Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




brinco de princesa

Na natureza a planta tem um papel bastante importante por florescer no período de outono e inverno, dessa forma servindo como alimento para os pássaros e insetos que se alimentam de néctar.

O brinco de princesa é nativa da América do Sul. Essa planta é símbolo do Rio Grande do Sul e se destaca por sua beleza e cores exuberantes.

É uma planta que se adapta melhor a climas mais amenos, então em locais mais quentes ela pode não se adaptar muito bem, em seu ambiente natural a planta cresce embaixo de outras árvores ou plantas maiores, nunca em sol pleno.

Luminosidade
A planta gosta de ambientes de meia sombra, em seu habitat natural, ela fica geralmente abaixo de plantas maiores, pegando o sol parcialmente, então sempre pega bastante luminosidade, mas não sol direto. O ideal é o sol da manhã e sol da tarde isso ajuda a floração na próxima estação.

Regas
Essa planta deve ser regada com frequência, o brinco de princesa gosta de um substrato úmido e de forma contínua. Você pode regá-la diariamente, principalmente no verão.

Essa planta também não deve ficar em locais onde bata muito vento, isso pode secar o substrato mais rápido e trazer stress para a planta.

Brincos_de_Princesa

Substrato para plantar brinco de princesa em vaso
Para criar um substrato para a brinco de princesa, você pode misturar areia de construção ou vermiculita, terra vegetal e húmus de minhoca em mesmas proporções. Assim você garante um substrato rico em nutrientes e com boa umidade para a planta.

Adubação
Você pode adubar sua planta brinco de princesa para ajudar a planta a ter mais condições de florescer, o adubo pode ser um de NPK de proporções 10-10-10. E você pode adubar 1 a 2 vezes por mês

Como fazer mudas da planta brinco de princesa
Você pode fazer mudas a partir de estacas da planta, para isso faça o corte das pontas da planta cerca de 10-15 cm, retire as folhas da base – local que ficará abaixo da terra para facilitar o enraizamento. Plante as mudas no substrato e regue mantendo o substrato sempre úmido.

brinco de princesa

Como podar a brinco de princesa
Se a sua planta estiver um pouco fraca, uma poda deve ser realizada. A poda deve ser feita das pontas da planta, isso deve ajudar a planta a ter mais força para crescer em novas brotações tendo mais chances da planta florescer. Um bom momento para podar a planta é após sua floração.

beijaflor

Jade

Para entender o porque da Jade não florescer, você precisa saber que existem condições ideais para o florescimento da planta. A planta de jade gosta de locais com clima temperado, sendo que, ela necessita de invernos intensamente frios para ter a sua floração.

Por causa disso, a jade não irá florescer em determinados locais em que o clima se distancie muito dos aspectos do clima temperado. Outra condição é que a planta precisa de muita exposição solar durante o dia, então, tente sempre deixar a planta jade em locais bastante iluminados.

Ter o cuidado para fornecer bastante luz solar a planta de jade não é um problema, no entanto, devido a questão do inverno, ela raramente floresce no Brasil. Existe a exceção para caso você more em regiões mais frias como é o caso da região Sul em que os invernos chegam a temperaturas baixas.

Nesse caso, você pode observar o florescimento da jade. Já para quem não mora em regiões de inverno frio o máximo que se pode fazer é simular um ambiente que se assemelhe as condições de temperatura baixar durante a estação fria.

Sendo oriunda do continente da África, a jade é uma planta derivada da família das suculentas. Acontece que quem possui essa planta tem dúvidas a respeito do seu florescimento, que muitas das vezes não acontece.

Aqui você irá descobrir os motivos desse problema e a como fazer sua planta de jade florescer.

planta-jade-1

Por ser de fácil cultivo e uma planta considerada resistente, muitos tendem a ignorar os cuidados que a planta de jade precisa. Além disso, esse é um erro que acaba fazendo com que a sua planta não floresça.

Por causa disso, a jade não irá florescer em determinados locais em que o clima se distancie muito dos aspectos do clima temperado.

Outra condição é que a planta precisa de muita exposição solar durante o dia, então, tente sempre deixar a planta jade em locais bastante iluminados.

Ter o cuidado para fornecer bastante luz solar a planta de jade não é um problema, no entanto, devido a questão do inverno, ela raramente floresce no Brasil.

Existe a exceção para caso você more em regiões mais frias como é o caso da região Sul em que os invernos chegam a temperaturas baixas. Nesse caso, você pode observar o florescimento da jade.

Já para quem não mora em regiões de inverno frio o máximo que se pode fazer é simular um ambiente que se assemelhe as condições de temperatura baixar durante a estação fria.

Erros mais cometidos com a planta de jade
Apesar de ser uma planta resistente, você não deve esquecer-se de cuidar da sua planta, ainda mais se deseja que ela tenha um florescimento saudável. A seguir, veja alguns erros que podem ser cometidos com a planta e como contorná-los.

planta-jade

Erros mais cometidos com a planta Jade
Apesar de ser uma planta resistente, você não deve esquecer de cuidar da sua planta, ainda mais se deseja que ela tenha um florescimento saudável. A seguir, veja alguns erros que podem ser cometidos com a planta e como contorná-los.

Não regar constantemente
Um erro muito comum é regar demasiadamente as folhas da jade. Isso faz com que elas fiquem mais suscetíveis a ficarem murchas e sofrer queimaduras quando expostas ao Sol. Além disso, muitos esquecem de fazer a rega constante da terra já que seu solo necessita de bastante umidade.

A planta de jade é da família das suculentas e por conta deste fator, ela precisa sempre estar com seu solo úmido. Para fazer a sua rega, você deve focar mais no solo do que nas folhas em si, aplique a água para apenas umedecer o solo e não encharcá-lo.

Não fornecer luz solar
Um ponto imprescindível para o desenvolvimento dessa planta é fornecer uma grande quantidade luz solar diária. Desse jeito, se você não expõe a jade por longos períodos ao Sol, você estará comprometendo o crescimento e a saúde da planta.

Assim, expor a jade a luz solar constantemente irá facilitar muito o seu crescimento, consequentemente, o seu florescimento.  Você deve se atentar, apenas, para caso o ambiente em que ela esteja recebendo Sol não tenha muitos ventos porque isso faz mal para a jade.

planta-jade-1

Adubação
Outro erro muito comum é achar que para os cuidados da jade é necessário apenas regar e fornecer luz solar, mas esquecer de fazer a adubação correta da planta. Pois, como qualquer outra planta, a jade necessita de nutrientes para se desenvolver de forma saudável.

Dessa forma, tente sempre alimentar a sua jade com adubo, pois isso garantirá o seu crescimento efetivo.

Ademais, uma dica importante para fazer a planta jade florescer é sempre adubar a planta durante as estações que antecedem o inverno, que é a estação na qual a floração ocorre. Tente adubar a planta de jade no mínimo uma vez a cada 2 meses preferindo sempre utilizar de adubos orgânicos.

barco1