita água para os abrirem.

As orquídeas pendentes não abrem os botões todos de uma só vez e ficam com cachos deles, que vão se abrindo aos poucos. Aliás, um dos segredos para as orquídeas pendentes permanecerem lindas por mais tempo é não deixar o substrato delas ficar seco nunca.

Iluminação
As orquídeas pendentes gostam de luz natural abundante e intensa. No entanto, o sol direto pode queimar suas folhas e prejudicar a floração. Portanto, é necessário que você encontre um equilíbrio.

Se você não possui um orquidário com sombrite ou outro material para filtrar a luz do sol, coloque-as sob a sombra de uma árvore.

Caso prefira cultivá-la dentro de casa, escolha um lugar que receba bastante sol de manhã ou de tardezinha, mas que ofereça abrigo durante as horas mais quentes do dia.

Orquídea Dendrobium bronckartii

Adubação
Adubar em abundância as orquídeas pendentes é um dos segredos para permanecerem lindas por mais tempo. Você pode utilizar tanto adubos químicos, como o NPK, quanto os orgânicos, como o esterco curtido, o húmus de minhoca etc.

Dessa forma, é importante que você faça essa adubação principalmente logo após a floração, que é quando a planta solta brotos.

Substrato
As Cymbidiuns pendentes não são muito exigentes quanto ao solo. Assim, elas se desenvolvem bem tanto em substratos para orquídeas terrestres quanto em fibra de coco, cascas de pinus etc. Contudo, mantenha o solo do vaso sempre fofo e aerado.

Se você oferecer essas condições para suas orquídeas pendentes, elas irão florir em abundância.

janel174