Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




colar-de-rubi

Os amantes de plantas sabem que elas são boas companhias para se ter em casa, mas nem todo mundo tem espaço – ou paciência – para cuidar de uma Ficus lira, por exemplo. A boa notícia é que existem várias espécies impressionantes no lado “pequeno da força”, como as mini suculentas.

Da família dos cactos, estas plantas possuem caules e folhas carnudos que armazenam água. Isso significa que elas precisam de pouca manutenção e são mais difíceis de morrer, mesmo que você esqueça de regá-las.

As mini suculentas existem em todas as formas, texturas e cores, tornando-as perfeitas para a decoração no jardim ou no interior da casa.

Mas é preciso ficar atento à cor da planta. Ficar com as folhas secas faz parte da renovação da planta, mas se você perceber que ela está amarelando demais e que isso está saindo ao toque, é sinal de água em excesso.

O recomendado é  borrifar uma vez por semana e escolher um dia para deixá-la tomando sol por meio período.

Para não errar na quantidade de água, o ideal é borrifar. Quando sentimos que ela está levemente mole, a gente sente a necessidade de colocá-la para tomar um banho de sol e de luz.

Assim ela fica mais firminha e a gente volta para dentro de casa. Além disso, a o indicado é abusar da criatividade: vale a pena usar vasos de cerâmica, folhas de bananeira, utilizar como enfeite de natal e arranjos na mesa.

Para se inspirar, confira essas sete espécies de mini suculentas – todas em tamanhos pequenos, mas cheias de estilo:

Cacto-pedra (Lithops)
1 – Cacto-pedra (Lithops)
As Lithops vêm em uma variedade de cores, que se camuflam em seu ambienta natural, embora sejam conhecidas por produzir belas flores amarelas ou brancas no outono.

Esses nativos sul-africanos não-tóxicos tendem a crescer em aglomerados e montículos e recebem seu nome por causa de sua aparência redonda e rochosa.

As pedras vivas preferem luz forte com pelo menos 4 horas de sol direto no verão. Mantenha o solo apenas úmido; não regue demais.

hawortia
2. Haworthia
Se você é um jardineiro distraído, esta humilde suculenta é perfeita para você – ela é difícil de matar porque requer muito pouca água e fica feliz em ficar longe da luz solar direta.

Nativa da África do Sul, a Haworthia recebe o apelido de planta zebra devido às listras de protuberâncias brancas em suas folhas.

Ela cresce lentamente, fica adormecida no verão e se desenvolve durante o inverno. Por isso, seu esquema de irrigação deve ser ajustado para cada época.

O ideal é manter as folhas secas e deixar solo secar antes de regar novamente. Caso contrário, corre-se o risco de ter a raiz apodrecida e as folhas pastosas.

echeveria mínima

3. Echeveria mínima
As folhas verde-azuladas das Echeverias estão dispostas em um padrão de roseta com pontas rosa. Eles ficam com menos de 7 cm de altura e 10 cm de diâmetro quando maduras.

Suas folhas perenes irradiam em fileiras a partir do centro, produzindo flores rosas e amarelas em forma de sino no topo de seus caules na primavera.

São recomendadas como presentes para pais de planta com animais de estimação, uma vez que não são tóxicas. Também não precisam de muita luz solar e irrigação frequente.

sempervivum

4. Sempervivum
A Sempervivum é uma mini suculenta perfeita para espaços apertados, uma vez que vai ficar abaixo de 7 cm de altura e de diâmetro quando totalmente madura.

Suas folhas vibrantes em verde-limão crescem em um lindo padrão de roseta, tornando-se uma bela adição a jardins verticais suculentos.

Elas também prosperam do lado de fora e podem sobreviver não apenas à geada, mas a todo o inverno sob um manto de neve.

Embora possam sobreviver em luz parcial ou filtrada, vão prosperar sob pleno sol. Para evitar o apodrecimento da raiz, certifique-se de fornecer uma drenagem adequada e nunca deixe água parada no fundo do vaso.

sedum variegata
5. Sedum variegata
Procura uma suculenta que também possa pendurar em recipientes? Aposte na Sedum variegata, uma suculenta de crescimento rápido, com folhas verdes e brancas, que desabrocham em pequenas flores rosa no verão.

Devido à sua natureza de baixo crescimento, esta suculenta é ideal para cobertura do solo. Ela se difere de outras variedades da Sedum porque pode tolerar mais sombra, mas se desenvolve melhor em sol parcial.

kalanchoe-pumila.
6. Kalanchoe Pumila
Quando as Kalanchoe Pumilas florescem entre o final do inverno e o início da primavera, as flores rosas contra as folhas largas e brancas são um espetáculo a ser visto.

Estas plantas são arbustos suculentos anões, o que as torna perfeitas para cobertura do solo de jardins externos ou recipientes suspensos.

As kalanchoes totalmente maduras têm cerca de 20 cm de altura e são relativamente fáceis de cuidar, pois requerem muito sol, pouca água e drenagem adequada. É preciso ter cuidado durante os meses frios, pois elas devem ser protegidas de geadas fortes.

crássula ovata

7. Crassula Ovata
Com folhas que podem ficar vermelhas se expostas à luz solar prolongada, as Crassula Ovatas são suculentas versáteis, que prosperam tanto em ambientes internos quanto externos.

Nativas da África do Sul, elas se mantêm naturalmente abaixo de 60 cm, mas suas folhas verdes brilhantes podem ser aparadas para manter uma estrutura menor.

Crassula Ovatas desabrocham lindos cachos de flores brancas em forma de estrela e são ideais para jardineiros em qualquer nível de habilidade. São perfeitas para o ar livre porque requerem cuidados mínimos, como luz solar parcial e pouca água.

janela-flor