Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hedera helix

A Hera Inglesa – Hedera helix é uma trepadeira sarmentosa, pertence à família família das Araliaceaes, nativa das Ilhas Canárias, dos Açores, da Argélia e de Portugal, perene, semi-lenhosa, de até 20 m de altura em superfícies adequadas.

Existem numerosas cultivares que variam muito em forma de folha e cor.

A Hera possui raízes adventícias. Essas raízes são modificadas e surgem diretamente do caule, grudando no suporte com bastante aderência.

As hastes jovens são verdes ou esverdeadas, às vezes tingidas de vermelho ou roxo, tornando-se cinza ou cinza marrom na maturidade. No outono/inverno perde parte das suas folhas, expondo suas ramificações que são muito ornamentais.

Folhas de cor verde escuro brilhante e um pouco coriácea, com 3-5 lóbulos ou inteiras, de 3-15 cm de comprimento e 3-10 cm de largura. Há diversas variedades de folhas variegadas de amarelo e branco.

Flores de 5 pétalas de cor verde amarelado e sem importância ornamental. Frutos, globulares de cor azul-preta quando maduros, são consumidos e dispersos por pássaros.

Hedera canariensesHedera canarienses

Parecida com a Hedera canarienses, porém com folhas menores e mais recortadas.

Em paisagismo é a Hera Inglesa ésada para revestimento de muros e paredes, como cobertura de solo e em vasos e jardineiras como planta pendente, tanto solitárias como fazendo composição com outras plantas.

Muito usada em arranjos de florais.

Cuidados com a Hera Inglesa
É uma planta para clima Tropical, Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Oceânico. A hera aprecia a umidade e o frio subtropical.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e mantido úmido, mas não encharcado.

Tolera bem podas para o controle do crescimento.

É altamente tolerante à poluição urbana, além de diminuir a temperatura do local. Não é aconselhável o cultivo em locais pintados com a cal, pois danifica as raízes da trepadeira.

hedera_helix_01

Planta tóxica
Contém saponinas, cuja digestão resulta em hidrólise e produção de substâncias tóxicas. A ingestão tem efeitos eméticos e purgativos e é relatada para causar respiração trabalhada, convulsões e coma.

Propaga-se por estacas que geralmente já vem com raízes adventícias, que prendem-se ao suporte e garantem o crescimento como trepadeira.

folhas caindo_1