Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cryptanthus acaulis

A Bromélia-cryptanthus é uma espécie originária da Flórida, da América Central e também do Brasil. Sua principal característica são suas folhas estreitas e alongadas em formato de estrela.

Suas flores geralmente são brancas e as folhas, de um verde vivo. No entanto, existem alguns tipos da espécie com folhas avermelhadas ou rosadas.

A espécie é bastante resistente e pode ser cultivada tanto em áreas externas como em ambientes fechados como apartamentos.

Ela pode ser usada tanto em jardins sem sol direto ou em ambientes internos, como em apartamentos, por ser uma planta versátil e resistente que pode ser cultivada na sombra ou meia-sombra.

Por isso, ela também pode ser cultivada em regiões menos ensolaradas do país, como no Sul. Quanto à rega, a orientação é manter a espécie úmida, mas sem excessos.

Cryptanthus acaulis

Bastante rústico e de fácil cultivo, prefere solo rico em matéria orgânica. Sugestão de mistura: 02 partes de composto orgânico, 01 parte de terra comum de jardim e 01 parte de terra vegetal.

Para fazer o plantio da bromélia-cryptanthus em um ambiente doméstico, recomenda-se usar um substrato rico em composto orgânico e poroso, com areia grossa e musgo seco em partes iguais.

A adubação poder ser feita também diluindo o adubo foliar ou mesmo o granulado formulação 10-4-16 ou similar, e aspergindo a mistura sobre as folhas.

Cryptanthus acaulis2

Mas atenção: quem for cultivar a planta em um ambiente com sol muito forte deve tomar cuidado para não expor demais a espécie à luz solar após a aplicação do adubo. Do contrário, podem ocorrer queimaduras nas folhas.

folhas-9